O japamala é cordão sagrado de meditação poderosa para budistas e hindus utilizado para contar o número de repetições de mantras recitados ou respirações durante a meditação. O objetivo deste “rosário da meditação” é manter a mente focada e livre de pensamentos durante a prática.
A boa notícia é que qualquer pessoas, independente de crença ou religião pode usar um japamala como um lembrete de uma intenção pessoal ou quando estiver buscando mais calma e equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Quer saber como?
Leia o post abaixo e confira todos os detalhes sobre os tipos de japamala, materiais e o mais importante: como escolher um japamala ideal para você e tudo o que você deve levar em consideração antes de comprar seu cordão sagrado.
Como usar o japamala
O japamala tem como objetivo facilitar o processo de meditação, ajudando o nosso contato não só com a sabedoria interior, como também com a conexão com o mundo espiritual.
Para utilizá-lo durante a meditação, você deve segurá-lo com a mão direita e utilizar usar o dedo polegar para deslizar entre cada pedrinha ou “conta” e assim contar o mantra escolhido. A cada repetição você deve puxar levemente a conta em sua direção enquanto completa o mantra para a próxima conta.
Faça isso até completar as 108 repetições e quando os pensamentos surgirem, mude seu foco de volta para o mantra e o japamala. Este é um processo profundo que certamente irá enriquecer sua vida.
Tipos de japamala
Um japamala tradicional e completo tem 108 contas e costuma ter medidas suficientes para ser utilizado como colar. Mas também existem opções com metades das contas, ou seja, 54 contas que formam um meio japamala.
Pensado para as orações mais curtas do cotidiano, ainda há possibilidade de fazer um japamala em formato de pulseiras, compostos por 27 contas unidas um elástico.
A forma como você pretende utilizar o japamala também vai influenciar de maneiras muito especial o material e a cor que você deve levar em consideração em como escolher um japamala.
Como escolher um japamala
São muitas as opções na hora de escolher um japamala. Entre tantos materiais e cores, os mais tradicionais são feitos em rudraksha, uma semente que também é conhecida como lágrimas de Shiva, mas também pode ser encontrada em madeira, pedra, cristais ou outros tipos de sementes.
Já a cor vai depender da intenção pela qual você quer utilizar o japamala e a maneira mais fácil fazer esta escolha é sentir a sua conexão inicial com o cordão. Confira um guia de materiais e cores que vão te ajudar como escolher um japamala:
Como escolher japamala – Materiais
- Rudraksha – sendo o mais tradicional entre os tipos de japamala, este material permite uma energia muito intensa e especial com a sua intenção original.
- Madeira – este material é apropriado quando você deseja uma conexão mais forte com o seu propósito, pois este material garante maior concentração e que você fique mais centrado no momento da meditação.
- Sementes – um japamala feito com sementes tem a energia de fazer qualquer coisa da sua vida florescer, por isso, utilize quiser que algo cresça e se multiplique.
- Cristais: este é o material que fornece uma conexão mais sutil, mas ao mesmo tempo muito profunda, que permite uma conexão direta com o espiritual.
Como escolher japamala – Cores
- Amarelo – um japamala desta cor deve ser usado para tudo relacionado à prosperidade e a segurança pessoal.
- Vermelho – essa cor é ideal para a conexão com a nossa força vital e para trabalhar aspectos que precisam ser amadurecidos.
- Laranja – essa cor cria uma conexão direta com a criatividade, um japamala desta cor deve ser usado para quem deseja ativar este aspectos da vida.
- Azul – esta cor é utilizada para acessar a energia de nossa intuição e voz interior.
- Verde – Essa cor são para as conexões com bem-estar físico, indicada para quem tem o propósito de vida saudável.
- Rosa – esta é a cor da conexão com o amor universal e também serve para conectar-se com nosso amor próprio e compaixão.
- Roxo – com uma japamala desta cor, você pode acessar a energia de conexão espiritual com os planos superiores.
Como escolher japamala – Pedras e cristais
Para escolher a pedra ideal para o seu japamala de pedra ou cristal, a primeira coisa que você deve levar em consideração é a sua intenção. Isso porque, para cada aspecto da sua vida uma pedra ou cristal é mais indicado que outro. Confira a lista de intenções para saber como escolher seu japamala de acordo com a pedra ou cristal:
- Amor: aventurina verde, quartzo rosa, granada, lápis lazúli, rodonita, rodocrosita e turquesa.
- Sonhos e objetivos: ágata, aquamarine, ametista, amazonita, aventurina, citrino, howlita, malaquita, obsidiana, olho de tigre, ônix, pedra do sol, pirita e sodalita
- Equilíbrio e harmonia: ágata, ametista, amazonita, quartzo de cristal, quartzo fumê, crisocola, fluorita e howlita.
- Intuição e inspiração: aquamarine, ametista, cornalina, labradorita, pedra da lua e pedra do sol.
- Força interior: jaspe, lava, hematita, obsidiana, olho de tigre, ônix, pirita e sodalita.
Agora que você já sabe como escolher um japamala ideal que vai te conectar de forma mais profunda com o seu eu interior e com o mundo espiritual, chegou a hora de escolher seu cordão sagrado.