Todas as pessoas que estão em algum relacionamento estão sujeitas a sofrer uma traição. Inclusive a grande maioria das pessoas já foi traída em algum momento. Quando se descobre a traição, muitas pessoas perdem a razão e fazem muita besteira ou começa a se fazer de vítima. Para não cometer esses erros, você precisa agir com razão e não emoção. É então que você deve estar se perguntado: Como reagir a uma traição?
Dicas sobre como reagir a uma traição
Dica 1: Aceite o sofrimento – O primeiro passo é o mais importante deles, mas também o mais difícil. Aceitar a sua dor, se permita ficar triste, chorar, coloque para fora o seu sofrimento, as suas angústias, não se faça de forte só para aparentar para os outros que a traição não te magoou.
Dica 2: Entenda os seus sentimentos – É nesse momento que você vai começar a pensar com o propósito de tentar entender o que você está sentindo. É tristeza? Raiva? Mágoa? Angústia? Uma mistura de todos esses sentimentos? Não sei, isso é algo que só você vai entender e identificar.
Descobrindo o que está passando por dentro de você acaba ficando mais fácil para saber como reagir a eles, e isso é algo que ninguém pode fazer por você. Então se esforce.
Dica 3: Livre-se desses sentimentos – O terceiro passo para saber como reagir a uma traição, é se livrar de todos os sentimentos ruins que estão dentro de você. Tire alguns dias para pensar sobre eles e tome atitudes que faça com que eles passem. Se é tristeza, siga em frente. Se é mágoa e raiva, perdoe. Tente ser o melhor de você para que os sentimentos ruins não tomem conta da sua vida.
Dica 4: Entenda o que levou a separação – Depois de tirar alguns dias para colocar essas emoções para fora, é hora de começar a colocar a cabeça no lugar para tentar começar a refletir sobre o motivo da traição. Pensar sobre qual foi o motivo de o seu parceiro ter buscado outra pessoa é um erro no relacionamento ou se foi falta de caráter.
É muito importante ressaltar que a culpa da traição não é de quem foi traído. Então não pense nas suas falhas durante o relacionamento, se culpando. Apenas tente entender o que deu errado para o parceiro procurar uma terceira pessoa.
Dica 5: Pense agora na maior decisão do relacionamento – Agora vem o momento de tomar a decisão mais importante. Se você vai perdoar a traição e continuar nesse relacionamento ou se vai seguir em frente. Se você decidir continuar nesse relacionamento vai ser preciso dialogar bastante com o seu parceiro para que vocês cheguem em um consenso para que essa situação não venha a se repetir.
É muito importante que essa decisão de como reagir a uma traição seja tomada apenas por vocês dois, não dê ouvidos a todo mundo, pois nessas horas aparecem muitos “palpiteiros” e muitas pessoas querendo fazer fofoca e intriga.
Veja também:
Como reagir a uma traição se escolher ficar junto?
Sendo assim, se você decidir dar continuidade a esse relacionamento, você deve ter em mente que esse assunto e todos os sentimentos que essa traição trouxe à tona deverão ser encerrados! É nesse momento que você terá de ser a mais madura possível, pois uma vez que o perdão ocorre, ele não pode ser jogado na cara no futuro.
Se escolher perdoar, é esquecer tudo o que aconteceu e seguir em frente em uma nova vida com novas escolhas. É a partir daí é importante mudar um pouco a rotina do casal, fazer programas diferentes, talvez ir mais vezes ao cinema, sair mais vezes para jantar fora, fazer uma pequena viagem de fim de semana para passar algum tempo juntos, todas essas são boas opções para renovar o amor e a paixão do casal.
Caso contrário vocês não conseguirão seguir em frente, mágoas e ressentimentos serão trazidos à tona a todo momento, fazendo com que o relacionamento não se torne nada saudável.
Como reagir a uma traição se escolher terminar?
Em ambas as situações o perdão é muito importante, afinal, guardar rancor de algo que aconteceu no passado só deixa nossa alma mais amarga. Então nesse momento é necessário perdoar o parceiro de qualquer maneira. Porém, não é necessário ficar junto dele.
Se você decidiu terminar de vez o relacionamento, também é importante você entender que já passou pela fase da dor e pela fase da reflexão e está na hora de levantar a cabeça.
É agora que você melhorar a autoestima e seguir em frente! Pois ficar com pena de si mesma não vai resolver o seu problema, muito pelo contrário, só vai servir para te deixar mais triste e desmotivada.
Siga em frente sem ficar remoendo o passado. Não fique com medo de se relacionar novamente e nem demore muito tempo para fazer com que isso aconteça. É importante que você volta a viver sua vida assim que se sentir à vontade. Por isso, não estabeleça prazos, deixe a vida seguir, agora é hora de voltar a sair com os amigos, fazer programas diferentes, passear e ser feliz!