Existe n motivos para querer terminar um relacionamento, mas as vezes considera demais o seu parceiro, e você sabe que fazer isso irá magoá-lo tanto que acaba evitando que isso aconteça. Durante um tempo é até possível tentar continuar, pois deseja muito ficar com ele, só que ai percebe não dá mais. E por causa disso surge a pergunta: “como terminar um relacionamento sem magoá-lo?”
A verdade é que não tem como terminar sem magoar. Ambos ficarão tristes e arrasados. E por você estar tomando essa iniciativa, é capaz de que o companheiro sofra bem mais pelo fato de se sentir rejeitado. Mas se não está mais feliz, provavelmente não conseguirá fazer com que ele seja feliz também. Neste caso, é necessário que termine esse relacionamento para que nem ele e nem você “perca” mais tempo com a pessoa errada.
Nunca, em nenhum motivo, por nada nessa terra, faça com que ele termine com você antes. Não o traia para que ele descubra e termine, não fique chata e invasiva para ele tomar a iniciativa, não fique insuportável só ṕara ver até que ponto ele vai antes de terminar com você, pois essas atitudes não são honestas e só irão machucá-lo.
O amor acabou – como terminar um relacionamento?
Eu sei que não é tão simples, pois chegar e falar “eu não quero mais continuar” faz parecer tão frio, tão maldoso, certo? Só que é isso, você tem de chamar o companheiro para conversar e dizer seus motivos, com toda a sinceridade do mundo, se abrir pra ele e dizer que não tem intenção de o ferir. Diga que o considera demais, e que talvez um dia vocês possam se tornar amigos, pois o tempo que passaram juntos foi muito especial, mas que infelizmente acabou o amor.
Não se exalte, não o culpe, evite clichês do tipo “não é você, sou eu”. Apenas conte o que você sente, explique que já tentou fazer com que esse sentimento mudasse, mas que não deu certo, que não está feliz, e que por isso sabe que não é a pessoa certa pra ele. Faça ele entender que você realmente o amou, e que talvez ainda o ama, mas que a paixão acabou e que esse relacionamento agora só está desgastando os dois.
Com toda essa sinceridade talvez ele vá entender e perceber que é verdade, que o relacionamento não está mais dando certo e concorde com o fim, isso seria maravilhoso. Só que pode ocorrer dele querer debater, te questionar, tentar entender onde foi que ele errou, e você deve a ele uma explicação, deve contar a ele o que foi que te levou a essa decisão, e que ele não errou em nenhum momento, ele apenas foi ele mesmo, mas só que o isso não é tudo o que você quer.
Cuidado com as palavras, pois pode acabar devastando-o. Seja bem delicada, mas firme, mostre que já tomou essa decisão, e que agora você só está comunicando-o e que espera que ele lhe entenda. Porém, se não entender, você deve respeitar isso e partir, pois é o melhor a se fazer.
Apesar de doer em você também, de saber que sentirá falta dele e por não querer perder o contato, pois ele se tornou muito importante em sua vida, saiba que por enquanto vocês não podem manter uma amizade. Não enquanto ele te amar, pois existirá ciúme, brigas e sofrimento, e não tem como ele ser feliz assim. Então dê a ele um tempo e respeite a escolha dele.
Terminar um relacionamento é sempre difícil para ambas as partes, mas as vezes é o melhor a se fazer. Se não está mais feliz com alguém, desmanche o namoro, pois se não você só vai ficar presa em uma relação sufocante e tentará sair de maneiras desonestas que poderá ferir o companheiro bem mais do que a honestidade pode causar. Pense bem antes de agir.
Gostou do artigo? Leia também: