Em algum momento da vida as pessoas sentem que estão precisando de mais força, coragem e sabedoria para enfrentar seus problemas. E muitas vezes elas buscam restabelecer suas energias nos próprios ambientes de casa.
Isto explica porque dão tanta importância a pequenos itens nas decorações; porque se preocupam em escolher bem os mínimos detalhes, como cômodas, mesinhas laterais e outros.
Quem tenta interpretar esta questão de fora pode entender isto como um ato ilógico, de puro misticismo.
Bem, de fato, é complicado compreender como um lar bem decorado pode influenciar nas energias de uma pessoa, de forma a transformar o jeito como ela age e aceita as coisas do mundo. Mas especialistas em harmonização de ambientes garantem que isto é possível.
Se por acaso você está inclinado a melhorar o visual de sua casa, que tal começar pelo quarto, por exemplo? Crie uma decoração mística para os cantos mais especiais de seu imóvel. Revigore a atmosfera de todos os cômodos que quiser e melhore o fluxo energético do imóvel seguindo nossas dicas.
O que faz uma decoração ser considerada mística
Um lar deve ser um refúgio, um lugar para encontrar-se e reencontrar-se com a própria alma. Se a pessoa não se sente bem dentro de casa é porque algo está errado.
A decoração de interiores pode não estar como devia e, assim, gerar sensações e sentimentos ruins em quem frequenta os ambientes. Mas é possível restabelecer este bem estar, basta realizar algumas alterações nos espaços físicos do imóvel.
Sobre a temática mística na decoração de interiores
Uma decoração mística é aquela que emite boas vibrações, que faz as pessoas se sentirem bem – assim pode-se resumir.
Só que tem gente que acredita que este efeito só possa ser obtido se os planejadores de ambientes seguirem certas tradições desenvolvidas há séculos atrás e transmitidas por muitas gerações. Como exemplo tem-se as ciências do Feng Shui, da China, e do Vastu Shastra, da Índia.
Agora, neste texto não se falará em regras de ciências milenares – até porque regras não combinam com misticismo.
Dar-se-á sugestões para cura dos ambientes com base naquilo que é indicado pelos profissionais da área de arquitetura e do design na atualidade – opiniões resultantes de sua vivência e experiências. Como é possível ativar as energias positivas dos ambientes por meio da decoração? Será respondido nos tópicos adiante.
Pensando numa decoração mística para dentro de casa
Uma decoração mística pode apresentar em seu contexto muitos detalhes de propriedades espirituais. É normal que os planejadores de interiores optem por utilizar nos cenários artigos que remetem ao divino e a um mundo onde poderia estar guardado o segredo da origem humana. Isto porque muita gente acredita que é nesta conexão, nesta verdade, que se acharia a saúde, a serenidade, a felicidade e a paz plena.
Este processo de autoconhecimento, como uma espécie de retorno às origens, é muito positivo para as pessoas. Agora, ativar as boas energias dos ambientes não é algo que deva ser baseado só em crenças espiritualistas.
Os elementos têm poder e isto pode ser muito bem comprovado pela ciência. Então, para arquitetos e designers, os detalhes de uma decoração mística nada mais são do que revestimentos, móveis e ornamentos.
Como compor uma decoração mística
Os cientistas já sabem que todos os elementos que são acrescentados aos ambientes mudam a energia dos lares e isto tende a influenciar as pessoas. Isto as ajudaria a realizar meditação e, assim, manterem sempre suas mentes positivas.
Para que passem a enxergar não só a sua casa como também as suas vidas de forma mais positiva, a representação do divino pode ser fundamental.
Por tudo isto, numa decoração mística, é comum se ver a presença de esculturas remetendo a imagens de santos, de Jesus, de Ganesha ou de Buda.
Também é interessante ter nos cômodos as figuras de anjos e de outros símbolos de proteção e de força, como filtro dos sonhos, pendentes com estrelas e pequenos elefantes.
Outra ideia para criar uma decoração com temática mística é usar e abusar de elementos da natureza. Por exemplo, inserir nos interiores muitos vasos com folhagens e arranjos de flores.
Também deixar expostas, em certos recantos do lar, várias pedras, conchas e galhos verdes. Ou, então, espalhar mandalas, incensos e quadros com mensagens de sabedoria pela casa.
Para qualquer um, é sempre muito bom tentar encontrar formas de estimular em si as boas propriedades espirituais e todos os seus níveis de consciência.
Dentro da sala ou do quarto pode ser montado um local propício para a concentração, à reflexão e o estudo. E este cantinho de meditação pode ser formado apenas por almofadas tipo futons espalhadas pelo chão.
E, por fim, numa última tentativa de “chamar sorte” para a casa, a pessoa pode investir no poder das cores. Tons verdes estimulam a boa saúde, os azuis a introspecção, o rosa o amor, o laranja a alegria, e assim por diante.
O branco – que é a ausência de cor – lembra a pureza, mas, em excesso, pode causar desconforto. Se todos os móveis são brancos, uma ou mais paredes nos ambientes podem ser coloridas.
Bem, o que achou sobre decorar a casa numa temática mística? Veja pelas ilustrações deste texto como os resultados podem ser incríveis. Bem, você já aprendeu muita coisa com este texto.
Bem provável que já saiba como transformar as energias de sua casa, de modo a fazer com que sua família se sinta bem percorrendo todos os espaços. Então, não perca mais tempo. Mãos à obra.
Essas dicas sobre decoração mística foram criadas pela equipe Viva Decora.