Nos últimos tempos, está se tornando cada vez mais normal que os funcionários possam trocar seu escritório para trabalhar de casa, realizando as mesmas atividades. Essa é uma forma do empregador de passar informações e sentimentos aos seus empregados. Por exemplo, dar autonomia, mostrar confiança e dar liberdade.
Contudo, quando você recebe essa oportunidade, é necessário deixar claro que você tem responsabilidade para lidar com tudo isso. A única forma possível para isso é fazendo seu trabalho com a mesma qualidade que você entrega no escritório, ou até melhor.
Para isso, é importante que você separe um ambiente em sua casa para trabalhar e o deixe o mais harmonizado possível. Pensando nisso, o especialista Brendan Orin trouxe algumas dicas para te ajudar. Olha só:
Banhos e rituais para ter energizar o seu home office
Um primeiro passo é tomar um bom banho ou realizar um ritual. Isso porque antes do ambiente, sua mente e seu corpo devem estar em harmonia. Tudo deve ser sincronizado da melhor forma. Existem algumas ervas que podem te ajudar nesse processo.
O manjericão tem características tanto de Vênus (amor, sexualidade, conforto, autoestima) quanto de Marte (força, vigor, resistência, assertividade), sendo ideal para quem precisa de mais autoconfiança para executar o serviço a distância.
Já o alecrim possui diversas características mágicas e fitoterápicas, aumentando a capacidade analítica, favorecendo a saúde e a criatividade. Seus benefícios são tantos que o seu banho pode ser tomado todos os dias. Para aumentar a energia e a disposição, acrescente a esse banho cinco folhas de louro, erva ligada ao Sol.
Para os ansiosos, um banho de erva cidreira ou camomila é o ideal. São ervas ligadas a uma energia caseira e maternal, com as bênçãos da Lua e de Mercúrio. O banho pode ser feito com as duas ervas misturadas, ou você pode tentar uma e depois a outra, para ver qual funciona melhor no seu caso. A infusão também é ótima, desde que sem adoçar (ou quando muito, com uma colher de sopa de mel).
Por último, o hortelã, que favorece a concentração e promove a mente limpa. Quer deixar as distrações de lado? Esse é o banho para você.
Cristais para se ter na mesa
Outra dica essencial é espalhar cristais pelo ambiente. Eles trazem uma energia astral importante. A sodalita é um cristal excelente para a mesa de estudantes e pesquisadores, pois ajuda na concentração e mantém a comunicação clara, além de estimular a assimilação de conhecimentos.
O citrino reforça a memória e é um estimulante, o quartzo azul silencia os pensamentos, deixando a mente livre para o trabalho. Ter os dois cristais juntos é uma ótima pedida para garantir o bom desempenho do raciocínio.
Amazonita ajuda na expressão, informação e intuição, sendo ótima para comunicadores e pessoas que trabalham com redação e conteúdo. Pontas de cristal favorecem a tomada de decisões rápidas e trazem energia de autoridade, auxiliando gestores de pessoas e gerentes de projetos. A pirita reforça a autoconfiança e faz a prosperidade brilhar.
Cores para despertar o interesse
As cores que estarão ao seu redor influenciaram diretamente seus pensamentos, sua forma de agir e como você vai trabalhar. Por isso, é importante escolher o ambiente em que vai ficar. No Feng Shui, o preto está ligado ao elemento Água e rege o Trabalho, trazendo elegância, tranquilidade para fechar negócios, prosperidade para os campos e flexibilidade.
Tons metálicos, assim como o branco, estão ligados ao Metal, que rege a Criatividade, tornando a mente afiada e perspicaz. Ter essas cores no escritório da casa (ou no cômodo em que se realizará o serviço) vai ajudar a ter maior desempenho nas atividades executadas.
Para a cromoterapia, o amarelo ajuda a criar e a deixar a mente aberta para novas ideias. O azul claro deve ser evitado, pois seu relaxamento pode trazer sonolência (é uma cor ótima para o quarto de dormir). Quando combinadas, cores secundárias (verde, roxo, laranja) estimulam a criatividade e as primárias (azul, vermelho, amarelo) o aprendizado.
O local de trabalho ideal, a meu ver, é bastante organizado e minimalista. Tem tons terrosos (atenção no momento presente, foco), branco, prateado e cinza (cores que trazem sobriedade). Tem o verde natural das plantas (vivas mesmo) e objetos de escritório amarelos (que confere atenção e criatividade). Essas dicas de cores também valem para as roupas que usamos.
Aromas que vão te ajudar no home office
Conversamos com a professora Fabíola Cota, do curso de Aromaterapia Prática do Astrocentro. Ela nos deu algumas dicas para que o cheiro do ambiente amplie sua produtividade. De acordo com ela, o uso de óleos essenciais é um grande aliado para o sucesso do home office. Alguns deles são:
Cardamomo – Estimulante, desperta a mente aumentando o foco e a concentração, traz confiança e aumenta a motivação
Eucalipto globulus – Energizante, estimulante mental, equilibrador das emoções
Eucalipto citriodora – Traz harmonia, vitalidade e confiança, melhora a concentração e a compreensão, aumenta a criatividade, desenvolve a empatia
Limão – Purificante, estimulante e revigorante, traz direcionamento, concentração, clareza mental e emocional, ativa a memória
Hortelã pimenta – Desperta a mente, revigora as emoções, aumenta a concentração e a vitalidade
Alecrim – Restaura a energia, aumenta a concentração e a criatividade, melhora a memória. Eu uso muito a combinação de eucalipto globulus, alecrim, lemongrass e hortelã-pimenta para estudar, ler e escrever. Quando preciso falar em uma reunião, uso uma mistura de limão e cardamomo.
Esses óleos podem ser utilizados diluídos em óleos carreadores (como mineral, amêndoas doces, sementes de uva) ou em difusores de ambiente. Até mesmo o ato de destampar o frasco e sentir o perfume já ativa o seu sistema límbico, atuando na memória olfativa e enviando mensagens que regulam o cérebro.
Agora que você já conhece essas dicas para melhorar a sua produtividade no home office, confira também: