Este mineral é feito basicamente de ferro. Devido ao seu brilho metálico e à cor amarelo-dourada, a pirita recebeu ironicamente o apelido de ouro-dos-tolos. Contudo, algumas lendas diziam que ela tem o poder de atrair o metal precioso: se você encontrou uma pirita, está no caminho para encontrar ouro.
Se polida, a sua superfície tem características refletivas, tanto que era usada pelos incas como espelho.
Perita – Qual o significado desse mineral?
Dentro de sua beleza reluzente, ela é uma pedra de fogo, simbolizando o calor e a presença duradoura do sol e da capacidade de gerar riqueza por seu próprio poder. Representa a vitalidade e vontade, reforça habilidades e potencialidades, estimulando o fluxo de ideias. Confiança e persistência são outros atributos que a presença da pirita enaltece.
Como um talismã, essa pedra é um protetor único, tirando energia da terra e criando um escudo de defesa contra energias negativas, ataques emocionais e danos físicos. Ela também estimula a força de vontade e a capacidade de ver através de fachadas o que é real.
Como usar a pedra pirita
Essa pedra protetora é excelente para usar ou levar como um amuleto para desviar mal e perigo. É especialmente útil quando se está longe de casa ou realizando trabalhos difíceis ou perigosos.
Um pedaço de mineral, quando colocado em sua residência, ou no local de trabalho, energiza toda a área em torno dela.
A pirita e a energia de cura física
Além de tudo isso, esse mineral auxilia no ritmo de cura, pois age no fluxo de oxigênio no sangue e fortalece o sistema respiratório e circulatório beneficiando os pulmões e coração. Ela também ajudando a aliviar sintomas da asma e da bronquite.
A pedra na cura emocional
Ela é uma fonte de energia positiva, e é extremamente útil para afastar pensamentos melancólicos e fixos em desgraça e desespero. Alívio da ansiedade e da frustação, são duas das características mais importantes do seu uso.
Outro ponto é que, algumas vezes temos medo de admitir que estamos errados, ou mesmo que somos as raízes de um problema. Carregar uma Pirita, assim como um espelho, nos mantém abertos para autorreflexões.