Nossa família é a nossa primeira casa, e se tratando da constelação familiar, o irmão mais velho desempenha um papel primordial.
Sendo ele quem pode ajudar a cuidar de nós quando pequenas, pois a ausência ou falta de tempo de nossos pais, fazia com que os cuidados de um irmão mais velho fossem necessários.
Os irmãos são “a parte” de uma família que pode remeter a conflitos, invejas e desavenças. Mas é importante ter sempre em mente, que assim como nós, eles são um pedaço dos nossos pais que vieram ao mundo, com seus propósitos, dúvidas e destinos.
Inegavelmente, a constelação familiar do irmão mais velho é uma resposta, para as perguntas sobre sua personalidade, comportamento e relação com a família.
Algo que pode ser positivo ou negativo, pois a constelação familiar do irmão mais velho nos ensina que se algum membro da família é excluído, de alguma forma faz com que a famíla tenha um desequilíbrio natural.
Portanto saiba por meio da constelação familiar como é o irmão mais velho em nossa vida, sua participação e o que podemos aprender com eles.
O que é constelação familiar
Antes de falar sobre a constelação familiar do irmão mais velho, vamos entender melhor o que significa essa constelação.
O escritor e psicanalista Bert Hellinger criou um conceito de alinhamento entre membros de família de origem, a então conhecida constelação familiar. O que certamente se tornou uma prática de leitura do equilíbrio de uma família.
Afinal, esta leitura pode ser interpretada como a ligação genética que temos com nossos parentes. Onde toda essa herança está ligada a nossa árvore genealógica, e pode justificar algumas características e até mesmo problemas que temos na vida.
Qual a origem da constelação familiar do irmão mais velho
Nossa personalidade não sofre influência para a vida toda, pois somos capazes de mudar aquilo que identificamos como “coisa do meu pai” ou “mania da minha mãe”, por exemplo.
Assim sendo, a constelação familiar do irmão mais velho pode vir desta leitura, onde uma herança genética na árvore genealógica, pode facilmente explicar vários traços de personalidade de um irmão.
Por exemplo: Caso o seu pai ou avô tenha algum problema sério com a sua mãe, é bem provável que o irmão tenha algum atrito com ela.
Portanto, pode também nos influenciar, e explicar certos padrões de comportamento e até sentimentos. Bem como o nosso modo de agir e reagir às coisas do mundo, cotidianas ou não.
Como é a constelação familiar do irmão mais velho
Se você tem um irmão mais velho é possível que este tenha sido um protetor em algum momento. Nas brigas de escola, ao trazer as compras para casa, acompanhando quando sair de casa etc.
Nossos pais sempre diziam para “cuidar do caçula”, julgando assim que somos indefesas e precisamos de alguém mais velho. Da mesma forma, se você tivesse sido a irmã mais velha, a responsabilidade era sua, e portanto o irmão mais novo ficava aos seus cuidados.
Na constelação familiar, o irmão mais velho pode se revelar com esse papel de protetor, mas também pode ser alguém que precisou ser protegido, ou que não conquistou grandes coisas na vida em comparação a outros familiares, incluindo o irmão mais novo.
De qualquer forma, ao fazer a constelação familiar você encontrará esse alinhamento.
Além disso, pode ser que você tenha uma revelação que faça sentido, tanto para você como para toda a família.
Confira no vídeo como é a aplicação da constelação familiar, e com o irmão mais velho:
A tradição genética
Parte do trabalho da constelação familiar do irmão mais velho, é entender quais influências dos genes dos nossos pais passaram primeiro aos nossos irmãos. Isso inclui os antepassados como:
- avós;
- bisavós;
- trisavós;
- tataravós.
E é bem comum que algumas características tenham passado aos irmãos mais novos também, aliás as tradições genéticas são poderosas, e podem trazer cargas e traços de personalidade muito distantes ou próximos dos irmãos.
Essa prática pode sim ajudar, ao mesmo tempo em que descobre quais traços o irmão mais velho herdou primeiro.
Contudo, parte da tradição genética não é evidente logo nos primeiros anos de vida do nosso irmão, e é com o passar dos anos que vemos a sua personalidade se desenvolver e desabrochar.
E se tiverem traços dos nossos antepassados, eles serão destacados.
A dinâmica de dar e receber na constelação familiar
Entendendo que uma família representa também uma hierarquia, podemos observar que existe uma ordem da casa. Da mesma forma que o pai e a mãe dão aos filhos, um irmão mais velho também dá algo ao irmão mais novo.
Entretanto é importante lembrar que os mais novos devem honrar o privilégio de receber por tantos meios, e ser agradecido acima de tudo. Pois a tendência é que os irmãos mais velhos estejam sempre um passo mais crescidos e amadurecidos, e se entregam algo, este é para o bem estar dos mais novos.
Certamente, prover algo aos outros pode gerar uma sensação de prazer, pois a benevolência e caridade são sentimentos nobres e que atraem boas vibrações.
Contudo é preciso ter atenção, para não entregar demais ao outro e com isso criar falsos compromissos, ou sensação de dívidas com você.
Aliás, tudo que é demais faz mal.
Como fazer a constelação familiar do meu irmão mais velho
Certamente, a constelação familiar no irmão mais velho pode revelar uma figura de autoridade e proteção assim como nossos pais, mas nem sempre isso é uma regra, e é importante conhecer toda a árvore parental para ter uma melhor compreensão da família toda.
Sendo assim, muitas pessoas buscam aprender a ler esses alinhamentos familiares com o objetivo de cura, e nós temos o curso de vida livre, onde você irá aprender como os genes dos antepassados interferem em nós e nos outros, e como desfazer as amarras que não lhe pertencem.
No entanto, esperamos que você esteja bem com a sua família, para que possamos evoluir juntos ao lado de quem amamos.
Nos vemos na próxima!