Desenvolvida na Índia, a Cromoterapia consiste na utilização das cores, suas radiações e vibrações para a cura física, espiritual e mental. Mesmo com sua chegada tardia ao Ocidente, no século XIX, hoje a cromoterapia é uma terapia alternativa muito usada para alinhamento dos chakras e para métodos de cura.
Os seus princípios
A Cromoterapia é fundamentada por três princípios básicos: A crença de que o ser humano possui um corpo astral associado ao seu corpo físico; Que este mesmo corpo físico possui inúmeras portas e entradas energéticas conhecidas como chakras; E que o equilíbrio e harmonização dos chakras refletem na saúde mental e física.
Como funciona
O equilíbrio e alinhamento dos chakras se dá devido à correspondência de cada um dos 7 chakras básicos a uma das 7 cores do espectro solar. A exposição destes chakras a sua cor correspondente supre carências energéticas.
Os estudiosos da cromoterapia acreditam que cada cor tem um efeito e traz uma determinada sensação, não só no plano físico, mas também no plano astral e espiritual. A especificidade de elementos de determinadas cores em simpatias e rituais se deve, exatamente, as características que cada tom emana.
A cor vermelha, por exemplo, é equivalente ao chakra Muladhara ou chakra básico, que é responsável por trazer o indivíduo para a realidade, energia física, criatividade, sexualidade e estimulo.