A dependência emocional é um sentimento que o próprio nome já diz, alguém depende emocionalmente de outra pessoa. Pode desenvolver uma série de sentimentos nada saudáveis como: ciúmes, controle possessivo sob aquela pessoa, baixa autoestima e por aí vai.
Normalmente, a dependência emocional vem a partir de relacionamentos amorosos mas também existem casos que podem acontecer com familiares ou amigos. Sente que esta passando por isso? Separamos alguns sinais de que existe dependência emocional e vamos falar sobre quais são os perigos de estar em uma relação assim.
5 alertas de dependência emocional
1 – A pessoa não consegue fazer nada sozinha
Nós somos indivíduos sociáveis. Então, é claro que buscamos sempre estar rodeados de pessoas. Porém, é importante saber separar que nós também precisamos fazer as coisas sozinhos e aprender a apreciar a nossa própria companhia. Afinal, nem todo mundo está disponível o tempo todo e está tudo bem.
Quando somos dependentes emocionais de alguém não conseguimos separar essa linha. Ou seja, só conseguimos sair de casa ou fazer algo com a presença do outro. Em alguns casos, até conseguimos sair, mas ficamos com aquela sensação de vazio o tempo todo. De olho no celular a cada 5 minutos para ver se a pessoa está falando com a gente ou se está em algum outro lugar.
2 – Você se sente insuficiente a maior parte do tempo
Com dependência emocional por alguém, a sensação de que essa pessoa é demais pra nós surge com o tempo. Como se não fossemos suficiente para pessoa e isso, com certeza, abala a autoestima.
O medo de ficar sozinha cresce e a sensação de que se aquela pessoa um dia terminar, você nunca mais vai achar ninguém igual.
Mas calma, isso é um sintoma de que você está com dependência emocional em relação ao seu parceiro. Ainda dá tempo de reverter a situação, o importante é repreender esses sentimentos quando eles aparecerem. Sempre re-afirme o seu valor e lembre-se de se enaltecer.
3 – As necessidades do outro sempre estão em primeiro lugar
Deixamos de priorizar os nossos desejos e sentimentos pelo outro, seja nas coisas mais simples do dia a dia ou em algum sonho ou plano para o futuro. O motivo pode ser porque o outro não vai gostar de fazer ou simplesmente porque o outro não quer fazer com você.
Algo que acontece também é quando deixamos de fazer algo por nós para fazer para o outro, isso não pode acontecer! É claro que quando estamos com alguém queremos o bem dessa pessoa, mas é importante primeiro se priorizar para depois estar disponível para o próximo.
Quando priorizamos o outro quem nos prioriza? Pense nisso!
4 – Cuidado excessivo com seu parceiro (a)
É muito comum, em situações onde estamos na posição de dependência emocional, termos um sentimento de proteção sob o outro. Isso pode vir a se tornar algo compulsivo.
Agora, pergunte a si mesma. Você faz alguma das coisas a seguir?
- Ficar olhando todas as redes sociais dele ou de amigos para saber onde ele está
- Ficar mandando mensagem toda hora
- Se irritar ou ficar ansiosa quando demora para receber uma resposta
- Não dormir caso o outro não tenha chegado em casa ainda
Se a resposta for sim, é importante você saber que todos esses sentimentos são decorrentes de uma relação onde existe dependência emocional.
5 – Ciúmes excessivo
Ciúmes não é algo saudável, em nenhum nível, e só desgasta a relação. Nos casos onde a pessoa tem dependência emocional, algo muito comum é um ciúmes excessivo sobre absolutamente qualquer coisa.
Seja amigos, familiares, colegas de trabalho ou se a pessoa vai para algum lugar sozinho. Tudo é motivo para uma crise de ciúmes onde pode gerar uma grande briga ou um desconforto desnecessário para o casal.
A dependência emocional é cansativa tanto para quem é dependente, quanto para o outro. O dependente precisa gastar uma energia absurda para viver a vida do outro e suprir todas as necessidades dentro disso. Enquanto o outro, se sente sufocado na relação e não sabe um jeito de sair. Isso não é um relacionamento saudável.
O que fazer para sair da dependência emocional?
O primeiro passo para sair dessa situação é identificar que você é uma pessoa dependente e procurar ajuda – profissional, familiar ou de seus amigos. Depois, é um exercício diário onde você precisa começar a fazer pequenas coisas sem o outro.
Se possível, se afastar dessa pessoa por um tempo. Isso para começar a entender o valor que você tem e o quanto você é importante no mundo, apreciar sua própria companhia e praticar exercícios de amor próprio todos os dias.
Já para as pessoas que estão em um relacionamento onde o outro é dependente emocional, o primeiro passo é tentar fazer essa pessoa identificar que precisa de ajuda. Mostre que está disposto a estar do lado dela, mas caso a pessoa não aceite, o ideal é sair dessa relação.
Infelizmente, esse tipo de relação tende a virar um relacionamento abusivo e tornar proporções que no futuro não poderão ser irreversíveis.
Lembre-se, qualquer sentimento excessivo sobre outra pessoa não é saudável, tudo em excesso faz mal, até “amor”. Agora que discutimos um pouco sobre dependência emocional.
Uma dica profunda e eficaz sempre sera buscar o autoconhecimento, mesmo dentro de um relacionamento. O amor faz parte da vida mas nem sempre estamos 100% prontos para essa jornada. O Tarot do amor pode te ajudar, realize uma consulta com nossos esotéricos. Assim, você pode tirar as duvidas que te rondam. Veja mais: