Mesmo sabendo que precisamos desapegar do passado, é comum nos pegarmos remoendo alguma coisa e pensar: eu poderia ter feito diferente.
Contudo, quanto mais você se prende em situações passadas, mais difícil fica para você crescer. Em outras palavras, não podemos ir para frente se continuarmos a olhar para trás.
Então, para que você possa seguir no caminho da evolução, vamos ver algumas dicas de como podemos nos desapegar do passado e viver uma vida plena.
Por que é tão difícil desapegar do passado?
Às vezes, acontecem coisas em nossa vida que deixam marcas mais profundas do que acreditamos, com isso, podemos carregar esse peso por muito tempo. Porém, antes de entendermos como desapegar do passado, precisamos nos perguntar:
Por que nos apegamos ao passado?
Essa pergunta pode parecer meio boba para algumas pessoas, porém, o apego pode vir tanto de memórias ruins quanto de memórias boas.
No caso das memórias ruins, acabamos nos prendendo à situação por pensar que poderíamos fazer algo diferente. Assim, seja por sentir culpa ou por culpar a outra pessoa, esse sentimento ruim pode nos acompanhar por muito tempo, nos deixando:
- inseguras;
- desconfiadas;
- sem autoconfiança.
Assim, usamos as memórias ruins como uma forma de nos proteger de futuros desapontamentos. Contudo, acabamos perdendo grandes oportunidades por causa desse medo.
Da mesma forma, memórias que nós consideramos boas podem nos prejudicar se nos apegamos muito a elas. Por exemplo, você saiu de um relacionamento há pouco tempo, porém, não consegue aproveitar as experiências do presente porque está sempre pensando nas experiências que teve com o seu ex.
Dessa forma, você não consegue aproveitar o momento, pois suas expectativas podem estar mais altas do que deveriam.
Então, seja por nostalgia ou culpa, precisamos desapegar do passado para que possamos continuar evoluindo, ao invés de estagnar naquele momento específico.
Aceitando ciclos da vida
A nossa vida é feita de ciclos, alguns demoram mais do que os outros para se concluírem, porém, uma hora eles precisam chegar ao seu fim.
Sabe aquela frase ‘aceita que dói menos’?
Então, apesar de ser uma frase usada de forma cômica, ela pode ser de grande ajuda, pois, quando compreendemos os ciclos da nossa vida, é mais fácil aceitarmos o fim. Assim sendo, ao invés de nos apegarmos à memória, conquistamos um novo aprendizado.
Aliás, isso vale para todos os aspectos de nossa vida:
- amor;
- trabalho;
- amizade;
- família.
No trabalho, ao desapegarmos do passado, abrimos espaço para novos aprendizados, e, por consequência, evoluímos cada vez mais em nossa carreira.
Já nos relacionamentos, podemos usar os acontecimentos do passado para melhorar, seja mudando as nossas atitudes, ou ajudando aqueles que estão conosco.
Algumas podem estar se perguntando:
Mas se eu uso o passado para me guiar, não é o mesmo que estar apegada a ele?
Não!
Desapegar do passado não quer dizer que você vai esquecer e ignorar tudo o que aconteceu. Ou seja, o que aconteceu vai ficar na sua memória, porém, você vai focar no aprendizado, e não no que poderia ter sido feito na época.
E no caso das memórias boas do passado, você também vai seguir com elas, porém, elas servirão de inspiração para que você construa momentos tão bons quanto aqueles.
Benefícios do desapego
Como vimos antes, muitas vezes o nosso apego é uma forma de nos protegermos de possíveis decepções. Contudo, ao desapegar das coisas do passado, é como tirar um peso de nossas costas, e assim, conseguimos seguir nossa vida livremente.
Dessa forma, além de conseguir tirar um aprendizado da situação, você vai se livrando de alguns medos e inseguranças, coisas que te impedem de evoluir. Além disso, desapegar do passado pode:
- melhorar sua autoestima;
- aumentar sua confiança em você;
- limpar sua consciência;
- te deixar mais paciente.
Conforme você vai se desapegando de algumas situações, fica cada vez mais fácil não se deixar abalar pelas coisas ruins que acontecem. Assim sendo, vamos ver como chegar no caminho da plenitude.
Como desapegar do passado?
Desapegar do passado, por melhor que seja para a nossa evolução, pode não ser a coisa mais fácil a se fazer. Porém, o caminho para o desapego não é algo que você precise fazer de uma vez.
Assim, como em outros aspectos da nossa vida, o mais importante é dar o primeiro passo, pois, conforme você segue, uma hora vai olhar para trás e ver o quanto evoluiu.
Então, para que você consiga desapegar do passado e viver plenamente, aí vão algumas dicas.
Como desapegar do passado? Foque no agora!
Por mais que precisamos da referência do passado para o nosso aprendizado, o seu foco deve estar no presente. Então, ao invés de fazer as coisas no ‘piloto automático’, busque analisar cada ação sua.
Perceba suas ações e reações às coisas que acontecem com você, e o mais importante: preste atenção no seu caminho!
Quando prestamos atenção no hoje, podemos ver oportunidades e chances que passariam despercebidas se estivéssemos focadas no passado. Da mesma forma, podemos aproveitar essas oportunidades de um ponto de vista diferente do que teríamos no passado.
Conecte-se com você
Quando nos conectamos com nós mesmas, conseguimos perceber nossos sentimentos de uma maneira mais clara. Assim sendo, quando você compreende o que está sentindo e o porquê, você consegue se livrar de alguns medos e sentimentos que te fazem mal.
Além disso, essa é uma ótima forma de analisar o caminho que percorremos. Veja o quão longe você chegou! Ao perceber suas capacidades, você pode aumentar sua autoconfiança, e assim, seguir em frente com mais facilidade.
Como desapegar do passado? Perdoe
Ao desapegar do passado, o perdão é provavelmente a chave mais importante, e também a mais pesada a se carregar.
Praticar o perdão pode ser muito difícil, principalmente se a pessoa que precisa perdoar é você mesma. Contudo, quando você perdoa, você está deixando para trás sentimentos ruins, e que estavam te segurando no seu caminho evolutivo.
Assim, visto que algumas coisas são mais difíceis de perdoar, que tal começar com as mais fáceis? Mesmo que o caminho para o perdão seja longo, dar pequenos passos é melhor do que ficar parada.
Então, mesmo que desapegar do passado seja difícil, acredite em você mesma. Pois é a partir daí que os aprendizados aparecerão, e o passado não terá um efeito negativo em você.
Nos vemos na próxima até mais!