O Dia dos Mortos no México é uma festa bastante popular!
Não é só no México, mas sim no mundo inteiro. Este foi o país que deu origem a essa tradição de homenagear, com animação, as lembranças daqueles que já se foram.
O Dia dos Mortos mexicano serviu de influência para outras regiões, com Espanha, a criar uma data semelhante. Quer saber mais sobre esse feriado internacional? Confira!
Em outras regiões esta data é celebrada de uma forma mais fria ou sombria, como é o caso de:
Já no México essa é uma data festiva, colorida e animada, se destacando de outras culturas.
O Dia dos Mortos no México é comemorado de três dias, uma espécie de festival por todo o país!
As pessoas usam fantasias de caveira colorida, fazem altares em casa e oferecem os pratos favoritos dos seus entes que já se foram, a eles mesmos, pois é uma forma de mostrar gratidão pelo seus antepassados.
Deseja saber qual a melhor forma de celebrar o dia dos mortos? Faça uma consulta com um oraculista e entenda o que essa data pode significa para você!
Essa é uma tradição que já dura mais de três mil anos e é uma herança dos antepassados indígenas.
Eles comemoravam a morte, pois acreditam que esse é apenas o fim de um ciclo. Como se já tivessem cumprido suas missões aqui na terra! Assim, seu espírito já estaria preparado para reencarnar e realizar os seus objetivos de outra vida.
Porém, mesmo com essa realização de seus objetivos nessa vida, a saudade entre seus parentes próximos ainda permanece, não é mesmo?
É por isso que eles acreditam que a memória de quem já se foi pudesse ser mais refletido através dos seus parentes, ainda vivos, celebrando o legado de seus antepassados.
Deste então, este festival cresceu e ganhou destaque na economia local, atraindo milhões de pessoas todos os anos por conta da originalidade.
Nesta época do ano, o México recebe diversos turistas que festejam e apreciam os espetáculos desse evento como as caveiras mexicanas, os pães dos mortos, e pequenos materiais para fazerem pequenos altares e oferendas aos seus ententes queridos.
As celebrações surgiram dedicadas às crianças, parentes mortos e a deusa de la muerte – Mictecacíhuatl. Porém, atualmente, são associadas a personagem “La Catrina”, do pintor e cartunista José Guadalupe Posada que, por sua vez, em muitas de suas obras retrata “caveiras” como se estivessem vivas.
Com sua obra “La Calavera La Catrina”, Posada consolida a festa dos mortos, mostrando sua obra cheia de vida, com personagens vestidas com roupas de gala, cores fortes e alegres.
E, além de beleza, apresentam muitas mensagens sociais e políticas. Por isso, durante as festas, existem muitas pessoas fantasiadas ou até mesmo esculturas das famosas caveiras mexicanas que, como as outras figuras importantes, têm seus significados para essa data.
Vira e mexe, nos deparamos com pessoas com cadernos e tatuagens com essas estampas.
Isso porque a caveira mexicana traz um significado de festividade, causando alegria nas pessoas@
Fantasias, esculturas e estampas são coisas que encontramos com facilidade no México durante o Dia de Los Muertos.
São doces em formas de caveiras para celebrar o Dia dos Mortos no México. E, na maioria delas, tem o nome de algum morto para homenageá-lo.
Só que as pessoas mais bem humoradas colocam os nomes de seus parentes vivos para brinca com eles, dizendo que são os próximos.
Assim como no Brasil, em 2 de novembro, as pessoas dedicam o dia para visitar os cemitérios onde seus entes queridos estão. Porém, nessa data eles limpam e enfeitam os túmulos com presentes e flores.
A flor que ganha mais destaque nessa época do ano é a crisântemo, os mexicanos acreditam que essa flor atraí e guia a alma dos mortos para seus novos caminhos.
É um pão doce bem simples de fazer, mas que as pessoas não consomem o ano todo, pois é uma comida típica para o dia dos mortos.
É uma das oferendas dedicadas aos antepassados quando visitam seus túmulos e deixada lá para os mortos apreciarem junto com os vivos.
Na impossibilidade de visitar os túmulos (por motivos como distância), as famílias fazem altares bem enfeitados com fotos dos seus entes queridos que já morreram em suas próprias casas.
Desse jeito, deixam as oferendas que ofereceriam ao túmulo ali embaixo dos seus altares.
As comidas favoritas daqueles que partiram, pan del muertos, bebidas, brinquedos, e entre outras coisas, enfeitam o local.
Na tradição mexicana, no primeiro dia são soltos balões iluminados para subirem ao céu, assim eles indicarão aos espíritos a rota a se seguir para conseguir chegar as suas antigas casas para o convívio com seus familiares.
No último dia das festividades, é feito o processo novamente, mas agora com objetivo de mostrar aos espíritos o caminho de volta ao mundo dos mortos.
Agora que você conhece a festa do Dia dos Mortos no México, aproveite e consulte-se com um medium e entenda o porquê devemos celebrar os mortos e não ter medo deles.
Boa sorte!
O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…