Você já deve ter visto por aí adultos que não conseguem guardar dinheiro ou estão sempre endividados. Isso indica que faltou educação financeira infantil em casa, algo que deve ser incentivado desde cedo. Através dela a criança aprende a usar o dinheiro de maneira responsável, a fazer escolhas e a bancá-las, além de mostrar como lidar com limites. Criança que aprende a respeitar o dinheiro cedo tende a ser um adulto com menos problemas financeiros, o que também implica em menos estresse e mais qualidade de vida.
Quando iniciar a educação financeira infantil em casa?
Essa é uma dúvida comum, afinal, como saber se nossos filhos estão prontos para lidar com dinheiro? Alguns especialistas afirmam que a educação financeira tem que começar desde cedo, a partir dos dois anos da criança. Segundo eles, nessa idade ela já começa a ter vontades próprias e você já deve colocá-la em contato com o dinheiro, mostrando como funciona a troca por mercadorias.
Como iniciar a educação financeira infantil?
Existem algumas maneiras de ensinar seu filho a lidar com dinheiro. Algumas são:
- Converse e explique que nem tudo que os amigos têm ou que ele vê na televisão precisa ser comprado ou adquirido. Cada família vive uma realidade e precisa adequar seus desejos ao momento.
- A mesada é a melhor maneira de mostrar à criança como funciona o dinheiro. Estipule um valor de acordo com as necessidades e a idade dela, assim como uma periodicidade que ela vai recebê-lo. Assim seu filho vai saber quanto tem para gastar e vai aprender a fazer escolhas. Claro que ele vai quebrar a cara, comprando algo que não deveria, se arrependendo, mas este é o intuito, que ele cometa esses erros nesta fase e não depois.
- Ensine-o a sonhar e planejar. Dê um cofrinho para que ele guarde dinheiro para comprar algo maior (um brinquedo, faça um passeio, etc) mais para a frente. Esta é uma boa maneira de mostrar para que serve a poupança.
- Incentive a criança a anotar seus gastos para ter um controle maior, assim como pesquisar preços. Ela vai se sentir dona do próprio dinheiro e terá mais confiança na hora de gastá-lo.
- Sempre que conversar com seu filho sobre dinheiro, traga assuntos relacionados ao universo infantil, como brinquedos, jogos, passeios, lanche, etc… não dê exemplos com problemas de adulto, pois eles são muito distantes e fazem com que a criança perca a atenção.
Com a educação financeira infantil seu filho será mais independente, seguro confiante e feliz, pois sentirá que está com as rédeas da própria vida e isso é uma sensação maravilhosa em qualquer idade!
Leia também:
- Descubra o que é mitologia
- Superar o fim de um relacionamento não é fácil, mas é preciso!
- Entenda os benefícios do pensamento positivo
- O que é o amor platônico?
- Qual o significado de sonhar com onça?
- Como esquecer uma paixão?