Não há como negar o poder das cores. Sua energia é tão forte que é capaz de mudar os sentimentos das pessoas, de mexer com as suas emoções, de curar alguns de seus males, e de impulsionar as suas ações como nada igual.
Por isto é que este é um detalhe tão importante em propostas de decoração de interiores. Do hall ao quarto, todas as tonalidades podem ser manipuladas para tornar um lar mais bonito e agradável.
Agora, é este poder tão forte que o projetista precisa tomar cuidado. Pois a escolha de certa cor poderia tanto comprometer quanto garantir o total sucesso de um projeto.
Mas, para isto, é necessário que o profissional, antes, tome conhecimento sobre como cada tonalidade pode agir no subconsciente das pessoas. E também sobre como isto altera sua percepção com relação aos ambientes em que habita.
O fato é que um ambiente visto em cores diferentes nunca parecerá igual aos olhos de mais de um observador. Assim como o mesmo objeto decorativo visto em dias diferentes poderá não o agradar sempre do mesmo modo uma única pessoa.
Afinal, tudo é uma questão de percepção e percepção tem a ver com sentimentos. Só que nada relacionado às reações humanas pode mudar a física. E nisto está incluído as energias das cores.
Cores vermelho, rosa e amarelo
Cores como vermelho, rosa, amarelo – e também os tons terrosos – são relacionados, em estudos geomantes, aos setores da casa e ligados ao sucesso e às boas uniões.
Por isto, são consideradas boas indicações para decoração de ambientes íntimos, como quarto de casal, e de ambientes sociais, como salas para receber amigos e familiares. E tendo isto em mente, já se pode imaginar quais as reações que as energias destas cores provocam.
Pois bem, acredita-se que cores quentes como estas estimulariam a paixão, o amor, a alegria e o otimismo nas pessoas – algo geralmente encontrado na beleza das flores.
Elas também são associadas a algo prático e duradouro – como são os móveis de madeira. E, em tese, tais tonalidades estimulariam as pessoas a serem mais transparentes sobre seus sentimentos, além carinhosas, e para que sempre estejam de bem com a vida.
Cores verde, azul e lilás
Já nas cores como verde, turquesa, azul, roxo e lilás fariam as pessoas lembrarem mais da natureza.
Sendo assim, em contato com ambientes nestas tonalidades, elas se sentiriam mais calmas, tranquilas e em paz. E isto poderia lhes despertar uma maior consciência com relação a sua capacidade produtiva, sua fé, e sobre como agir para ser mais próspero.
Algumas pessoas poderiam pensar que as energias das cores frias são menos poderosas do que as das cores quentes, mas elas estariam enganadas.
Na verdade, tais tonalidades também são capazes de impactar fortemente o cérebro humano, ajudando a regular o seu comportamento. Seriam positivas para a memória, o movimento dos pensamentos e para a tomada de ações mais racionais.
Quanto à decoração, vale destacar que verdes e azuis são tendência para os interiores em 2020. Eles dariam uma ótima sensação de frescor para as composições. Reforçariam a ideia de higiene e também de uma saúde mais em dia.
Por isto, seriam perfeitos para áreas como banheiros, cozinhas, lavanderias e outros cômodos complementares das residências.
Cores preto, branco e cinza
As cores neutras são perfeitas, sobretudo como pano de fundo para as decorações. Elas também poderiam dominar os espaços, deixando os tons mais vivos apenas para pequenos detalhes seus.
Mas isto tudo vai, claro, depender das preferências expressas pelo designer ou arquiteto no momento da concepção do projeto de interiores. Lembrando que jamais deverão ser deixadas de lado as opiniões do cliente.
Preto, branco e cinza podem ser utilizados para dar toques requintados às decorações. Eles não devem ser utilizados nos espaços de casa sem o devido complemento das outras cores – quentes e frias.
Sua função nos ambientes será de amenizar ou ressaltar todas as outras tonalidades – impedindo qualquer excesso. E são perfeitos para ambientes elegantes, ligados à produtividade – como de estudo e de trabalho.
Agora, você já sabe todos os efeitos que as cores podem provocar nos seres humanos e as possíveis indicações para o seu uso em interiores. Por isso, não deixe de usar todas os seus benefícios ao decorar sua casa.
Essas dicas de como combinar cores com decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.