Quando falamos de Cristais e Pedras logo pensamos na melhora da energia que podem possibilitar no bem-estar e no nosso meio ambiente. Eles atuam no campo Energético e Vibracional e quando usados com conhecimento proporcionam um ambiente agradável. Geralmente surgem dúvidas na hora da escolha desses Cristais ou Pedras e como utilizá-los.
Cristais ou pedras são substâncias minerais que possuem uma estrutura cristalina e são formados por átomos, moléculas ou íons que se organizam em um padrão tridimensional repetitivo. Eles são considerados poderosos armazenadores e canalizadores de energias. Além disso, os cristais são usados para equilibrar, desbloquear e liberar energias do nosso corpo.
Os cristais possuem uma estrutura particular, diferenciando-se assim dos demais minerais. Essa estrutura resulta em um elemento transparente e com alto grau de dureza. Por causa desta estrutura os cristais têm poderes que outras pedras não possuem.
Já as pedras são minerais sólidos de diversas cores, formas, composição química, estrutura molecular e processos de formação. As Pedras podem ser usadas como decoração ou fontes energéticas. Dentre as pedras existem aquelas que, lapidadas, têm uma aparência atraente e são resistentes. Tecnicamente falando, estas classificam-se como gemas.
O que é essa gema? Uma gema é um mineral, rocha ou material petrificado que, quando lapidado ou polido é usada como adorno pessoal de joalheria. Algumas gemas são Orgânicas: como o âmbar (resina de árvore fossilizada), o azeviche (uma forma de carvão), as Pérolas (produzidas por moluscos), o Coral (esqueleto de animais marinhos), o Nácar (substância dura e brilhante que é encontrada nas conchas de moluscos), o Âmbar Báltico (formado a partir da resina fossilizada de árvores antigas), o Coral Negro (esqueleto de animais marinhos que é encontrado em águas profundas), entre outros.
Algumas gemas são Minerais: como o Diamante, o Rubi, a Safira, a Esmeralda, a
Turmalina, Granada, Ametista, Água-Marinha entre muitas outras existentes. Não há um número exato de quantos tipos de gemas existem no mundo. Existem muitos tipos diferentes de gemas e novos tipos são descobertos.
Os cristais são frequentemente usados para fins espirituais, transmutação das energias e de cura. Os cristais podem ajudar a equilibrar as energias do corpo e da mente e promover a cura emocional e física. Porém, cada um possui sua energia de acordo com seus elementos químicos, os quais, por sua vez, resultam em uma vibração e cor natural da pedra.
Os cristais e as pedras (gemas) são utilizados há milênios. Eles podem ser utilizados como amuletos, adornos (brincos, pingentes, pulseiras, anéis etc.), também como souvenir, decoração, dissipador de energias negativas, amplificador de certas vibrações e até mesmo colchões e travesseiros energéticos.
São inúmeras as formas de uso. Para saber a forma, primeiro deve pensar para que você quer uma pedra, depois pensar na forma que vai utilizar (pingente, anel, drusa, bruta, rolada etc.). Daí com a intenção já formada você irá comprar a pedra para o seu intento de acordo com a vibração desejada.
As gemas minerais são formadas naturalmente na crosta terrestre. Elas são extraídas de minas e depois cortadas e polidas para serem usadas em joalheria, como decoração ou colecionadas.
Existem lojas especializadas que vendem pedras brutas ou roladas, também lapidadas com formatos diversos. Caso não tenha na sua cidade existem diversas lojas sérias na internet que vendem uma mais linda que a outra. Em algumas lojas de produtos naturais você pode encontrar algumas pedras para comprar. Lembre-se que as pedras têm poder e você vai levar um pedacinho desse poder da natureza para casa e assim deve cuidar da pedra quando for necessário.
As Pedras ou Cristais brutos são bem mais em conta do que as versões lapidadas (gemas).
Se preferir uma jóia para uso corporal, melhor ir a uma joalheria (claro que vai pagar o preço da beleza e do detalhe de uma pedra pura e de melhor qualidade, também o metal se será ouro, prata, aço etc.). Uma jóia é sempre uma jóia, ou seja, algo que tem muito valor e é trabalhado em perfeição.
Primeiro você tem que saber para qual finalidade você quer ter uma pedra/gema ou cristal. Dizem que é a pedra que te escolhe, aquela que te chama mais atenção quando você olha. Essa é a pedra certa. A escolha não é lógica, mas intuitiva.
Lembre-se: a pedra certa vai te escolher e você vai olhar para ela e sentir.
Cuidado com pedras muito bonitas e que são feitas pelo homem, algumas até em laboratórios e pintadas artificialmente.
Se não souber ou fizer questão da beleza escolha as pedras brutas. As pedras brutas são mais naturais, sem ação do homem então carregam mais facilmente sua vibração original. As pedras brutas nem sempre são vistosas, muitas escondem a beleza de dentro sob uma aparência rude e sem graça. Se você quiser uma mais bonita e sem muita ação humana, pode escolher as roladas que são obtidas imergindo-as na água e batendo uma na outra, assim vão ficando redondas, lisas e bonitas. Observe as pedras e a ideal vai aparecer para você.
O cuidado com as pedras e cristais é uma dúvida para várias pessoas. Principalmente como limpar, recarregar e quando deve fazer isso. Primeiro, se ela está empoeirada já é um bom motivo para limpar, pois poeira é energia velha e estagnada.
Existem várias formas de limpeza e isso vai depender da pedra. Por exemplo: uma rosa do deserto não pode ir para água, um cristal translúcido não pode ir para o sol, uma selenita é autolimpante e não precisa mais que a luz da lua ou um banho rápido para tirar a poeira.
Você deve entender que as pedras muito claras são sensíveis ao sol e gostam mais de água e as vermelhas gostam de sol e muitas são carregadas pelo sol. Podem existir vários métodos para limpeza dos cristais, abaixo você encontrará a receita básica para a maioria das pedras/gemas sendo fácil e simples para todos.
Água fria corrente (torneira, rio, fonte, cachoeira) ou chuva, por 1 a 5 minutos, na chuva de horas até dias.
Incenso de sálvia branca ou outro de limpeza que preferir. Acender o incenso e passar a pedra sobre sua fumaça por 9 vezes.
Pedra de limpeza como a selenita (pedra que limpa as outras se colocadas juntas).
Qualquer uma das três alternativas acima funciona perfeitamente.
Lembre-se! Quando pensamos em limpeza, primeiro pensamos em banho, então, a água ainda é a forma mais eficaz.
Recarga: Colocar a pedra/gema ou cristal na terra ou vazo com terra de uma planta saudável. Deixe por 24 horas. Se puder obter os quatro elementos (fogo, água, ar e terra) melhor. Exemplo: vento, chuva ou orvalho, sol e terra.
Intenção/Programação: Qual papel ou energia você deseja que a pedra/gema ou cristal tenha e o que ela vibre de benéfico? Fale para a pedra/gema ou cristal o que deseja que ela faça. Programe a energia da pedra/gema ou cristal dessa forma.
Imagine essa pedra/gema ou cristal emanando suas cores em forma de raios de energia bem vivos e fazendo com que a magia aconteça enquanto ela estiver carregada.
Observe que será você direcionará a energia da pedra/gema ou cristal para que ela cumpra o objetivo que você quer.
Como saber se suas pedras/gemas ou cristal estão sem energia e descarregadas?
As pedras/gemas ou cristais são uma espécie de bateria, quanto maiores as energias densas e negativas, mais elas devem “trabalhar” e assim mais rápido elas gastam sua energia.
Se você pegar na pedra/gema ou cristal e sentir intuitivamente ela vazia, visualmente ofuscada, com pouco brilho e empoeirada, essa é a hora de fazer a limpeza.
Também podemos testar a pedra/gema ou cristal através do pêndulo de radiestesia para saber se ela está carregada ou não. Essa técnica é mais indicada para quem tem conhecimento dela.
Onde devem ser mantidas as pedras/gemas e cristais e como utilizá-las?
As pedras/gemas e cristais podem ser mantidos em diversos ambientes, dependendo da sua intenção. Podem ser utilizadas como amuletos protetores, curadores ou energizantes. Abaixo darei três exemplos de cada forma de utilizá-las em seu espaço.
Corpo/adornos: Pingentes, pulseiras, anéis, brincos, broches ou mesmo levadas dentro dos bolsos. Há quem use em piercings também.
Lembra das coroas, brincos, colares e cinturões dos antigos reis e sacerdotes? Não eram só meros adornos, eram amuletos com propriedades e intenções.
Pingente de quartzo rosa em formato de coração na altura do coração, no chacra cardíaco: usado para expandir o amor e energias de pureza. Faz com que a pessoa vibre essa energia dentro de si.
Brincos de ônix: Concentração, memória e proteção psíquica.
Pulseira de ametista: Para transmutar as energias negativas em positivas, para uma pessoa amiga. Aliás, a ametista é um ótimo presente para dar ao próximo que você deseja proteger.
De modo geral: para o equilíbrio e ou harmonização. Afinal, para cada ambiente existe uma energia diferenciada a ser utilizada, por exemplo, colocar uma pedra que emite uma energia que estimule a atividade seria como dormir em um quarto com todas as paredes vermelhas, ao som alto de rock, então a pessoa não iria conseguir descansar.
Estética X Necessidade: Você quer uma pedra porque ela é bonita ou porque ela tem a vibração que precisa? O ideal é que sejam os dois. Porém, nem todas as pedras são tão amigáveis aos olhos das pessoas. Geralmente as pessoas só percebem as pedras da sua casa quando são bonitas.
Decoração X Energia: Se você quer decoração compre pedras falsas lindíssimas, como pedras artificiais de vidros com desenhos. Isso se assemelha a você querer um jardim sem a energia dele, apenas por estética, então compraria flores de plástico ou pano. Se quer um jardim natural precisa de terra, plantas e cuidados. Com as pedras seguem o mesmo raciocínio.
Abaixo três exemplos das pedras para cada ambiente da casa:
Hall de Entrada: Qual energia você quer para sua entrada? Você pode utilizar uma pedra de proteção das energias negativas, a qual quem entrar por ali já vai deixar grande parte da carga ao passar pela pedra. Recomenda-se: Hematita, Calcita ou Turmalina Negra (quanto maior a pedra maior o poder).
Quarto do casal: Ambiente harmônico de lealdade, companheirismo e amor.
Recomenda-se: Esmeralda, Opala ou Turmalina Rosa.
Quarto de visita: Local de aconchego, boas energias e ambiente harmonizador.
Recomenda-se: Ametista, Água Marinha, Ágata.
Quarto de Criança: Ambiente de Alegria, Cura, Inteligência Emocional. Recomenda-se: Ametista, Ágata Rendada Azul, Pedra da Lua.
Banheiro: Transmutação, Desintoxicação, Energizante. Recomenda-se: Ametista, Quartzo Fumê, Cristal Translúcido (aquele que tem sete prismas de cores).
Corredores: Perseverança, Proteção, Boas Energias. Recomenda-se: Labradorita,
Obsidiana, Ametista.
Escritório/Biblioteca: Lugar de estudar, trabalhar, comunicar e ter concentração. Recomenda-se: Lápis-lazúli, Olho de Tigre, Citrino.
Sala de Estar: Tranquilidade, amizade, conexões. Recomenda-se: Celestita, Turquesa, Calcedônia.
Sala de Exercícios: Vitalidade, Coragem, Força. Recomenda-se: Cornalina Vermelha, Ágata de Fogo, Apatita Amarela.
Sala de TV: Proteção de radiações eletrônicas, concentração, descanso e prosperidade.
Recomenda-se: Aventurina, Ônix, Amazonita.
Dormitório de Pet: Transmutação, Amor, Aconchego. Recomenda-se: Ametista, Quartzo Rosa, Cristal Translúcido.
Cozinha: Proteção, Abundância, Prosperidade. Recomenda-se: Amazonita, Selenita, Safira Amarela.
Varanda: Vigor, Combate à Poluição, Proteção. Recomenda-se: Pedra do Sol, Rosa do Deserto, Jaspe. Jardim: Energia de Santuário, Conexão com a Terra, Conexão Espiritual. Recomenda- se: Ágata Musgo, Sardônix, Prehnita.
Sauna: Desintoxicação, Depuração, Limpeza. Recomenda-se: Turmalina Negra, Obsidiana, Hematita.
Piscina: Alegria, Frescor, Amizade. Recomenda-se: Citrino, Sardônix, Quartzo Neve (Leitoso).
Você pode utilizar “Pedra São Thomé” para jardins e piscinas ou até um “colchão energético” de ametistas para você dormir e facilitar a projeção astral, tudo depende da energia que você deseja para o local de sua casa.
ATENÇÃO: Evite deixar próximas pedras de características antagônicas, pois isso gera energia conflitante no ambiente. Esse assunto é vasto e espero que você tenha aprendido nesse artigo o básico para poder decorar seu ambiente com uma pedra ou cristal ou usar como um amuleto protetor.
“Sacerdotisa do rito lunar, Sibila trabalha com o tarot mitológico e busca encontrar a direção pelas cartas nas suas consultas. Com base nas revelações das cartas, ela traz ao consulente seus pontos sobre o caminho e a consciência como parte da jornada. Sibila faz parte dos especialistas na astrocentro e traz consigo mensagens de orientação e conselhos.”
O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…