Quando temos equilíbrio emocional, significa que estamos preparadas para mudanças súbitas em nossas vidas e que sabemos lidar com adversidades sem nos desesperar. Quando estamos equilibradas somos mais criativas, produtivas, temos mais satisfação pessoal e lidamos melhor com os outros. Por isso precisamos sempre buscar a paz interior e a clareza de mente. Para podermos ser a melhor versão de nós mesmas a todo momento.
O que é equilíbrio emocional
O equilíbrio emocional se reflete em todas as áreas de nossas vidas, desde relacionamentos até o trabalho. Perdeu o emprego? Claro que bate um desespero, mas logo em seguida vem aquela força interna que a levanta e faz com que busque outras opções ou até mesmo mude de carreira. O casamento está em crise? Não é motivo para sair correndo, mas para analisar o que a deixa insatisfeita e como mudar. O equilíbrio não significa a ausência de emoção, como imaginamos, mas sim, a reação que temos ao mundo. Se vemos uma pessoa sofrendo, conseguimos nos colocar em seu lugar, mas temos a consciência de que o problema não é nosso. Isso é equilíbrio.
O desequilíbrio emocional traz aquela insatisfação geral com a vida, a sensação de impotência e de que nada acontece da maneira que queremos. Isso pode gerar doenças psicológicas como depressão, estresse e pânico, como também problemas físicos, como enxaqueca, gastrite e alergias. Por isso é tão importante buscarmos o famoso equilíbrio emocional. Pois só com ele podemos ter uma vida plena, saudável e feliz.
Veja algumas maneiras de ter equilíbrio emocional
- Meditação – existem diversas técnicas e todas são ótimas para limpar a mente, clarear as ideias e mudar a sua atitude perante a vida.
- Lide com os seus sentimentos – não tente camuflar o que sente. Mesmo que se sinta envergonhada de assumir, encontre uma maneira de extravasá-los. Pode ser escrevendo um diário, fazendo terapia ou desabafando com uma amiga.
- Mexa-se! – As atividades físicas liberam endorfinas e nos ajudam a acalmar a ansiedade, o estresse e a frustração. Está com raiva? Vá dar uma corrida no quarteirão!
- Terapias alternativas – cromoretaria, aromaterapia, florais, acupuntura, Reiki e outras opções podem ajudá-la a encontrar o equilíbrio. Procure profissionais de confiança.
- Natureza – passe um tempo ao ar livre, pise na grama e desacelere o ritmo de vez em quando. Isso acalma a mente, o corpo e o espírito.
- Sim ao ócio! – Deixe um espaço reservado na agenda para não fazer nada. Esses períodos são ótimos para você pensar sobre a vida, refletir sobre suas escolhas e tomar as melhores decisões, sem se estressar demais.
Agora que você já sabe como ter equilíbrio emocional, veja como manter um pensamento positivo:
- Como lidar com a tristeza
- O poder do pensamento positivo
- Como ter uma atitude positiva
- Acabe com o complexo de culpa
- Você sabe quais são os sintomas da enxaqueca?