No inicio de um relacionamento amoroso, não paramos para pensar se um dia ele vai acabar ou não. Estamos apaixonados, dispostos a viver uma vida a dois e planejando o futuros. Se criam sonhos em comum.
Quando esse relacionamento acaba, a sensação que vem é que tomamos uma pontada no coração. A dor emocional é tão grande que parece até uma dor física e a sensação de estar perdido cresce junto um vazio enorme que começa a preencher seu peito.
Que tal bater um papo sobre fim de relacionamento e como lidamos com isso? E o mais importante mostrar que vai ficar tudo bem…
Como lidar com o luto do fim de um relacionamento?
Quando o fim de um relacionamento chega, vem todos os sentimentos possíveis ao mesmo tempo: Amor, raiva, tristeza, saudade, ansiedade e por aí vai.
Afinal, todas as nossas expectativas criadas para o futuro com aquela pessoa acabaram de cair por terra. E aí chega um momento em que a única pergunta que nos vem na cabeça é:
“E AGORA?”
Bom, primeiro de tudo… estamos aqui para dizer:
“Calma, vai ficar tudo bem”
Apesar de parecer clichê, é a única certeza que se pode ter depois de um fim de relacionamento. Veja algumas dicas que todo mundo deveria ouvir quando está passando por um término. Elas que vão te ajudar a superar essa fase de uma forma menos dolorida.
Entenda sua dor
As pessoas tem uma mania de ignorar ou tentar ignorar a dor que vem junto do fim de um relacionamento. Porém, quanto mais você mente pra si mesmo mais difícil de superar fica.
Esse é o momento de chorar, ver um filme triste com aquele brigadeiro do lado e sentir a dor. É preciso encarar de frente, entendê-la e colocá-la para fora.
Está tudo bem estar triste porque você encerrou um ciclo da sua vida que foi importante. Isso pode causar muita dor e cada um tempo o seu tempo. Então, não se culpa por estar sofrendo e nem se sinta pressionado a superar logo;
Bloquear das suas redes sociais
Muitos dizem que bloquear ex depois do relacionamento é coisa de gente infantil quando na realidade é apenas uma forma de preservar a sua saúde mental. Não adianta ficar olhando o que a pessoa posta, onde está ou com quem está.
Neste momento, não dá para ficar procurando informação sobre o outro porque sabemos que no final só vai machucar e doer mais.
Então, se for preciso bloqueie tudo! Pelo menos, até as coisas começarem a melhorar e aquilo não doer mais.
Isso vale também para pessoas que vierem da pessoa para você. Deixe claro aos seus amigos e conhecidos que qualquer informação que não te diz respeito não precisa ser passada. Evite frequentar um lugar que você sabe que vai encontrar, lembre-se dos gatilhos que isso trás. Muitas vezes, e um pode até acabar com o seu rolê.
Cuide de você
É clichê, mas é verdadeiro. Depois do fim de relacionamento, é o momento em que você precisa estar 100% por você. Depois de sentir e externalizar toda a dor, é a hora de reagir e por um cropped – rs. Você pode:
- Começar algum exercício.
- Entrar em algum curso.
- Fazer terapia.
- Fazer meditação.
- Yoga.
Faça algo que sempre quis fazer e nunca deu, como:
- Uma viagem.
- Mudança de visual.
- Se mudar de cidade ou país.
Qualquer coisa que te conecte consigo mesma e te faça perceber o quão importante você é para esse mundo. Essas mudanças de hábitos farão você se sentir mais completa e ,principalmente, irão distrair sua cabeça para que os pensamentos negativos não tomem conta.
Entenda que você também é uma perda muito grande
Temos a mania de achar que a pessoa está bem ou que nem está sofrendo pela nossa partida da mesma forma que nós. Mas você precisa entender que você também é uma grande perda e tem o seu valor.
Caso a pessoa realmente não esteja mal com a sua partida, só é mais um motivo para ter certeza que não era a pessoa certa.
Lembre o motivo para o fim do relacionamento
Quando o fim do relacionamento chega, entramos na fase de negação. Começamos a lembrar do relacionamento como se fosse perfeito e ficamos nos questionando o porquê acabou.
Isso aumenta ainda mais a nossa dor. Cuidado, porque isso são os nossos pensamentos nos auto sabotando.
Por esse motivo, é sempre bom relembrar o que porquê do término ou até coisas que aconteciam durante o relacionamento que não te agradava tanto. Assim, voltamos a entender que o melhor realmente era o fim.
Autoconhecimento após o fim do relacionamento
Quando passamos por um fim de relacionamento achamos que nunca vamos superar ou conseguir amar de novo. Calma, com o tempo as coisas melhoram e nos acostumamos com a ausência da pessoa.
Ainda mais quando percebemos que no lugar do sofrimento, o que fica é apenas com aquela nostalgia pelo que um dia foi vivido. Não fique procurando engatar um relacionamento atrás do outro, entenda que você é a sua melhor companhia.
Melhor estarmos sozinhas do que mal acompanhadas. O mais importante é que o tempo cura tudo, sem pressa. Hoje pode ser uma dor insuportável, mas quando perceber passou!
Agora que falamos sobre fim de relacionamentos, que tal realizar uma consulta para obter direcionamentos nessa nova fase? Alem de ser uma porta para se conhecer melhor, você também pode se afastar das ilusões da vida de solteira. Aproveite e veja também: