A meditação é uma prática milenar que possibilita o desenvolvimento humano. Através da prática é possível alcançar resultados como autocontrole, autoconhecimento e equilíbrio espiritual. Existem várias formas de meditação, cada uma com sua peculiaridade. Que tal descobrir as principais e ficar por dentro de como praticar?
Benefícios nas formas de meditação
Antes de falarmos das formas e dicas de meditação, é interessante conhecer os benefícios que essa prática pode proporcionar na sua vida. Desde a antiguidade, as pessoas praticam a meditação como caminho para se alcançar a paz interior. Pesquisas mais recentes indicam que a prática da meditação pode ajudar a melhorar a concentração, o sistema respiratório e circulatório.
O homem está em constante busca pela felicidade, o que nem sempre é encontrado do lado de fora. A felicidade muitas vezes depende do lado interior. Através da meditação é possível olhar para dentro, deixando de lado aspectos do mundo material. Dessa forma, tornamo-nos mais conscientes de nós mesmos.
As formas de meditação variam muito. As regras não são rígidas, justamente por se tratar de uma atividade que deve ser, acima de tudo, relaxante. Cada pessoa encontra paz de determinada maneira. Por isso é comum que algumas pessoas meditem sentadas, enquanto outras permanecem em pé durante a prática, por exemplo.
Agora vamos falar sobre as principais formas de meditação, dando dicas que vão lhe ajudar a incorporar essa prática no seu cotidiano. Você verá que cada uma possui sua peculiaridade e característica distintiva. São formas diferentes para se alcançar o mesmo resultado: a paz espiritual.
Entenda as formas de meditação usando mantra
Uma das formas de meditação mais práticas é a meditação com a utilização de mantra. Para quem está começando na prática meditativa, ou possui dificuldade para concentração, essa modalidade é a mais indicada. Um mantra nada mais é do que uma palavra ou frase repetida várias vezes, na mesma frequência.
Enquanto muitas pessoas preferem ficar em silêncio durante a meditação, várias outras repetem calmamente seu mantra. Deve existir foco também na respiração e na concentração. O mantra ajuda a canalizar a atenção, de modo que o mundo exterior vai deixando de exercer influência sobre a pessoa.
E se você está procurando por dicas de meditação utilizando o mantra, saiba que qualquer palavra pode ser utilizada. E, se estiver sem criatividade, ou não souber por onde começar, pode repetir o mantra “Om”. Trata-se de uma repetição universal, bastante útil para se alcançar a concentração plena.
Meditação Vipassana
Essa modalidade de meditação é originária da Índia. O seu foco reside na respiração e na concentração e tem por característica permitir ver as coisas como elas realmente são. São vários os benefícios proporcionados pela meditação Vipassana, como o autocontrole, a diminuição dos níveis de estresse, o bem-estar físico e mental e ganho de concentração.
Meditação deitada – cuidado para não dormir
Se você pensa que só é possível meditar naquela posição tradicional, com as pernas cruzadas, está enganado. Muitas pessoas meditam em pé e até mesmo durante corridas e caminhadas. Claro, para que isso seja possível é preciso ter bastante autocontrole. Mas saiba que é possível meditar na cama, deitado. Essa é uma das formas de meditação que mais promovem o relaxamento.
Quando estamos deitados, o senso de conforto é muito maior. Mas, como meditar não significa dormir, é preciso tomar cuidado. Manter o corpo e a mente conscientes é fundamental para que a meditação surta os efeitos desejados.
Meditação usando velas
Uma excelente maneira de meditar é através da utilização de velas no ambiente. Elas podem ser de várias cores e perfumes, você escolhe. O cuidado aqui fica por conta do local onde as velas devem ser posicionadas. Como a meditação envolve concentração, escolha um lugar seguro para acender as velas. Dessa forma você não terá com o que se preocupar.
Algumas dicas de meditação com vela para você incrementar a prática: durante a meditação com velas, repetir um mantra pode ajudar a atingir mais facilmente o estado de concentração plena. Se preferir, adicione também incensos para garantir um ambiente ainda mais acolhedor e com propriedades calmantes.
Formas de meditação guiada
Por fim, uma das formas de meditação mais indicadas para iniciantes, principalmente para aqueles que têm dificuldade em meditar sozinhos. A meditação guiada funciona através do intermédio de um terceiro. Ele ajuda no processo de relaxamento, conduzindo a prática. Em muitos casos, são utilizados áudios durante o processo de meditação, quando realizada pela internet.
Basicamente, a meditação guiada é uma técnica de relaxamento, que conduz os participantes a entrarem em um estado de calma e tranquilidade. Fornece os mesmos benefícios das outras formas de meditação, com a vantagem de que pode ser mais facilmente executada por pessoas inexperientes e com dificuldade de concentração.
Agora que você conhece várias dicas de meditação e os tipos de técnicas utilizadas, que tal experimentar? Faça da meditação um hábito e aproveite todos os benefícios que essa prática pode lhe proporcionar.
Aproveite que você aprendeu diversas formas de meditação, veja também:
- Aprenda um exercício de meditação matinal e tenha mais concentração e energia
- Meditação para relaxar e dormir – Acabe com os problemas de insônia
- Meditação para dormir em paz