Todo mundo mais cedo ou mas tarde já se deparou diante de alguma história dos vikings. Trata-se de uma das civilizações mais antigas e curiosas da humanidade. Até hoje eles fazem parte do imaginário social, sendo representados em filmes, séries televisivas, teatros, brinquedos e de outras formas. Quem foram os vikings? Onde eles viviam? Descubra tudo neste post.
Onde viviam os vikings?
Muitas pessoas são curiosas com relação aos vikings, mas não sabem onde esse povo morava, quais os seus costumes, hábitos e crenças. Trata-se de uma civilização antiga, que residia na Escandinávia. Essa região não existe mais. Sabe quais países estão em seu lugar? Suécia, Dinamarca e Noruega.
Os vikings eram conhecidos como nórdicos, desenvolveram uma cultura muito rica, que até hoje influencia nas tradições dos povos desses países. Entre suas atividades estavam a agricultura, o artesanato e o comércio por embarcações.
A história dos vikings não pode ser contada sem que se fale das navegações. A vida dessa civilização era voltada em grande parte para os mares. Muitos deles eram piratas, navegavam e comercializavam produtos. E se você acha que eles eram inofensivos, está enganado. Os vikings saqueavam outras cidades e povoados com frequência.
Artefatos vikings como facas, ferramentas e acessórios podem ser encontrados até hoje. São peças únicas que remetem a um povo rico em tradições, costumes e crenças. Muitos acreditam, inclusive, que os vikings eram próximos de entidades espirituais, que os protegiam em suas atividades diárias.
A história dos vikings e as invasões
Sabia que os vikings ficaram conhecidos pelas suas habilidades de combate? Enquanto os povos mais civilizados eram treinados em combates formais, os vikings possuíam grande força física, não tinham medo da morte e partiam para o ataque. Por isso, conseguiam grande sucesso em seus conflitos. A história dos vikings é repleta de lutas e invasões.
Os principais ataques ocorriam na região da Bretanha, onde hoje fica o Reino Unido. Uma das maiores ações foi no fim do século VIII. Um grande exército viking invadiu e conquistou boa parte da região britânica. O território dominado pelos vikings cresceu bastante nesse período. Não satisfeitos, eles começaram a invadir regiões da Escócia.
Política da civilização viking
Se você está procurando saber como era a política dos vikings, temos algumas informações que vão te ajudar. Os artefatos vikings estão aí para nos mostrar um pouco sobre a cultura e organização social dessa civilização. A figura do rei era central para o povo viking. Logo abaixo do rei estavam os condes e os chefes tribais.
Por estarem mais próximos do povo, os chefes tribais dispunham de grande autoridade. Quando algum assunto deveria ser decidido, os chefes eram convocados em reuniões, junto à população. Nesses encontros eles decidiam as leis da comunidade e as punições aos crimes cometidos.
A religião da civilização viking
A história dos vikings passa também pela questão religiosa. Diferente do que acontece em religiões monoteístas como o cristianismo, os vikings acreditavam em muitos deuses. As adorações eram individuais e coletivas, em eventos abertos de devoção. As lendas vikings são muito ricas e contam sobre combates entre deuses e gigantes.
Odin era adorado pelos vikings como sendo o Deus dos Deuses. Ou seja, o mais forte dentre todos os que existiam. Thor, filho de Odin, era o Deus mais popular, protegendo os vikings. Com o avanço das demais religiões no mundo, os vikings foram convertidos a outras crenças.
Além de acreditarem em deuses, os vikings tinham uma tradição muito forte para crenças e espiritualidade. A palavra dos oráculos era levada em consideração, pois revelava coisas além do tempo. Eles conseguiam entender o presente, o passado e o futuro. As runas, como futhark, sempre foram utilizadas para a leitura.
A perda da identidade religiosa não foi o único motivo para o fim da civilização viking. Vários conflitos envolvendo os nobres da Normandia e os ingleses contribuíram para que essa sociedade deixasse de existir. Eles podem ser lembrados de várias formas. Existem artigos, artefatos e outros itens que permitem conhecer de perto a cultura viking.
Os artefatos vikings
Gostou da história dos vikings? Então está na hora de conhecer alguns elementos que marcam a cultura dessa civilização. Em termos de religiosidade, eles eram considerados pagãos. O kit de enfeite pagão crânio de animais mostra um pouco dos costumes deste povo. Os animais sempre estiveram presentes em seus rituais.
Além das vestimentas, eles eram muito interessados em acessórios como colares, pulseiras e tornozeleiras. Eram elementos de proteção, que ajudavam no dia a dia. Exemplo disso é a pulseira viking de cobre, cuja forma remete ao tempo em que a civilização viking era dominante. Os acessórios eram confeccionados para proporcionar não apenas proteção, mas também beleza.
Conforme mencionado, as runas sempre estiveram presentes entre os vikings. Eram utilizadas pelos videntes e oraculistas para adivinhar o futuro. Consultar runas era extremamente importante para eles. Geralmente, essas premonições seriam para ajudar os vikings em suas batalhas e guerras, bem como no trabalho. Até hoje o jogo de runas é utilizado.
Onde comprar artefatos e artigos vikings
Os artigos vikings, bem como os artefatos que remetem a essa civilização, podem ser adquiridos pela internet. São peças únicas, que traduzem bem os costumes e crenças desse povo. Os vikings foram muito importantes para a história da humanidade.
Os artigos vikings são mais do que peças decorativas. São itens repletos de significado religioso, histórico, mágico e profético. O kit de enfeite pagão crânio de animais, por exemplo, mostra a força dos rituais para a civilização viking. Eles eram pessoas fortes, extremamente habilidosos na luta e com grande inteligência para o comércio e navegações.
Essa é a história dos vikings. Se você ficou curioso, não deixe de conferir os artefatos deste povo. Eles vão te ajudar a entender melhor essa civilização e experimentar um pouco da magia que eles possuíam. Desenvolva o seu lado espiritual, mantenha contato com as divindades e tenha a força e sabedoria dos vikings.