Frequentemente, somos instruídos a ouvir nosso pressentimento ou nossa intuição, mas às vezes pode ser difícil dizer se é nosso instinto nos dizendo que algo não está certo ou se o pensamento exagerado e a ansiedade turvam nosso julgamento. Aqui está como você pode saber a diferença entre intuição e paranoia.
O que é intuição?
A intuição pode se manifestar de diferentes maneiras, mas geralmente é uma voz baixa, um sentimento ou uma imagem que vem à sua cabeça em um momento inesperado. Normalmente, não há muita emoção por trás disso.
O sentimento inicial de uma mensagem intuitiva é quase sempre muito neutro. Urgente às vezes, mas geralmente não é assustador ou perturbador. É apenas quando começamos a PENSAR sobre isso que nosso medo é acionado ou entramos em pânico ou ansiedade pensando em como iremos reagir.
A intuição também pode aparecer como uma leve vibração de ansiedade quando alguma pessoa ou situação parece “desligada”, mas você não consegue identificar uma razão lógica para isso. Uma situação pode parecer boa superficialmente, sem nada razoável para suportar seu desconforto, mas em algum nível, você está ciente de um problema com ela.
Isso causa uma sensação de inquietação na mente e no corpo porque existe uma contradição. Algumas pessoas me dizem que sentem uma dor estranha ou um nó em algum lugar do corpo, geralmente no estômago, quando algo não está certo.
Sentimentos no relacionamento
Quando você está no meio de uma névoa de amor, pode ser fácil se deixar levar e perder os sinais de alerta e bandeiras vermelhas. Por outro lado, se você é uma pessoa ansiosa, ou talvez já tenha se machucado antes, pode estar se preocupando incessantemente. Você também pode se sentir com uma sensação mesquinha no fundo de sua mente. Essa voz tranquila é intuição, e é isso que você deve estar sempre atento.
Não vá sozinho
Pode ser perigoso seguir a sua intuição o tempo todo, pois é fácil confundir isso com o medo de que algo esteja errado, ao invés de um sentimento real. Se você sentir que algo está errado e é apoiado por algo mais sólido, mesmo uma leve bandeira vermelha, você deve seguir sua intuição. Isso é particularmente importante nos relacionamentos, pois pode ser a maneira como você identifica um agressor ou alguém sendo infiel. Um narcisista fará com que você duvide de suas crenças e comece a enfurecê-lo de modo que você se sinta como se não pudesse confiar em si mesmo.
Intuição ou paranoia?
A intuição geralmente é menos uma ação de pensamento verbal e mais um sentido ou vibração profunda que você sente dentro de você. Pensar demais é menos profundo e ocorre mais em sua cabeça – geralmente como uma tagarelice incessante.
Às vezes, um pode levar ao outro; por exemplo, se você ignorar um pressentimento, isso pode se transformar em uma reflexão excessiva. Nesse caso, é importante dar um passo atrás e considerar porque você está em uma espiral e descobrir se há algo subjacente que você precisa examinar.
Ir caminhar
Se você está tentando tomar uma decisão, mas está lutando para decidir se está sendo guiado pela sua intuição ou apenas ansioso para pensar, a melhor coisa a fazer para ter a ideia certa é dar um passeio. Tente não pensar sobre a questão diretamente e apenas aproveite o ar fresco. Ao final da caminhada, você saberá qual deve ser a resposta.
Pesquise sugestões de que, ao fazer isso, você não estará mais lutando para racionalizar as coisas e seu cérebro ficará quieto, e assim sua intuição será capaz de brilhar e apontar a direção certa.
Aprender a diferenciar entre o instinto e o paranoia é uma habilidade difícil de aprender, mas que, uma vez aperfeiçoada, será muito útil para você no futuro. Quando nossa intuição está nos dizendo algo, é importante prestar atenção a seus avisos, mas esteja atento para não confundir isso com nossa própria reflexão ansiosa. Afinal, trata-se de dizer a diferença entre intuição e paranoia.
Intuição ou paranoia: dica final
De qualquer forma, nunca se esqueça de procurar um profissional de saúde para avaliar os sintomas. As doenças psicológicas podem pior se não forem tratadas da maneira adequada.