Todo povo tem sua história e sem dúvidas é movida a elas. E uma das formas de expressão cultural e histórica é por meio das lendas. Mas afinal, o que é lenda? Essa narrativa está presente na vida da sociedade há muito tempo, e vai passando de geração em geração. Quase todo mundo, durante um diálogo, já presenciou alguém utilizando a lenda como argumentação. Como assim? É comum o uso do termo para se referir a algo que parece mentira como “ah, isso aí é lenda”. Mas será que isso é verídico? Confira a seguir.
Definição: o que é lenda?
Mais do que uma mera expressão ou figura de linguagem, a lenda faz parte da cultura e da história de uma sociedade. A definição do que é lenda é relativamente simples: trata-se de uma história narrada que tenta explicar eventos tratados como misteriosos ou sem explicações naturais.
Uma das características típicas das lendas é o que se pode chamar de “efeito telefone sem fio”, ou seja, a reprodução das narrativas para terceiras pessoas. Essa transmissão acaba sempre apresentando uma alteração ou outra, acabando por modificar aos poucos o conteúdo da narrativa.
Importante ressaltar: As lendas acabaram transformando-se também em traços importantes da representação social e cultural de um país.
Lenda é a mesma coisa que mito?
Embora tenham uma função muito semelhante (explicar algo que uma sociedade não tivesse respostas práticas), mito e lenda não são sinônimos perfeitos.
A diferença está no foco das narrativas. Os mitos são voltados para explicações com função prática para a sociedade. Busca explicar a origem do mundo e dos homens, muitos deles relacionados com deuses, tais como a mitologia grega. Tentam explicar a realidade através de histórias sagradas – incluindo também alguns valores. – Mas não possuem fatos concretos para serem tidas como verdadeiras.
Como você viu na definição de o que é lenda, esse tipo de narrativa já é mais voltada a tradição oral – ainda que possa ser encontradas em livros atualmente -, tentam explicar acontecimentos misteriosos e por serem passadas de boca em boca, acabam sofrendo alterações em seu “modelo original”. É como se fosse uma grande fofoca: “Ele que contou pra ele, que falou pra ela, que disse dela…” E quando chega no último receptor a mensagem está totalmente diferente que a inicial.
De qualquer forma, ambos fazem parte da história de uma sociedade. As narrativas estão enraizadas dentro dos povos e se transmitem com força entre diferentes gerações.
Principais tipos de lendas
As lendas vão se adaptando com o passar do tempo e de acordo com as gerações que as contam. Basicamente existem dois tipos principais de lendas dentro do Brasil: a lenda folclórica e a lenda urbana.
- Lenda folclórica
Quem nunca ouviu falar sobre o Saci-Pererê, o Boto cor-de-rosa ou o Curupira? Esses são alguns dos principais personagens do universo brasileiro e que seguem vivos mesmo com o passar do tempo.
O folclore brasileiro não tem apenas as lendas, mas inclui também músicas, cantigas e outros aspectos culturais. É inegável, porém, a influência das lendas para a história brasileira. Ela apresenta traços marcantes da sociedade e por isso permanecem vivas na memória mesmo passando tanto tempo.
- Lenda urbana
As lendas urbanas acompanham a definição de o que é lenda, mas com uma atualização mais recente do que as versões folclóricas. Elas possuem uma visão mais moderna, trazendo temáticas que se adaptam ao tempo contemporâneo.
O objetivo segue o mesmo: discutir temáticas que a ciência não consegue desvendar com certeza. Algumas são bem famosas como a lenda da loira do banheiro ou do chupa-cabra.
Por se tratar de algo voltado ao universo misterioso é bem comum que essas lendas apresentem algum caráter de conspiração e medo.
Agora que você já entendeu melhor sobre o que é lenda, aproveite e leia também:
- Por que dia 31 de outubro é dia das bruxas?
- Contos e lendas de halloween
- Lendas urbanas brasileiras
- Entenda o que é Wicca (bruxaria)
- Deuses da mitologia grega