Diariamente é inevitável convivermos com muitas pessoas. Temos os colegas de trabalho ou da faculdade, prestadores de serviço, como o atendente da padaria, familiares, amigos e, em várias situações, nos deparamos com pessoas mais “geniosas” e nem sempre estamos preparados e sabemos como lidar com pessoas difíceis.
Essas “pessoas difíceis” são fáceis de serem identificadas. Normalmente elas querem dificultar tudo para você e para os outros que as cercam, geralmente reclamam o tempo todo e sobre tudo! E também costumam pôr a culpa das coisas desagradáveis que acontecem com ela em outras pessoas, e até no universo.
Por todas essas razões, o primeiro passo para saber como lidar com pessoas difíceis é melhorar o seu autoconhecimento. Você precisa conhecer os seus limites para saber até que ponto você consegue conviver de maneira minimamente saudável com uma pessoa desagradável.
Veja também:
- Salmo para angústia
- Como fazer limpeza espiritual
- Salmos da amizade
- Oração do trabalho
- Banhos de ervas de descarrego
Dicas de como lidar com pessoas difíceis
É preciso se autoconhecer para que a convivência não se torne tóxica para você e comece a te afetar emocionalmente ou profissionalmente, e por isso é preciso saber a hora de se retirar.
Saber se retirar se faz necessário, pois muitas vezes essas pessoas criam situações muito desagradáveis e estressantes, e você deve entender que nem sempre você precisa se submeter a isso. Aliás se retire SEMPRE que possível, não se torture convivendo com essa pessoa se você pode evitar.
Quando você não puder evitar a convivência com a pessoa, seja compreensiva, pois isso pode evitar muitas discussões e confrontos desagradáveis. Pode parecer injusto pedir para que a compreensão venha da sua parte, mas não é!
Geralmente essas pessoas com gênios e temperamentos muito fortes são assim por alguma razão e às vezes isso foge do controle delas, e se você também se portar de maneira intolerante, a convivência vai ficar para lá de insuportável.Não temos como saber se elas tiveram uma briga em casa, se têm alguém na família com problemas, enfim, existem muitos motivos que azedam o humor.
Dessa maneira, se você puder oferecer compreensão, principalmente se você se encontra com essa pessoa todos os dias, pode ter certeza que quem mais ganha com isso é você! Você irá se estressar menos e sofrer menos com as atitudes do outro.
Mas quando você não estiver muito disposta ou não estiver conseguindo ser compreensiva, o melhor é ignorar! Ignore a presença da pessoa, suas atitudes e tudo o que ela disser. Essa com certeza também é uma boa tática para evitar que você se desgaste e se estresse.
Além de ignorar as atitudes negativas da pessoa no momento em que elas ocorrem, é muito importante continuar ignorando depois, não deixe que ela fique ocupando os seus pensamentos e trazendo sentimentos ruins.
Porém, se mesmo com todas essas dicas de como lidar com pessoas difíceis a convivência permanecer insuportável e você não puder sair do convívio, pode ser necessário buscar uma ajuda profissional, um psicólogo, para que você possa falar sobre o assunto e não ficar guardando raiva e ressentimento dentro de você, pois isso só te fará mal.
Resumindo, não existe uma fórmula precisa de como lidar com pessoas difíceis, vai depender da frequência com a qual você as encontra, se de alguma maneira elas estão hierarquicamente acima de você, enfim são vários os fatores que vão influenciar a sua relação com essas pessoas, mas o mais importante é focar em você, na sua saúde mental e física, no seu bem-estar!
Lidar com pessoas difíceis não precisa ser um grande sofrimento. Apenas mude o foco, mantenha-se concentrada em um objetivo e tente não levar tanto para o pessoal!