A perda de uma pessoa querida nos derruba, nos faz questionar o que é a vida e qual o sentido de estarmos aqui. Mas acredite, este é um pensamento comum quando temos de passar pelo luto e suas fases.
Afinal, quando estamos de luto por alguém, é como se todo o resto em nossa volta perdesse o sentido.
Guardadas as proporções, quando alguém próximo parte para sempre, a dor pode ser tão profunda que não temos força para pensar.
Pois, fica apenas aquele gosto amargo do luto que parece não ir embora nunca mais.
Porém, não se prenda a esse sentimento, pois se você está passando ou se já passou por essa experiência, saiba que as memórias são eternas, mas o luto não precisa ser.
Portanto, continue por aqui e confira como passar por um momento tão delicado como o do luto e suas fases.
Luto e suas fases – Sentido na vida e morte
Parte do que nos faz lembrar de uma pessoa é o sentido o qual ela fez em nossa vida.
Como é o exemplo de casos de familiares:
- os conselhos de um pai;
- as receitas especiais da mãe;
- as risadas e brigas dos irmãos.
Enfim, tudo o que nos faz lembrar das pessoas que tem um sentido em nossas vidas.
Contudo, o luto e suas fases podem ser menos dolorosos quando não temos tanta proximidade da pessoa que faleceu, o que traz um questionamento:
‘Quanto maior o amor em vida, maior a dor na morte’
Certamente este é um pensamento válido quando se trata da perda de uma pessoa, e a maneira mais confortável de lidar com isso é justamente cultivar as boas lembranças.
Pois as pessoas jamais morrerão totalmente se mantivermos aqueles fragmentos, dela em vida, seja na tentativa de replicar a sua receita num domingo, ou lembrando nos conselhos que recebeu ao fim de um dia… Seja em qualquer lembrança que nos une aos valores daqueles que partiram.
Afinal, é disso que se trata, na vida ou na morte, o que prevalece são os valores.
Como tornar mais confortável o luto e suas fases
Certamente não é tão simples tentar suavizar algo como o luto, mas na tentativa, existe uma possibilidade de oferecer o ombro amigo, para aqueles à sua volta que estão passando pela dor extrema da perda.
Contudo, esta pode ser uma atitude simples.
- ouça as pessoas;
- abrace-as e as deixem chorar;
- organize as coisas e mantenha a calma.
Especialmente se você não for tão emotivo, ou se guardar as suas emoções para mais tarde, os momentos do velório e do enterro é quando as pessoas mais precisarão de você.
Pois seja essa mão amiga no momento do luto e suas fases.
Ademais, após um tempo, o luto pode vir a se estender, quando:
- olhamos velhas fotos;
- nos deparamos com os objetos de quem morreu;
- lembramos dos momentos juntos em ambientes como a casa.
Enfim, são fases que irão mudar e que podem te levar a um sofrimento a longo prazo. Contudo, mudar o ambiente pode fazer com que as baixas vibrações causadas pela lamúria e pela dor sejam amenizadas ou dissipadas.
E um bom método para melhorar ambientes é com o feng shui fácil, pois ele pode conter as energias negativas que podem afetar a sua casa ou trabalho. E nós disponibilizamos o curso de feng shui fácil para você, experimente.
A morte pode ser celebrada!
Parece meio estranho afirmar isso não é mesmo?
Mas saiba que a celebração dos mortos é algo muito peculiar na cultura mexicana, afinal, existe uma data dedicada a exaltar os mortos onde os vivos são visitados por seus parentes que já se foram.
Contudo a dito “dia de los muertos” tem sua tradição baseada na cultura indígena, que acredita fortemente na influência dos espíritos, assim como as religiões:
- umbanda;
- espiritismo;
- candomblé.
Ademais, esta é uma data que serve como encontro dos vivos com os mortos, e que pode ser uma oportunidade para que as pessoas se despedem de seus entes queridos e lhes mande mensagens de amor e gratidão.
E claro que isso é regado de muita:
- comida;
- bebida;
- música;
- apresentações;
- maquiagens e roupas tradicionais.
Bem como as mesas de médiuns, onde as pessoas procuram para se comunicar e despertar a sua sensibilidade espiritual. Mas você não precisa ir até o México para experimentar este contato.
Pois nós disponibilizamos vários especialistas médiuns em nosso blog, e por aqui você pode conferir este contato com espíritos dos que já se foram.
Por fim, algo muito parecido é celebrado aqui no Brasil. Se trata do dia de todos os santos, pois este é um feriado que exalta as pessoas que já morreram de maneira que lembramos das coisas boas e agradecemos pela vida.
Luto e suas fases, você não precisa sofrer para sempre
À medida que passamos pelo luto e suas fases, nós mudamos e crescemos como pessoas, mas essa ideia é tão sutil que mal percebemos.
Contudo, a dor por pior que seja, nos faz entender melhor quais são os ciclos da vida, e que há um tempo de nascer, outro de morrer. E isso é perfeitamente normal, afinal somos todos mortais.
Porém, essa maturidade não precisa ser ganha às custas do seu sofrimento, pois o luto é um processo, que fará com que você aceite melhor a sua perda e a deixe dormir no seu coração.
Enfim, para que você passe por essas fases de maneira mais saudável emocionalmente, você pode adotar práticas edificantes. E que podem te ajudar a ocupar seus pensamentos e o próprio tempo.
Estou falando das terapias holísticas, pois além de complementarem algum tratamento médico ou psicológico, elas podem ser feitas independentemente, te ajudando a alcançar um novo patamar de qualidade de vida, como:
- yoga;
- meditação;
- homeopatia;
- aromaterapia;
- acupuntura;
- reiki;
- cromoterapia.
Entre outras técnicas conhecidas.
Mas se você tem dúvidas sobre qual é a mais adequada a você, fale com um de nossos especialistas em terapias holísticas, pois ele pode te ajudar a escolher as melhores opções e passar pelo luto e suas fases de maneira mais confortável.
Ademais, nós desejamos que você se recupere desta fase difícil e que mesmo com a possível perda você encontre o seu caminho estando em paz com o seu coração e com você mesma.
Nos vemos no próximo encontro, até lá!