Para aliviar o estresse do dia-a-dia ou até mesmo superar um trauma passado, os mantras xamânicos são verdadeiros instrumentos de cura. Isso porque os mantras xamânicos são compostos por palavras de poder ou cânticos que emitem energias que atravessam as camadas mais profundas do seu ser para purificar o seu corpo físico e espiritual.
Sendo assim, na próxima vez que você se sentir perdida e sem rumo, aposte no poder dos mantras do xamanismo para se reencontrar e descobrir novas perspectivas de vida. Além disso, esse método terapêutico também é capaz de equilibrar o ambiente, gerar bem-estar e harmonia.
Para aproveitar de todos os benefícios dos mantras de cura xamânica, fique por aqui e aprenda mais sobre eles e como praticá-los.
O que são mantras xamânicos?
Para entender o que são mantras xamânicos, é preciso saber que a palavra “mantra” significa a proteção da mente – MAN representa a mente e TRA, proteção. Porém, existem culturas ancestrais que traduziam o seu significado como “aquietar a mente e silenciar o pensamento”.
Sendo assim, é correto afirmar que as palavras de poder dos mantras funcionam como verdadeiros tranquilizantes da alma. Isso acontece porque a união entre as vibrações emitidas pelos mantras e a sua intenção se transforma em um catalisador de energias positivas capazes de limpar as impurezas.
Além disso, os mantras xamânicos servem para a proteção da mente, inclusive, durante os rituais de viagem xamânicas. Nos quais, com a ajuda da ayahuasca, você pode enfrentar um trauma do passado, solucionar alguma dificuldade, encontrar seu animal de poder, assim como descobrir traços ocultos da sua personalidade.
Apesar de ser muito popular na Índia, principalmente, nas práticas de yoga e meditação, você sabia que os mantras se originaram nos povos tradicionais e indígenas? De acordo com antropólogos e historiadores, os mantras foram introduzidos pelos xamãs em rituais de cura, como uma experiência milenar.
O ritual com mantras xamânicos acontecem com a orientação de um xamã acompanhado dos guias e espíritos ancestrais para induzir os participantes a determinados estados de consciência. Além disso, utiliza-se instrumentos sagrados, assim como:
- Tambores: para despertar a força estável da Terra e se conectar com o animal de poder;
- Maracás: os chocalhos xamânicos servem para abrir os caminhos e expandir a consciência;
- Flauta (NAF): age como guia para viagem interior.
Com a ajuda dessas ferramentas, é possível se conectar com os seres da natureza e seus guias espirituais para te direcionarem a um estado de consciência plena. Sem falar que você é capaz de acessar de forma as dimensões ocultas da sua vida.
Como praticar os mantras xamânicos?
Para iniciar a sua viagem metafísica a partir das vibrações sonoras emitidas pelas palavras de poder, é fundamental contar com a orientação de um profissional. Além do mais, há cuidados a tomar para que a sua experiência seja a mais verdadeira possível.
Confira abaixo algumas dicas para realizar o seu ritual:
- Local: o “lugar de poder” é o local sagrado onde os rituais xamânicos são realizados;
- Postura: em movimento, com as mãos sobre o corpo ou na “postura do guerreiro”, os xamãs indicam que a melhor postura é aquela que lhe vibrar;
- Horário: no xamanismo, os horários ideais (a “hora do poder”) são 6h, 12h, 18h e 21h;
- Aromaterapia: para abrir o ritual, é comum acender um incenso de escolha pessoal;
- Repetição: a força dos mantram se potencializam com a repetição das palavras e poder;
- Sentimento: durante o ritual, é importante estar presente, manter a mente limpa, a força de vontade e ter fé.
Agora que você já sabe a história dos mantras de cura xamânica e como praticá-los, falta apenas descobrir as diferentes palavras de poder no xamanismo brasileiro.
Para saber mais sobre os mantras do xamanismo brasileiro, assista o vídeo abaixo:
Mantras Xamânicos
Catimbó é o nome dado ao xamanismo brasileiro que também conta com sons e palavras da natureza para despertar a força da mata e realizar processos de cura através da medicina da floresta.
Aprenda os diferentes mantras xamânicos da tradição brasileira, abaixo:
Katimbó
Katimbó é o mantra xamânico mais importante, pois é o canto dos pajés, dos animais de poder, da mata, dos deuses e deusas. Para utilizá-lo, bata o pé no chão (como se estivesse andando sem sair do lugar) e repita:
Katimbó, Katimbó, Katimbó, Katimbó, Katimbó…
Abacaem
Esse é o mantra de invocação do xamã de cura interior Abacaem. Para entoá-lo, visualize um xamã ou um pajé e repita:
Aaaaaaaabaaaaaaacaaaaaeeeeeemmmmm
Anga
Para despertar o mantra da alma, Anga, repita:
Aaaaaannnngaaaaa
Tupã / Tupan
Sentindo a energia que te cerca, o contato com Tupã, o Deus Pai é feito através do mantra:
Tuuuuuupaaaaaannnn
Jauarana
Esse mantra é entoado para chamar o guerreiro Jauarana. Para entoá-lo, repita da maneira que lhe vier à cabeça:
Jaaaaaauuuuuaaaaraaaaanaaaa
Cunhatã / Cunhatan
Esse mantra xamânico é utilizado para despertar a Deusa Mãe Cunhatã, também conhecida como a criadora do planeta e a mãe Terra. Para entoá-lo, mantenha seus pés em contato com o chão para sentir sua energia e repita:
Cuuuuunhannnntannnn
Toré
Esse é o mantra entoado para sentir as bênçãos de Toré, o filho da eternidade. Para entoá-lo, repita:
Toooooorééééééé
Tonapa
Esse mantra é cantado quando é necessário força para continuar no bom caminho. Para ativá-lo, repita:
Tooooooooonaaaaaaaapaaaaaaaaa
Forças da floresta
Sinta o poder das árvores, plantas, flores, montanhas, águas, sol e lua, utilize o mantra das forças da floresta, repetindo:
Samany y Yaracy
Yacy a Acauan
Jurema-ca-á-yari
Tabanga
Esse mantra é um instrumento que te conduz ao mundo invisível das almas e dos seus ancestrais. Para isso, repita:
Taaaaabaaaaangaaaaa
Jurema
Jurema é a energia das florestas. Para usar esse mantra, repita
Juuuuuuuureeeeeeemaaaaaaaaa
Animais de poder
Para despertar seu animal de poder, utilize os mantras abaixo:
- Peixe: Piiiiiiraaaaaaiiiiiinnnnnn;
- Anaconda ou cobra: Jiiiiibóóóóóóiiiiiiiiiaaaaa;
- Puma ou jaguar: Yyyyyyaaaaawaaaraaa;
- Cachorro: Guaaaaraaaaaxaaaaaiiiiinnnnnn.
Os poderosos mantras xamânicos são instrumentos sagrados que são capazes de te guiar a uma viagem espiritual rumo à um estado de consciência plena. Desse modo, é possível solucionar problemas, superar traumas, descobrir mensagens ocultas, entre outros benefícios do xamanismo.
Se você também está interessada em praticar os mantras de cura xamânicos, é importante contar com a orientação de um profissional. Para obter todo o conhecimento necessário para a sua jornada, inscreva-se no curso online “Mantras de Poder” do Astrocentro em parceria com Humaniversidade.
Ficou curiosa? Confira a primeira aula do curso com Otávio Leal: