A medicina Ayurveda é um método milenar, de pelo menos sete mil anos, cada vez mais conhecida no Ocidente. Com sua origem na Índia, atualmente é reconhecida pela ONU, considerada preventiva à saúde humana. Uma das suas características é que não tem pretensão de cura, pois trabalha com o corpo de forma holística, agregando conhecimento e meditação. Quer conhecer um pouco mais sobre essa prática? Então, confira o texto!
A origem da medicina Ayurveda
Se está de começar a entender a medicina Ayurveda, é preciso ver sua orgem. A palavra Ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur), ou “tempo de vida construído sobre o conhecimento”. Sua abordagem tem como foco manter em equilíbrio o corpo, sentidos, mente e alma. Isto resume-se em viver em harmonia com o Universo em uma relação entre o microcosmo do interior do homem e o macrocosmo do mundo material.
Chama-se do dom da clarividência, sendo a percepção do impacto dos elementos da natureza sobre a mente humana para aprender a lidar especialmente com o corpo e com a mente e, consequentemente, ter uma vida saudável e com foco.
Como funciona a medicina Ayurveda
Os praticantes de Ayurveda usam uma dieta saudável bem equilibrada, mudanças de estilo de vida, alívio do estresse e vários remédios de ervas para curar todos os tipos de condições, ajudando a manter o equilíbrio do corpo.
A medicina Ayurveda acredita que as doenças estão além de manifestações desagradáveis no corpo e mente, mas começa muito antes de ser percebida. O seu principal objetivo é ajudar as pessoas a viverem vidas longas, saudáveis e equilibradas sem a necessidade de medicamentos prescritos, cirurgias ou sofrimentos complicados por meio de condições dolorosas.
Pilares da medicina Ayurveda
O que traz uma conduta saudável na vida do ser humano, pelo olhar da medicina Ayurveda, é: Ahara (comida), Nidra (sono), Brahmacharya (movimentação sexual equilibrada). Quando os três estão em equilíbrio, tornam o ser humano adequadamente nutrido, descansado e sexualmente saudável. Se o equilíbrio faltar, o indivíduo sofrerá distúrbios que vão desde dores de cabeça até a infertilidade.
O que pode resolver muitos dos problemas no corpo e na mente é a atividade física como o Yoga, por exemplo, que move a mente, emoções e espírito. Além disso, outras atividades que põem o corpo à prova. As ervas medicinais também fazem parte dos pilares, pois irão promover saúde através de refeições orientadas ou chás.
Benefícios da medicina Ayurveda
De acordo com um relatório de 2015 publicado pela University of Maryland Medical Center, o medicamento ayurvédico pode ajudar a tratar doenças inflamatórias, hormonais, digestivas e auto-imunes. Limpa o corpo, promovendo a limpeza interna para melhorar a saúde.
Na medicina Ayurveda o “Panchakama” é o processo de se livrar de alimentos e toxinas que interferem em uma função corporal eficiente. Óleos e terapias de massagem ajudam o corpo a funcionar adequadamente removendo toxinas dos tecidos.
Ajuda na cura da insônia: pode ajudar a estimular um sono com dicas simples, como esfregar óleo de coco no couro cabeludo ou nas solas dos pés, beber uma xícara de leite morno de amêndoa ou chá de camomila, ou declarar uma frase positiva. Tudo isso inspira um sono tranquilo.
Por fim, depois de todas essas informações, entendemos que um praticante experiente de Ayurveda usa toda essa informação para identificar a causa raiz de qualquer desvio do estado natural de equilíbrio e determinar como o equilíbrio pode ser restaurado, causando bons impactos na forma de viver e reagir à vida.
Agora que você já conhece um pouco mais da medicina Ayurveda, veja também:
- 6 dicas de como controlar as emoções
- Dicas de como se motivar para estudar
- Depressão pós-parto – Sintomas, causas e cura
- Conheça agora a pedra Ágata Negra e todos os seus benefícios