Você provavelmente já viu seus amigos praticante de Yoga e Meditação usando colares de franjas. Ao perguntar sobre o cordão para eles, ficou sabendo que o seu nome é Japamala. Mas afinal, o que é Japamala?
Cola com a gente, que vamos te explicar tudo sobre esse colar sagrado neste artigo.
O que é Japamala?
Um Japamala nada mais é que um simples cordão de contas usado na meditação japa para contar mantras, orações ou intenções.
Os Japamalas também podem ser usados para contar respirações ou em uma meditação de gratidão.
Japa significa sussurrar, rezar, recitar mantras. Mala significa cordão, terço. Ou seja, o significado de Japamala é “objeto que reúne energias espirituais”.
Contas de Japamala também são chamadas de contas de mantra, contas de meditação, rosários hindus ou contas de oração budistas.
Japamalas são um tipo de rosário de meditação. É uma ferramenta antiga do hinduísmo e do budismo desenvolvida para manter a mente focada e livre de pensamentos.
Um Japamala completo contém 108 contas + um guru. Ele costuma ser comprido o suficiente para ser usado como colar.
Um Japamala também pode ser feito com metade das contas, 54, tornando-se um meio Japamala. Ainda há a possibilidade de fazer um Japamala de pulso, com 27 contas, para ser usado como uma pulseira.
O grânulo guru (professor) ou meru (montanha) é frequentemente feito com uma bolinha maior que as outras. Ele fornece um ponto inicial e final para contar as repetições do mantra.
Uma franja de algodão ou de seda é conectada ao final do guru para terminar o Japamala com um nó final.
Por que o Japamala tem 108 contas?
Para você saber o que é Japamala, você tem que entender o porquê ele tem 108 contas. O número 108 tem um significado muito poderoso na ciência e espiritualidade da Índia:
- Existem 108 letras no alfabeto sânscrito!
- Os matemáticos védicos mediram o diâmetro do Sol e descobriram que ele é 108 vezes maior que o diâmetro da Terra;
- Na tradição do Yoga, foram encontrados 108 textos sagrados;
- Na Índia, existem 108 locais sagrados;
- A acupuntura utiliza 108 pontos do nosso;
- A deusa Krishna possui 108 nomes;
- Na ioga tântrica, 108 linhas de energia são descritas por todo o corpo e todas convergem e se conectam ao chakra do coração.
De que são feitos os Japamalas?
A anatomia de um Japamala pode ser feita de muitos materiais diferentes. Os tipos mais comuns de contas usadas são de madeira, sementes ou pedras semipreciosas.
Dependendo do material utilizado, as propriedades das esferas terão certos efeitos energéticos.
Diferentes práticas espirituais e tradições religiosas historicamente usaram contas de um material específico.
Na Índia, por exemplo, os Japamalas são feitos principalmente de sementes de sândalo, tulsi e rudraksha. No Nepal e no Tibete, a maioria dos Japamalas é feito de sementes de bodhi, sementes de lótus e ossos.
Tipos de Japamala
As contas de um Japamala podem ter diferentes tamanhos, que costumam girar normalmente em torno de 6mm e 10mm, sendo 8mm as mais comuns.
Usando contas maiores é mais fácil contar e praticar a meditação, mas tornam o Japamala mais longo e pesado.
As contas do Japamala também podem ser feitas de um único material ou intercalar materiais, como madeira e pedras, por exemplo.
Os grânulos de Japamala também podem conter grânulos de espaçador de metal fino que são usados para decoração e não devem ser contados.
O guru normalmente é uma bolinha maior, para se destacar mais, mas nada impede que ele seja do mesmo tamanho que as contas de contagem. O guru é tipicamente feito do mesmo tipo de material que as contas de contagem.
Pendão, nós, contadores e cordões
O pendão de um Japamala é geralmente feito de algodão ou seda. É comum encontrar Japamalas amarradas com cordão de algodão ou fio de nylon.
As contas do Japamala da Índia geralmente têm nós entre cada uma, enquanto Japamalas do Tibete, Nepal e China não são amarradas entre as contas.
Alguns Japamalas de estilo tibetano possuem dois contadores anexados em cada lado. Estes são usados para contar repetições muito grandes (centenas a milhares!) de mantras e podem ser facilmente adicionados ou removidos, se necessário.
História das contas do Japamala
As contas do Japamala são usadas em outras culturas e religiões, mas são conhecidas por nomes diferentes, como contas de oração, contas de rosário e contas de preocupação.
Mais de dois terços da população mundial empregam algum tipo de contagem de contas como parte de sua prática espiritual. O uso de contas em oração parece ter se originado por volta do século VIII a.C. na Índia.
As contas por si mesmas tiveram uma poderosa influência e importância na história humana. As mais antigas encontradas até hoje são de aproximadamente 42.0000 anos.
As contas foram usadas ao longo da nossa história como talismãs para proteção, amuletos para a sorte, símbolos de status para riqueza e autoridade, ferramentas espirituais e religiosas e como uma forma de permuta.
Os significados e o uso das contas mudaram significativamente ao longo do tempo – eles foram usados para simbolizar as relações pessoais e culturais, o poder físico, mágico e sobrenatural e as visões culturais comuns do mundo.
Que religiões usam contas?
Os hindus, os praticantes do cristianismo, do islamismo, do budismo e o hinduísmo usam algumas formas de contas de oração.
Por volta do século XVII, os muçulmanos começaram a usar contas de oração, chamadas de subha, misbaha ou tespih. Esses cordões geralmente têm 99 contas de contagem e uma conta terminal alongada.
As contas de subhamas são usadas para a prática do zikr, a recitação dos 99 atributos ou nomes de Deus.
A Irlanda é conhecida como a origem do rosário cristão no século IX. O uso e a prática do rosário não foram oficialmente aprovados pela igreja até o século XVI, quando o Papa Leão X deu a aprovação do rosário.
Rosários geralmente contêm 59 contas e são usados para contar as orações recitadas em honra da Virgem Maria.
Kompoloi ou contas de preocupação têm sido usadas na cultura grega e cipriota desde meados do século XX.
Os kompoloi têm um número ímpar de contas entre 17-23 e não são projetados para fins espirituais. Eles são usados como um talismã ou amuleto para proteger contra a má sorte e para relaxamento e redução do estresse.
Para que serve Japamala?
Para você realmente saber o que é Japamala, você também precisa entender para que ele serve e quais são os seus benefícios.
As contas do Japamala têm sido usadas em muitas tradições espirituais há muitos anos. Essas contas têm muitos benefícios poderosos para o corpo, mente e espírito.
Alguns dos oito benefícios abaixo são universais para todos os tipos de orações. Outros, são específicos do Japamala.
- Aumenta o foco durante a meditação mantra;
- É uma ferramenta eficiente e prática para contar mantras;
- É uma maneira fácil de acompanhar o número de mantras recitados;
- O contato físico com contas de oração transmite seus poderes de cura inerentes;
- Uma vez que o Japamala esteja habilitado, ele pode ser usado para uma cura ainda mais poderosa de si mesmo e dos outros;
- Ver ou usar um Japamala pode servir como um lembrete da intenção e dos objetivos de uma pessoa;
- Também pode ser usado como recompensa ou símbolo para realizar uma tarefa difícil;
- Escolher um Japamala para comprar pode ajudar no processo de determinação de metas, intenções e atividades espirituais.