Você sabe o que é mantra? A palavra mantra vem do sânscrito. A sílaba “man” significa “mente” e o “tra” fala sobre proteção, controle e sabedoria. Assim, mantra traduzindo de forma livre é o “instrumento para controlar ou proteger a mente.”
Entenda melhor o que é essa poderosa ferramenta por diversas práticas espirituais, como budismo, hinduísmo, meditação e yoga.
O que é mantra?
Um mantra é uma palavra, som, sílaba ou frase que tem uma vibração forte e poderosa. Ele também pode ser definido como um hino, oração, canção ou poema.
Normalmente, o mantra é usado para concentrar energia, abrir chakras e desenvolver consciência psíquica. Em algumas religiões, ele é um instrumento de saudação e louvor aos deuses.
No entanto, é importante ressaltar que, apesar de estar enraizado na cultura hindu, os mantras não estão atrelados à uma religião. Eles fazem parte de uma filosofia de vida, uma prática para refletir e encontrar o bem-estar.
Para que serve o mantra?
Para saber o que é mantra é importante também entender para quê ele serve. A principal função do mantra é ajudar o indivíduo a meditar, já que ele é capaz de acalmar os pensamentos e facilitar a concentração.
O mantra ajuda no relaxamento, tirando a tensão do praticante e colocando-o em um estado meditativo.
Além disso, os mantras conseguem influenciar positivamente diversas áreas da nossa vida por meio de frases de confiança.
Psicólogos afirmam que quando se escuta ou fala um mantra, a energia sonora dessas palavras conseguem ter efeitos poderosos no nosso organismo, tirando todo o estresse.
Os efeitos neurológicos do mantra no cérebro
Neurocientistas conseguiram identificar que os mantras possuem a capacidade de ajudar a mente a se libertar de conversas em segundo plano e acalmar o sistema nervoso.
Em um estudo publicado pelo Journal of Cognitive Enhancemente, pesquisadores da Universidade de Linköping, da Suécia, mediram a atividade de uma região do cérebro denominada rede de modo padrão – a área correspondente a autorreflexão e divagação – para determinar como os mantras afetam o cérebro.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o treinamento com mantras pode reduzir efetivamente as distrações.
Outro estudo, realizado por Herbert Benson, professor da Escola de Medicina de Harvard, apontou que não importa qual é o mantra que você repita, os efeitos no cérebro são os mesmos: relaxamento e aumento da capacidade de lidar com situações estressantes do dia a dia.
Como funcionam os mantras?
Os mantras funcionam através da habilidade do indivíduo em focar as vibrações do som nele mesmo.
Quando você diz um mantra, você começa a entrar naquela frequência vibratória.
Se for um mantra de saudação divina, você entrará na frequência de Deus. Caso seja um mantra associado a cura, então você entrará em uma frequência vibracional de cura e assim por diante.
Conforme você vai ressoando o mantra, o mantra vai “ganhando vida”. Ou seja, você para de fazer o mantra – o mantra é que começa a fazer você.
Há uma teoria que diz que quando você ressoa um mantra, você está se conectando ao campo energético de todas as pessoas que o recitaram antes de você.
Como usar os mantras?
A ideia de como usar os mantras é tentar imergir no som e vibração das palavras para conseguirmos acessar nossa própria fonte espiritual de paz.
Veja abaixo um passo a passo de como usar os mantras:
Passo 1 – Encontre um mantra apropriado para a sua intenção
Como dissemos anteriormente, cada mantra vibra em uma frequência diferente. Por isso, é importante escolher um mantra que vibre na frequência da sua intenção.
Para isso, você precisa definir o que deseja alcançar com a sua meditação: mais saúde, menos estresse, bem-estar, conexão espiritual, liberação da mente?
Após definir a sua intenção, comece a procurar mantras relacionados a esse objetivo.
Passo 2 – Encontre um lugar confortável para praticar
Veja um local silencioso onde você poderá praticar o seu mantra sem ser incomodado. Esse lugar pode ser um cômodo da sua casa, jardim, parque, igreja, estúdio de yoga etc.
Passo 3 – Sente-se em uma posição confortável
De preferência, ao sentar-se, cruze as pernas, mantenha a coluna reta. Se possível, coloque os quadris acima do joelho. Você pode fazer isso sentando em cima de vários cobertores dobrados. As mãos você pode deixar sobre as coxas.
Essa é a melhor posição para que o seu corpo absorva as vibrações do mantra.
Em seguida, feche os olhos e comece a entoar seu mantra. Você pode usar contas de oração ou mudra para te ajudar a ter uma meditação mais profunda.
Passo 4 – Concentre-se na respiração
Inspire profunda e lentamente, prestando atenção no ar entrando em seus pulmões. Depois, expire devagar e sinta seus pulmões esvaziando. Isso ajudará na sua concentração e a obter mais relaxamento.
Passo 5 – Cante o mantra escolhido
Não há um horário específico para você cantá-lo e nem uma forma certa. Faça como você achar melhor. Ao cantar, sinta as vibrações de cada sílaba.
Mantras poderosos
Veja o que é mantra conhecendo alguns sons poderosos.
1) Gayatri mantra
O Gayatri é considerado a essência de todos os mantras, uma das orações mais antigas da humanidade.
A vibração das palavras deste mantra acumulam energia de luz espiritual e invoca sabedoria.
“Om Bhuh, Bhuvaha, Swaha
Tat Savitur Varenyam
Bhargo Devasya Dhimahi
Dhiyo Yonaha Prachodayat”
A tradução livre é:
“Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial, que possamos meditar sob o esplendor daquele sol divino que nos ilumina. Que toda a luz dourada acalente nosso entendimento e nos guie em nossa jornada para a morada sagrada.”
2) Om
O “Om” significa “é, será ou se tornará”. É um mantra universal, ideal para começar a sua meditação.
Por ser simples, ele é considerado o som que atinge a frequência do universo, levando-nos a ressoar com o cosmos. Representa a origem e ciclo da vida, desde o nascimento, passando pela morte até a reencarnação.
3) Hare Krishna
“Hare Krishna Hare Krishna,
Krishna Krishna Hare Hare,
Hare Rama Hare Rama,
Rama Rama,
Hare Hare”
As palavras desse mantra são simplesmente a repetição dos muitos nomes de Krishna. O movimento Hare Krishna popularizou o mantra para reconhecer a unidade da fé.
4) Ho’oponopono
O ‘ho-oh-pono-pono’ é um antigo mantra havaiano que significa “eu te amo; eu sinto muito; por favor, me perdoe; obrigado.”
Esse mantra deve ser entoado quando a sua intenção for se livrar de sentimentos negativos, como raiva e vergonha.
Também é indicado para ser feito quando você tiver dificuldade de expressar seus sentimentos para quem você ama.
Essas são consideradas palavras mágicas. “Eu te amo” irá abrir seu coração. “Eu sinto muito” te tornará mais humilde. “Por favor, me perdoe” fará com que você reconheça as suas imperfeições. E o “obrigado” expressará a sua gratidão.
Esse mantra é uma forma de curar sua impressão cármica e recomeçar.
5) Om Mani Padme Hum
O “Om Mani Padme Hum” significa “salve a joia no lótus”. É muito usado pelos budistas tibetanos para atingir um estado de compaixão.
Esse mantra é dividido. Temos o “Om” como o som primeiro do universo, como explicamos anteriormente. O “Ma” irá te tirar de suas necessidades e te guiar em direção ao espiritual. O “ni” libera toda sua paixão e desejo. “Pad” libera você da ignorância e do preconceito. “Me” libera você da possessividade. E, por fim, o “hum” libera você do ódio.
No entanto, o mais mágico dos mantras é que não é necessário compreender o significado das frases e palavras para obter os benefícios que eles proporcionam. A força dos mantras está no som. É o som que harmoniza os chakras, traz leveza e desbloqueia a energia.
Mantras pessoais
Para que um mantra seja realmente útil, você precisa acreditar nele. Se você está começando a meditar e ainda não entende a fundo os mantras, uma boa dica é criar o seu próprio canto.
Não é difícil. Pense em uma frase que remeta à ideia em que você quer mergulhar. Use palavras que tenha um forte significado para você, como “paz”, alegria”, “amor”, “felicidade”, “fé” ou “harmonia”.
Não use a palavra NÃO. O mantra deve ser sempre positivo. Por exemplo, ao invés de dizer “não estou preocupada”, diga “eu estou em paz”.
Após selecionar as frases ou palavras que fazem sentido para você, repita-as. Comece repetindo umas 20 vezes, mas não conte. Vá falando. Se quiser, pode repetir mais até bloquear o mundo exterior dos seus pensamentos.
Abaixo, segue alguns exemplos de mantras pessoais:
“Eu estou cheio de luz.”
“Eu sinto. Eu existo.”
“O amor está em tudo. Amor é tudo.”
“Eu pertenço. Eu tenho fé.”
“Eu sou abundante.”
“Eu estou atraindo.”
Se você quer se aprofundar no conhecimento dos mantras e aproveitar ao máximo os benefícios dos sons em sua vida, faça o curso “Formação em mantra online”.
Com o curso, você vai estudar mais de 500 mantras para os mais diversos objetivos como:
- Chakras;
- Superação de obstáculos;
- Aquietamento;
- União afetiva;
- Felicidade;
- Alegria;
- Saúde;
- Carisma;
- Força de vontade;
- Disciplina;
- Meditação;
- Kundalini.
São mais de 12 horas de videoaulas, com um bônus de mais de 3 horas e um livro sobre o tema.
Está na dúvida se faz ou não? Assisti a 1ª aula no vídeo abaixo. Aposto que você vai se sentir tão bem que vai querer comprar agora mesmo o curso completo.