Perdoar é a ação de aceitar um fato que ocorreu e não condenar mais o culpado pelo que ele fez. Ou seja, o ato de desculpar alguém. É considerado uma evolução mental ou espiritual para o homem, pois perdoar alguém nunca é algo fácil. Por isso trataremos neste texto de esclarecer o que é o perdão.
Dependendo da situação, existem muitos sentimentos com os quais temos que lidar para conseguirmos esquecer fatos do passado. Perdoar é um gesto de caridade que devemos cumprir com o próximo, sabemos que todos cometem erros, e se fosse o contrário, você também gostaria de receber o perdão por um erro que cometeu, e uma nova chance para mostrar o quanto aprendeu, certo?
Devemos deixar claro é que existem muitas atitudes de pessoas que dizem perdoar, mas não fizeram isso de coração. Fizeram isso apenas da boca pra fora, tolerando aquele que errou, mas sem superar o problema. Isso é errado. Antes de desculpar alguém, você precisa aliviar o seu coração e sua alma, ser sincera com quem ela e perdoar, mesmo que nunca mais volte a confiar.
O que é perdão?
Para saber o que é o perdão, você precisa avaliar os seus sentimentos em relação ao que te magoou. Esquecer o que aconteceu? Claro que não, isso seria amnésia, mas quando se lembrar, isso ainda te abala? Você ainda sente raiva? Ódio? Se as respostas são positivas, mostra que ainda não perdoou a pessoa. Alimentar esse rancor só vai te prender ao passado.
O sentimento de perdoar é um alívio, nos livramos de todo o ressentimento. Após o perdão conseguimos seguir em frente em vários aspectos da nossa vida, dando destaque ao presente e futuro, colocando o passado no seu devido lugar. Guardar mágoa é uma autopunição, pois quem sofre é você e nunca aquele que te ofendeu.
Podemos considerar que o perdão é uma atitude que vem do coração, e tem de ser sincero, não por interesse. Por isso, pedir condições como “se você fizer isso pra mim eu te desculpo”, antes de perdoar, não significará perdão e sim motivação do orgulho.
Se você quer e não consegue esquecer a dor que a pessoa lhe trouxe, lembre-se que na vida cruzaremos com muitas decepções e também erramos com muita frequência. Se apegar a estas falhas e deixar de viver o presente e seguir em frente em sua vida só te trará prejuízos. Aproveite os bons momentos e não perca seu tempo com este rancor.
Leia também:
- Afinal, traição tem perdão?
- Saiba como lidar com o ciúmes
- Aprenda a poderosa oração para afastar a inveja