Você já se perguntou o que significa Ubuntu? Ubuntu é um termo das línguas Nguni (Zulu) e Xhosa e carrega uma definição bastante ampla de uma qualidade que inclui as virtudes humanas essenciais de compaixão e humanidade: eu sou porque nós somos.
Ou seja, o que você é hoje é o resultado das vivências de uma comunidade. O pensamento pautado no coletivo é o que torna essa palavra uma filosofia de vida para muitos dos sul africanos.
Apesar da palavra já existir há muitos e muitos anos, só virou uma filosofia e ficou conhecida a pouco mais de duas décadas. Vamos entender mais essa história?
O que significa Ubuntu para os sul africanos?
Ubuntu é um termo que, dependendo da região e de seus costumes, acaba ganhando uma “tradução” diferente. Entretanto, todas elas se referem a qualidades humanistas e de bondade.
A primeira vez que o termo foi noticiado fora do território africano foi por volta de 1800. E de lá para cá, virou motivo de estudos antropológicos e pesquisas em causas humanitárias.
De uma forma bem simplificada, podemos dizer que somos o produto da existência e vivências de outras pessoas. Mas não é só isso, é também a exaltação do espírito bom e caridoso que habita cada um de nós.
Veja abaixo, uma pequena reportagem da BBC News Brasil sobre o significado do Ubuntu.
Nada de egoísmo no Ubuntu
A preocupação com a comunidade é uma constante nessa filosofia. Por isso, acredita-se que nenhum ser humano é auto-suficiente. Mas o que isso significa?
Significa que ninguém é capaz de viver bem e de forma saudável, sozinho. Uma comunidade só consegue prosperar se todos se preocuparem com o bem estar de todos.
Dessa forma, é possível enfrentar e resolver graves problemas com mais facilidade. Por isso, uma comunidade dividida, além de não prosperar, acaba se deteriorando e perdendo muito de seus hábitos e costumes.
Por isso, vemos muitos políticos e líderes africanos que utilizam o Ubuntu como slogan de suas campanhas. Está errado?
A apropriação indevida do Ubuntu?
Por passar uma mensagem de união pelo bem da comunidade, muitos políticos acabam pervertendo o sentido de Ubuntu atualmente. Utilizam o termo em suas campanhas políticas apenas para se promover.
Entretanto, muito do seu público mal sabe do que se trata ou compreende a mensagem de acordo com o que sua região ou grupo acredita. Mas o apelo comercial que essa mensagem passa é bem grande.
E essa não é a primeira vez que o termo foi usado na política…
Ubuntu e o apartheid
A África do Sul é um país que carrega um profundo e doloroso trauma que não é muito antigo. O sistema político de racismo institucionalizado, denominado apartheid (1948-1994), foi devastador para a maioria da população.
Entretanto, apesar do sistema opressivo e muito agressivo, os mais afetados – em sua maioria trabalhadores pobres – se levantaram e se uniram. E essa união foi pautada no ubuntu como um orientador.
Nessa época o termo foi usado por uma causa nobre, que envolvia justiça e política. Muito mais que isso, era sobre liberdade e uma luta contra o racismo.
Inclusive, podemos citar dois grandes nomes que abraçaram a causa e fizeram do Ubuntu uma ferramenta de socialização: Desmond Tutu e Nelson Mandela.
O que significa Ubuntu para você?
Ubuntu tem vários significados, como já vimos, mas sempre culminam na mesma coisa: o bem do coletivo. Baseada nessa informação, o que significa Ubuntu para você?
Qual foi a última vez que você tomou uma decisão pensando no bem do coletivo (pode ser família, núcleo de trabalho ou comunidade) e não em si mesma? Quando você colocou o bem do próximo acima dos seus interesses?
Saiba que isso é praticar o Ubuntu. Claro, não estamos falando em ignorar o que se precisa ou o que se deseja para fazer o bem só para o próximo.
Não se trata disso, até porque esse tipo de coletivismo não é benéfico. Estamos falando do individualismo positivo, que é quando pensamos o bem para nós e para os outros ao mesmo tempo.
Dessa forma, aprendemos a trabalhar em equipes, viver em comunidade e a ter mais harmonia em casa com a família. Além do mais, a competitividade é minimizada, dando lugar a atitudes colaborativas.
Umuntu Ngumuntu Ngabantu
Umuntu Ngumuntu Ngabantu é um provérbio xhosa muito antigo e que significa “Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas”. Que, basicamente, é um dos sentidos do Ubuntu.
Vemos muito essa filosofia de vida em comunidades mais carentes e periféricas aqui, no Brasil. Nos jardins e hortas comunitárias, nas ajudas aos mais necessitados e em qualquer ação que vise o bem de um grupo, temos o Ubuntu.
Apesar de ser uma característica humana a vivência em comunidade, os africanos têm esse ideal enraizado fortemente em sua cultura. Uma pena que muitas nações prezam mais pelo individualismo do que pelo bem de todos.
Veja abaixo como essa linda filosofia foi traduzida em forma de música.
Que tal começar a mudar a vida de muitas pessoas?
Sim, você pode mudar a vida de muitas pessoas de forma simples e sem exigir o uso do dinheiro. O pensamento coletivo vai muito além da moeda.
Você pratica o Ubuntu quando pede pela saúde mundial, pede pelas pessoas que tiveram suas vidas devastadas em desastres ambientais e quando simplesmente ajuda uma instituição oferecendo um serviço seu.
Saiba praticar o Ubuntu:
- Reze pela sua família e pelos que precisam de proteção;
- Peça pela harmonia;
- Aprenda a ter empatia e a se colocar no lugar do outro
- Pratique o bem
- Participe ativamente de grupos que possam trazer benefícios para os mais necessitados;
- Ajude um asilo ou uma ONG;
- Ensine algo que vá ajudar as pessoas de alguma forma.
Agora que você já sabe o que significa Ubuntu, que tal praticar essa filosofia tão bonita?
Um grande abraço e até a próxima!💖🤝