Sempre vemos o olho grego pendurado nos brincos, colares e pulseiras, estampados em camisetas, em gravuras, vigiando portas e até impressos na pele, mas você sabe qual é o significado do olho grego?
Olho grego – significado
O que é o olho grego? Utilizado em rituais da religião islâmica e em países como a Grécia, o Irã e a Armênia, acredita-se que esse objeto tem o poder de absorver energias negativas. Além disso, ele é usado como proteção contra inveja e olho gordo.
Conhecido também como olho turco ou nazar, ele é considerado ainda o olhar de Deus iluminando e protegendo as pessoas.
Constituído de vidro, o olho grego tradicional é da cor azul, já que a crença popular diz que o mau-olhado possui essa cor.
História do olho grego
A referência mais antiga que temos do olho grego data de 3.300 a. C. Desenterraram em escavações arqueológicas na cidade de Tell Brak, na Mesopotâmia (atual Síria), um ídolo de formato abstrato talhado em alabastro. Sua característica mais evidente eram os olhos pronunciados.
Já o formato mais parecido com o atual foi encontrado em 1.500 a. C, em escavações no Egito. Nessa época, para reproduzir o olho grego, os egípcios usavam uma mistura de argila acetinada, rica em óxidos de cobre e cobalto. Ao ser aquecida por meio de processo de vitrificação, ela assumia a cor azul.
A fabricação a partir de contas de vidro começou com as tribos turcas, que provavelmente tiveram contato com esse amuleto e se encantaram com a cor, que associavam ao seu Deus do céu, Tengri.
Há uma lenda turca que conta que havia uma rocha no mar que nem a força de cem homens e de dinamites podia rachá-la ou removê-la. Havia também um homem nesta cidade que era famoso por ter um olho muito gordo.
Então, trouxeram o homem até a rocha. Ele a olhou e disse: “Meu Deus! Que rocha enorme!” Quando o homem terminou de proferir as palavras, houve um grande barulho e a rocha se partiu em dois pedaços.
A partir desse momento, os turcos viram a importância de se usar amuletos contra o mau olhado. Porque se o olho gordo fazia um estrago daqueles numa rocha, imagina o que não fazia contra os seres humanos.
Crentes nessa lenda, as mães turcas possuem o hábito de colocar um amuleto de olho grego nas roupas das crianças para protegê-las contra quebrantos vindos através de elogios.
Olho grego – para que serve?
O olho grego serve para proteger as pessoas das energias negativas de um ambiente ou enviadas por outras pessoas.
Conforme a crença popular, os maus sentimentos gerados pelos seres humanos podem sair através dos olhos. Ao usar o olho grego, você evita que essa energia emitida por algumas pessoas chega a você e afete a sua vida negativamente.
Assim, é comum vermos o amuleto em diversos acessórios e lugares. Quando o amuleto aspira muitos fluídos ruins, ele se quebra. Segundo os antigos, isso é sinal de que o mau olhado enviado a você foi barrado.
Para que a família continue protegida, é necessário trocar o amuleto.
Olho grego – onde colocar?
Olho grego como acessório
Além de proteger as pessoas contra as energias negativas, inveja e mau olhado, o design do olho grego é muito bonito. Aproveitando de sua estética e funcionalidade, muitas fabricantes têm o utilizado em seus acessórios, como na pulseira olho grego. Outras joias que utilizam o símbolo são os anéis, pingentes e colares.
E essa iniciativa faz todo o sentido. Como amuleto de proteção e sorte, o ideal é que ele fique próximo ao nosso corpo, nos protegendo.
Por compor peças bonitas, que harmonizam com diferentes looks, os acessórios com olho grego ganham muitas adeptas. Algumas até desconhecem o significado do objeto.
Amuleto olho grego
Outra forma de usar o olho grego como amuleto é pendurando-o na entrada da sua casa ou escritório, pois é onde as energias pedem passagem. O ideal é colocá-lo em um local onde todos que entram possam enxergá-lo.
Se preferir, você pode pendurar esse amuleto na porta dos quartos ou nas paredes dos corredores.
Em casa, ainda há a opção de comprar objetos que contenham o símbolo, como colchas e vasos. Além de proteger a casa e seus moradores das energias negativas, o olho grego é uma linda peça de decoração.
Você também pode carregá-lo com você dentro da sua bolsa ou carteira, usando um chaveiro de olho grego, por exemplo.
Há ainda quem prefere tatuar o símbolo na própria pele para tê-lo sempre por perto, como proteção. É comum vermos por aí tatuagens coloridas no tom azul original do amuleto, em outras cores ou até mesmo só com o contorno preto.
Outras cores do olho grego
A cor mais comum usada no amuleto é a azul. No entanto, é possível encontrá-lo em outras cores. Cada uma possui um significado próprio:
Olho grego verde: além de representar a esperança, auxilia no desenvolvimento do usuário.
Olho grego amarelo: ajuda na cura de doenças físicas e atrai mais saúde.
Olho grego branco: converte energias negativas em positivas.
Olho grego vermelho: representa a força, a determinação, o desejo e a paixão. Também é utilizado contra o mau-olhado.