Uma cozinha planejada tem seus detalhes muito bem feitos. Todos os móveis e revestimentos têm qualidade e são compatíveis com o modo como o ambiente será utilizado.
Tal cômodo parece bastante prático, além de requintado e sofisticado na medida certa. E todas as suas cores e texturas combinam de forma extremamente harmônica.
Um dos detalhes das decorações de cozinhas para o qual os projetistas de interiores voltam às suas atenções é a utilização da pedra. A inclusão deste tipo de material no ambiente nem sempre é necessário, mas pode ser um diferencial.
Outra dica importante quando falamos em pedras, são os cristais . A decoração é algo importante mas a energia que circula pela casa é mais. Por isso, é necessário entender melhor como cada pedra pode trazer benefícios para o seu dia a dia além de beleza estética. Veja, a seguir, de que forma as pedras fazem parte da energia, arquitetura e do design de uma cozinha planejada moderna.
Por que ter pedra na cozinha?
Ter pedra na cozinha faz todo o sentido. Este ambiente é, talvez, o mais importante de toda a residência. É neste ponto do imóvel que serão guardados todos os alimentos e preparadas todas as refeições da família.
Portanto, tem que ser um cômodo de fácil limpeza. E justamente ter as superfícies revestidas de pedra deixa este local mais prático, fácil de manter. Fora que as pedras são um material super resistente e durável.
Onde ter pedra na decoração da cozinha?
Você pode notar que escolhemos exemplos de decorações bem diferentes para ilustrar este texto. É que pensamos em ampliar a sua mente lhe mostrando diferentes formas de utilização de pedra em decoração de cozinhas modernas.
Obviamente, dá pra ver que este tipo de material é utilizado, sobretudo, sobre bancadas – visando, obviamente, à proteção dos móveis. Mas é possível vê-lo aplicado a outros locais também.
Podem-se utilizar placas de pedra – dependendo do tipo – para revestir as superfícies de pisos e paredes de cozinhas.
Agora, em determinados projetos, como os de casas de campo – que combinam mais com uma “pegada” rústica e natural -, pode-se ver também cubas de cozinha feitas de pedra. As possibilidades são infinitas, vai depender da criatividade do projetista.
Quais os tipos de pedra utilizados em cozinha planejada?
Como já se pode imaginar, não é adequado utilizar o mesmo tipo de pedra em todos os pontos da decoração de uma cozinha planejada. O acabamento dado a uma bancada e o acabamento dado ao piso deste ambiente não pode ser o mesmo.
Geralmente, prefere-se utilizar pedras altamente polidas sobre os móveis e mais ásperas ou brutas no chão – o que ajuda bastante a evitar acidentes domésticos.
Também é interessante usar mais de uma pedra na decoração por uma questão estética. É que esta variação de desenhos pode ampliar ainda mais a beleza do cenário projetado.
Placas em tons claros devem deixar o cômodo com aspecto mais delicado e acolhedor. Tons escuros podem dar uma ideia de maior requinte. O cinza combina bastante com os estilos modernos. E ainda tem outras opções mais ousadas.
Antes de terminar este texto, precisamos falar sobre quais os tipos de pedras que aparecem muito nos projetos de cozinhas. Três deles são os que vocês irão ver mais: mármore, granito e quartzo.
Agora, mesmo entre estes, nem todos podem ser utilizados em bancadas, por exemplo. E há inúmeras razões para isto. Sendo assim, é sempre bom conversar com um especialista para saber a melhor alternativa.
Vamos deixar o mármore de fora desta lista, ok? Na cozinha da sua casa, você pode fazer uma bancada de granito ou quartzo. Estas são as opções mais comuns – um bom custo-benefício.
Contudo, a primeira tem o problema de absorver mais líquidos, requerendo cuidados extremos. Já a segunda é menos porosa, além da sua industrialização degradar menos o meio ambiente.
Pode-se dizer que algumas marcas vêm revolucionando o mercado. Dentre elas, a pedra silestone – uma forte tendência em decoração de cozinha nos últimos tempos.
Trata-se de um material composto em grande parte por pedra quartzo, mas também com uma parcela de resina de poliéster. Ele possui altíssima resistência – inclusive a riscos e ao calor – e pode gerar peças de várias cores, como vermelho intenso, por meio de pigmentação.
Então, o que achou de tudo isto que dissemos? Agora você sabe um pouco mais sobre porque utilizamos pedras em cozinha planejada e de que forma fazemos isto em sua decoração. Reveja os exemplos e inspire-se.
Quais pedras investirmos para energias positivas
A decoração e a organização do ambiente são muito importantes, é claro. Contudo, não são apenas elas que vão manter ou atrair boa energia para a casa. É necessário cuidar de cada comodo da casa com muito carinho e cuidado. Por isso, uma ótima dica é investir em cristais e pedras para captar a energia que se está buscando. Alguns deles são:
Turmalina Negra
Com este cristal, você atrairá o equilíbrio para o ambiente e conseguirá bloquear as energias negativas que estão rondando sua casa. Mantenho próximo a porta de entrada da casa ou da cozinha, na vertical.
Celestita
Já aqui, será possível atrair uma energia suava e de calmaria. É ótimo para quem está sentindo o clima da casa pesado ou anda brigando muito. Se utilizar essa pedra na cozinha ou na mesa de jantar, poderá aumentar as possibilidades de uma refeição tranquila em família.
Selenita
Luz e limpeza. Isso é o que a selenita proporciona para tudo e todos ao seu redor. Este cristal emite uma energia poderosa, sendo capaz de energizar até outros cristais e bloquear a negatividade.
Enxofre
Embora não seja uma das pedras mais utilizadas, trás vantagens incrível. O ponto alto aqui é a desintoxicação. Para a cozinha, é essencial. Pode ajudar a desenvolver refeições mais leves.
Quartzo Rosa
Esta pedra é muito especial, porque a melhor pedida para ela não é ser deixada em algum lugar e sim, ser carregada com você. Pode utiliza-la em um colar, anel ou pulseira. Ela emite vibrações de calma, amor próprio e auto confiança.
Obsidiana Negra
Esta pedra é diferente, um pouco mas rara mas muito importante. Seu poder é de proteger a sua energia pois ela suga todas as energias ruins. O ideal é utiliza-la quando a energia da casa está pesada demais e você quer limpa-la.
Essas dicas de decoração com pedras foram criadas pela equipe Viva Decora.