Nesta era tecnológica em que vivemos, em que a maior parte da população vive em grandes centros urbanos, cercados por vidro e concreto, ter plantas em casa sempre foi uma forma de manter a natureza por perto.
Fora que as plantas nos trazem diversos benefícios à saúde física, mental e espiritual. Isso tem haver com o fato de que nós somos parte da natureza e a conexão com ela nos reequilibra.
Benefícios das plantas em casa
Diante do caos que estamos vivendo, as plantas em casa se tornaram aliadas ainda mais poderosas!
A sua capacidade de trazer o exterior para o interior e nos despertar sentimentos de tranquilidade faz com que sejam um grande diferencial em nossa vida.
Cuidar delas pode ser uma grande responsabilidade, o que, talvez, desestimule alguns. Porém vale a pena conferir as possibilidades, pois mesmo uma pequena suculenta, que demanda menos cuidados, tem a capacidade de nos reconectar à natureza, trazendo benefícios incalculáveis.
Confira a seguir cada um dos benefícios:
Conexão com a natureza através das plantas em casa
Como já dissemos, ter plantas em casa, significa trazer o exterior para o interior, aliviando sentimentos de confinamento e estagnação, que se acentuaram devido aos eventos recentes.
Elas trazem a força do elemento Terra, com sua energia de estabilidade e solidez, nos reequilibrando e melhorando nossa saúde do nível mais sutil ao físico. Assim colaboram para nossa prosperidade.
Convivendo com as plantas de forma mais próxima, somos constantemente lembrados que a vida é feita de ciclos, que tudo nasce, frágil e necessitando de nutrição e proteção, até atingir seu ápice e, então, declinar, apenas para repetir continuamente este ciclo.
A renovação de energias através da natureza
As plantas não renovam apenas o ar através da fotossíntese, mas também atuam em um nível muito mais sútil:
Renovando as energias do ambiente!
Elas são um filtro natural, capazes de absorver energias prejudiciais e entregá-las à terra, enquanto renovam o ambiente.
Algumas plantas são especialmente boas neste quesito, como pimenteiras, arrudas e a maior parte das que possuem espinhos, pois não apenas purificam estas energias, como as expulsam da casa, impedindo que forças antagônicas entrem ou permaneçam no recinto.
Alimentação e autocuidado mais natural
Outro benefício de ter plantas em casa é a possibilidade de melhorar a alimentação ou, até mesmo, investir em técnicas de cuidados pessoais mais naturais.
Uma simples horta na cozinha, não apenas garante um ambiente perfumado, mas também uma comida mais saborosa e com menor presença de agrotóxicos. Ervas como hortelã, manjericão e alecrim não são difíceis de cuidar e possuem poderosas propriedades.
Um ramo de alecrim no travesseiro, promete um sono mais leve, o chá de hortelã acalma e um banho de manjericão pode ser uma bela ajuda para a auto estima.
Além disso, o fato de você se dedicar ao cuidado dessas ervas torna a troca mais intensa, potencializando esses usos.
A energia das plantas em casa para uma meditação mais focada
Por fim, mas não menos importante, as plantas favorecem nossa conexão espiritual, auxiliando em práticas de autoconhecimento, relaxamento e contato com o Divino.
Observe que nem sempre é fácil esvaziar a mente depois de um dia cheio, porém avalie a possibilidade de sentar-se junto a uma planta que goste e, simplesmente, desabafar sobre seu dia ou seus sentimentos.
Talvez ela não te responda, mas a prática vai te ajudar a conectar-se consigo mesmo e se compreender melhor, favorecendo a solução de problemas e ajudando a mudar toda a sua energia, te abrindo a curas e novas possibilidades.
A natureza sempre fará a diferença!
Certamente, esses são apenas alguns dos benefícios de ter plantas em casa e conviver diariamente com elas. Devemos sempre lembrar que nossos ancestrais viviam em grande conexão com a natureza e compartilhavam seus ciclos.
Até hoje, independente do caminho espiritual que busque, ou oráculo que goste de consultar, a linguagem trará elementos de plantio e colheita, vida, morte e renascimento.
Saber cuidar e proteger, para obter os resultados no melhor momento.
Tudo isso se dá, porque nós somos parte da natureza e ela é parte de nós, assim quanto mais nos conectamos à Terra, mais leve é nossa jornada.
E aí, gostou? Esse foi um texto escrito pela nossa especialista Irine C. Syrogiannis. Quer fazer uma consulta? Basta clicar aqui e boa sorte!