Se você sempre se perguntou por que os furacões recebem nomes femininos, pode se surpreender com a história por trás desse fato. Ao longo da história, os furacões já receberam nomes tanto femininos quanto masculinos. Mas a maior parte deles – e também os mais destrutivos – ficaram com nomes femininos. O que fundamenta a escolha do nome de um furacão? Descubra agora!
O número de furacões no mundo tem aumentado bastante nos últimos anos. Por sorte, o Brasil praticamente não sofre os efeitos de furacões e tufões, em razão de sua posição geográfica no planeta. Países do Oriente, no entanto, são castigados anualmente com esses eventos da natureza. Curioso notar que os furacões recebem nomes e eles são, na maioria, femininos.
No ano de 2015, o furacão Katrina deixou mais de 1800 mortos. Em 2012, a passagem do furacão Sandy acometeu 160 pessoas. Mais recentemente, no ano 2016, o tufão Yolanda arrasou as Filipinas, matando mais de 4 mil pessoas. Furacões com nomes femininos são os mais destrutivos da história, com milhares de mortos em sua passagem.
Também já tivemos furacões com nomes masculinos, como é o caso do Andrew, no ano de 1992, o Ivan, em 2004 e o Charley, no mesmo ano. O número de pessoas mortas por esses eventos da natureza, no entanto, nunca passou da casa das dezenas. Fica a dúvida sobre por que os furacões recebem nomes femininos, em sua maioria, e são mais perigosos.
Se você pensou que a resposta para a pergunta sobre por que os furacões recebem nomes femininos está na personalidade das mulheres, se enganou. O fundamento principal está longe de ser esse. Os furacões podem ser destruidores, mas não é possível nem mesmo fazer comparações com a TPM feminina. Esses eventos da natureza são sérios e realmente perigosos.
Uma pesquisa pode ajudar a desvendar o mistério. Para responder de forma clara por que os furacões recebem nomes femininos, pesquisadores da Universidades do Arizona e de Illinois, ambas nos Estados Unidos, passaram a investigar os furacões ao longo da história.
Chegaram ao entendimento de que o nome feminino dado a um furacão pode gerar na população a sensação de que o evento da natureza não é tão grave. Isso pode ter relação com o imaginário cultural de que as mulheres são mais frágeis em relação aos homens. Essa conclusão explica, de forma preocupante, o motivo para os furacões com nome feminino gerarem mais mortes.
Quando um furacão aparece, as pessoas que serão afetadas por ele devem tomar medidas imediata para se proteger. Procuram abrigos construídos pela comunidade ou pelo governo ou viajam para outras cidades, por exemplo. Quando o furacão recebe nome feminino, esse cuidado é menor, pois as pessoas entendem que o furacão não será tão violento.
Os nomes masculinos geram nas pessoas um senso maior de preocupação e medo do que os nomes masculinos, foi o que os pesquisadores argumentaram na publicação dos resultados da pesquisa. Talvez esses dados expliquem por que os furacões recebem nomes femininos. Pode ser uma forma do governo de minimizar a reação da população, evitando o pânico.
Atualmente, a escolha dos nomes dos furacões é feita de forma pré-estabelecida. Existe uma lista fixa de nomes, que variam de região para região, intercalando nomes masculinos e femininos. Isso significa que agora existirá equilíbrio de gênero nos nomes dos furacões.
Fato é que não se sabe ao certo por que os furacões recebem nomes femininos, em sua maioria. Especula-se que a resposta esteja na conclusão obtida pelos pesquisadores da Universidades do Arizona e de Illinois.
Se esse for o motivo – diminuir o pânico das pessoas –, a prática não teve efeitos positivos, já que os furacões com nomes femininos mataram muito mais ao longo da história. Cada furacão com nome masculino matou em média 15 pessoas, ao passo que os de nome feminino mataram em média 42.
A pergunta sobre por que os furacões recebem nomes femininos permanecerá deixando muita gente intrigada. Com a mudança na forma de nomear os furacões, agora teremos nomes também no masculino, de forma intercalada. Os furacões assolam a região por onde passam, deixando um rastro de destruição e geralmente fazendo vítimas fatais.
Agora que você já sabe por que os furacões recebem nomes femininos, veja também:
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…
Segurança, Conexão e Mudança: Um Mergulho em Nossas Verdades e Raízes Amado(a) Leitor(a) a semana…
Temos uma projeção promissora para Virgem em 2025. Você encontrará diversas oportunidades para crescer tanto…
O Portal Energético 11/11 é conhecido espiritualmente porque nos traz uma energia de transformação e…
O aniversário da Astrocentro de 12 anos está se aproximando, e não podemos deixar de…