As posições de Yoga, ou Ásanas, como são conhecidas, criam uma comunicação entre a respiração e todas as áreas de nossa existência. Elas ajudam a corrigir a postura, melhoram a circulação, a força física, a resistência e a concentração. Por isso que dizem que essa prática milenar une corpo, mente e espírito. Fizemos uma lista com 5 ásanas simples, que você pode fazer em casa e começar a sentir a diferença em seu organismo. O ideal é permanecer cerca de 30 segundos em cada posição e repetir o exercício.
Quais são as principais posições de Yoga?
Existem diversas posições de Yoga diferentes. Dependendo do seu nível, a prática pode exigir mais flexibilidade, respiração e concentração. Veja algumas simples, que você pode fazer sozinha:
A Árvore – Em pé, apoie o pé direito na altura do joelho esquerdo. Junte as mãos e eleve-as acima da cabeça, mantendo o olhar em um ponto fixo à sua frente.
Essa postura é boa para a concentração e equilíbrio e não tem contraindicação.
O Guerreiro – Fique em pé, com uma perna na frente da outra. Flexione a perna da frente e estique a de trás, levantando o calcanhar. Os dois pés devem estar virados para a frente. Una as mãos e eleve os braços acima da cabeça. Olhe para cima.
Esta posição abre a caixa toráxica e fortalece as pernas.
O Barco – Sente-se e, mantendo a coluna reta, levante as duas pernas do chão, contraindo o abdômen e respirando normalmente. Tente ficar com as pernas estendidas e os braços para frente. Essa postura fortalece as pernas e os músculos abdominais.
Arado – Deite de barriga para cima, pegue impulso e jogue as pernas para trás da cabeça, mantendo-as esticadas. Deixe os braços apoiados no chão.
Esta postura alonga a coluna, massageia as vísceras e acalma a mente.
Triângulo – De todas as posições de Yoga, essa é uma das mais simples, pois é comum em alongamentos. Sente-se no chão e afaste as pernas. Incline o corpo para a esquerda, descendo a mão pela perna até chegar ao chão ou o mais perto que conseguir. Eleve o braço direito e olhe para esta mão. Faça o mesmo com o outro lado.
Este ásana fortalece a cintura, melhora o equilíbrio físico e emocional.
O Arco – Deite-se de barriga para baixo, levante o tronco e segure os seus pés, formando uma espécie de balanço. Esta postura expande a caixa toráxica, fortalece os músculos da coluna, além de dar mais força de vontade e coragem.
Se você está curiosa para aprender mais posições de Yoga e sobre esta prática milenar, procure uma escola perto da sua casa. Hoje em dia o Yoga já é muito popular e existem bons professores de linhas diferentes em todo o país.
Namasté!
Saiba mais:
- Yoga para iniciantes
- Meditação matinal
- Descubra o que é energia vital
- Como desenvolver a clarividência
- Tire suas dúvidas sobre Raja Yoga
- Os benefícios do Yoga para gestantes