2.199 Views
A tradicional refeição de Réveillon é extremamente simbólica e importante. Ela é o rito de passagem que reflete o que mais desejamos repetir em todos os doze meses que estão por vir: prosperidade e riqueza, sempre com familiares e amigos reunidos.
Os significados podem variar um pouco entre diferentes culturas, mas há um consenso no mundo todo sobre as comidas para ano novo, tanto as que dão sorte e não podem faltar na mesa quanto as que devem ser evitadas por supostamente traz azar.
Superstições relacionadas às principais comidas no ano novo
- Lentilhas – possuem dupla relevância, pois ao mesmo tempo em que suas formas arredondadas e achatadas lembram moedas e atraem dinheiro, o fato de dobrarem de tamanho ao serem cozinhadas é algo que remete a crescimento e abundância.
- Arroz – assim como a lentilha também dobra de tamanho no cozimento, e carrega a energia relacionada à cor branca, acreditando-se que traga muito sucesso e fertilidade.
- Louro – suas folhas eram sagradas na Grécia Antiga, sendo utilizadas para coroar a cabeça de gladiadores e atletas vitoriosos; utilize-a como tempero e decoração em todas as comidas que servir na ceia de ano novo, e troque algumas folhas com amigos e familiares, guardando-as como amuletos na carteira.
- Uvas – são multiplicadoras de prosperidade: coma doze delas durante a refeição, uma para cada mês e em relação a um desejo diferente que você tenha.
- Romã – possui uma grande quantidade de sementes em apenas um fruto, simbolizando sorte e fartura; chupe três sementes pedindo riqueza para o ano todo e guarde-as sempre com você.
- Carnes – denotam a ideia de avanço ou atraso, dependendo do tipo que você escolher: as aves devem ser evitadas, pois ciscam para trás e são associadas a retrocessos; opte por porco ou peixes, pois ambos estão sempre indo em frente, representando o progresso.