Brigas no trânsito, dentro de casa, no escritório, restaurante. Gritamos com os filhos, com parceiro, parentes e colegas. Queremos matar o mundo. Isso é o que é ira, um dos sete Pecados Capitais. Trata-se do desejo exagerado de brigar com alguém, mesmo sem ter motivo para isso, guardar mágoa, rancor e, às vezes, buscar vingança. Quando a ira está presente parece que sentimos a necessidade de criarmos intrigas e conflitos.
O que é ira e quais suas características?
Ela desperta o que há de pior em nós. Na Bíblia existe uma passagem que diz melhor o que é ira, veja abaixo:
Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18.21-35)
O que ele quis dizer é que, independente do mal que lhe foi causado, sempre é preciso perdoar, deixar a raiva ir embora e seguir em frente. A cólera, outro nome para este vício capital, nos impede de fazer isso, pois desperta em nós a vontade de causar prejuízo a quem nos fez mal.
Segundo a Igreja, existe a chamada ira justa, que é aquela que é direcionada apenas a quem nos causou danos, que é uma defesa natural e que é dirigida à pessoa certa, na medida adequada.
Quando esse sentimento de proteção fica exagerado, a cólera passa a ser pecado, pois a pessoa fica furiosa, descontrolada, quer destruir tudo e todos. Existe o prazer em se vingar, essa é a grande diferença. O que é ira, em si, é muito pior que o sentimento de raiva.
O que é ira e como ela está presente em nossas vidas?
Infelizmente a ira está mais presente em nossa rotina do que deveria. Ela nos leva a amargura, a perder amizades, pois destrói a comunicação e o respeito que temos pelo outro. Uma pessoa que vive a ira e a raiva intensamente pode chegar a cometer crimes, como assassinato. Em grande escala, é ela a causadora de grandes conflitos mundiais, principalmente quando aliada a outros dos 7 Pecados Capitais, como a avareza e a soberba.
Para driblar este Pecado Capital tão comum, é preciso exercitar a paciência, prestar atenção aos pequenos sinais de descontrole, como a intolerância, o mau humor e a impaciência. Se você fica com raiva com muita facilidade, talvez seja hora de procurar exercícios de meditação, relaxamento e controle pessoal, pois no final, quem mais se prejudica é você, que carrega um peso enorme nas costas que não lhe pertence mais.
Conhecendo mais sobre os sete Pecados Capitais
Para entender um pouco melhor a ira, assista ao filme Um dia de Fúria, em que Michael Douglas interpreta um homem cansado de tudo o que dá errado em sua vida e resolve se vingar de qualquer um que aparece em sua frente. Chega a ser cômico de tão extremo, mas todos já tivemos vontade de fazer o que ele faz.
O livro Xadrez, Truco e outras Guerras, de José Roberto Torero, foi escrito com este pecado como inspiração. Nele o autor narra uma guerra (levemente baseada na Guerra do Paraguai) onde existem vários tipos de ira, até aquela que pode ser considerada virtude. É para se pensar, refletir e viajar.
Como anular o pecado da ira?
Você sabia que existem também as sete Virtudes Opostas? Pois é, elas servem como contra-ponto aos Pecados Capitais. Podem ser usadas para neutralizar os sentimentos ruins. Neste caso específico, sobre a ira, você pode usar a virtude da mansidão/ paciência. Sim, aquela antiga regra de contar até 10 é muito útil, vai te ajudar a pensar melhor e aliviar qualquer momento de ira.
Após entender melhor sobre o que é ira, um dos sete Pecados Capitais, aproveite e veja também:
- O que é luxúria? Pecado Capital
- O que é inveja? Pecado Capital
- O que é gula? Pecado Capital
- O que é soberba? Pecado Capital
- O que é avareza? Pecado Capital
- O que é preguiça? Pecado Capital