Recuperar a alegria de viver é extremamente necessário. A alegria é uma emoção e as emoções não têm palavras para descrevê-las.
São sensações puras físicas em nossos corpos. Expressamos a emoção da alegria de viver de muitas maneiras físicas. Por exemplo, pulamos de alegria quando ganhamos uma competição muito disputada ou “morremos” de tanto rir quando alguém conta uma história hilária.
Gritamos de felicidade depois de receber um presente surpresa e gritamos exuberantemente quando ouvimos notícias fantásticas. Nos sentimos animados e exultantes em um dia lindo.
Como recuperar a alegria de viver?
Recuperar a alegria de viver ajudará a te transformar e a mudar a realidade ao seu redor. Quando sentimos a felicidade, nos sentimos bem com nós mesmos. Nos tornamos confiantes, poderosos, capazes, amáveis e realizados.
Todos esses são bons motivos para sentir mais alegria em nossa vida. Aqui estão sete maneiras de fazer isso.
1 – Realize uma atividade desafiadora com o compromisso de dominá-la
Para recuperar a alegria de viver, pense em um projeto que você gostaria de realizar, seja criar um pequeno jardim de flores em seu quintal, aprender como dar uma regulagem em seu carro ou dominar o tango.
O processo de estabelecer uma meta, aprender os passos necessários para alcançá-la e dar o melhor de si até que a tenha dominado gerará alta autoestima e orgulho. Esses são sentimentos associados a alegria.
2 – Busque ativamente a alegria por meio da inspiração
Outra maneira de obter mais alegria em nossas vidas é descobri-la por meio de atividades que ampliem nossas percepções e nos tirem da vida cotidiana.
Praticar a meditação e a oração são duas maneiras óbvias de produzir uma sensação de bem-estar, serenidade e alegria. Estar sozinho na natureza é outra maneira de recuperar a alegria de viver e sentir a beleza – e unidade com um todo maior.
Para encontrar uma orientação direta, faça agora mesmo uma consulta de Tarot!
3 – Se envolva em uma atividade que seja prazerosa e pareça uma brincadeira
Faça uma atividade edificante e agradável que não seja voltada para um objetivo, mas apenas divertida.
Alguns exemplos incluem jogar bolinhas com seu cachorro, dançar, caminhar, ver belas obras de arte, curtir um show ou namorar.
Brincadeiras e outras atividades que não têm outro propósito a não ser nos ajudar a nos sentir relaxados e felizes, mantendo nossa mente focada no presente. O presente é onde mora a alegria.
4 – Lide com a tristeza que bloqueia a alegria
Quando nos sentimos tristes não é possível também nos sentirmos felizes.
Em um lugar que pareça seguro e privado, expresse sua tristeza de maneira construtiva, se permitindo chorar. Enquanto chora, reconheça suas mágoas e perdas.
Não se deixe levar por pensamentos negativos sobre si mesmo. Continue dizendo a si mesmo:
“Estou bem. Não há problema em chorar. Só me sinto triste”.
Você imediatamente se sentirá lavado e limpo – até mesmo alegre.
5 – Honre a si mesmo de forma consciente e frequente
A alegria não vem de outros, vem de dentro!
Interrompa os pensamentos negativos sobre você e substitua-os por declarações que honrem a si mesmo, como:
“Estou bem do jeito que estou. Estou inteiro e completo. Fiz o meu melhor. Posso fazer isso. Eu me amo. O que eu estou procurando está dentro de mim.”
Além disso, concentre-se no que é bom e no que você fez bem. Escreva as autoavaliações para que você possa lê-las e dizê-las com frequência. Quanto mais você reforçar esses conceitos, mais eles se tornarão realidade.
6 – Dê a si mesmo uma pausa no mundo do dia-a-dia
Cuide de si mesmo todos os dias!
Defina um horário, só para você, em que possa se desconectar das responsabilidades diárias e ficar longe do barulho, da estimulação e das demandas do seu mundo.
A alegria vem facilmente quando nos concentramos em nossas próprias necessidades de uma maneira afetuosa e amorosa:
- Faça massagem;
- Feche a porta;
- Ponha os pés para cima;
- Observe o mundo fora de sua janela;
- Tire uma soneca.
Esses tipos de atividades nos reabastecem e dão ao nosso corpo e alma a chance de sentir pura alegria. Lembre-se: meu trabalho é cuidar de mim mesmo.
7 – Diga a palavra ALEGRIA com frequência e pondere seu significado
Repetir e contemplar a palavra ‘alegria’ pode realmente criar essa emoção:
- Diga isso indefinidamente, variando a velocidade, o tom e o ritmo até você rir.
- Observe como seu corpo se sente quando você diz a palavra.
- Seu peito expandiu?
- Seu rosto relaxou?
- Pense no que alegria significa para você.
Seja o mais específico possível, imaginando a sensação de alegria, as imagens que ela evoca, talvez até as pessoas e situações que desencadeiam a alegria.
Assine seus e-mails com a palavra alegria. Pinte a palavra em uma pedra lisa e mantenha-a em sua mesa. Mais alegria surgirá se você simplesmente o convidar a fazê-lo.
Aviso importante: Essas são apenas dicas para te ajudar a recuperar a alegria de viver. Porém, se você sentir que esse problema é muito mais sério e pesado em sua vida, procure ajuda com médicos e especialistas. Um post no blog pode te inspirar, mas não é capaz de te curar.
Caso sinta que o seu problema está envolvendo mais a sua vida espirtiual, então consulte-se com oraculistas no Astrocentro. Assim, encontrará um guia para te ajudar nessa nova jornada.
Boa sorte!