Você é feliz? O que falta na sua vida para que você se considere completamente feliz? Vou dar um palpite e depois me fale se acertei ou não. Aceitação. Não? Calma, deixa eu explicar. Segundo pesquisas, depois de um tempo, uma pessoa que ganhou na loteria e uma que ficou paraplégicas são igualmente felizes. Duvída? Mas é verdade, pois cada uma delas adaptou sua rotina e seu estilo a sua nova realidade e encontraram os segredos da felicidade.
O nosso cérebro possui uma capacidade maravilhosa e pouco utilizada. A de sintetizar a felicidade. Isso significa que podemos ficar felizes mesmo quando não conseguimos o que queríamos. Sabe quando não consegue um emprego e logo depois surge outra oportunidade e você pensa: “Ainda bem que aquela entrevista deu errado!”? É disso que estou falando, é ficar satisfeito com o que temos no momento.
Na hora, uma frustração nos parece devastadora. Perder um emprego, não entrar na faculdade que queríamos, por exemplo. A não ser que seja algo realmente terrível, pesquisas mostram que esse sentimento ruim dura menos do que esperamos e que cerca de três meses depois, podemos ver que ele interfere muito pouco em nossa vida presente. Você não entrou naquela faculdade, mas está em uma com um professor incrível, que te indica em um trabalho legal. Você foi mandada embora e descobriu que quer mudar de carreira.
Tudo é oportunidade de crescimento e alegria. Só precisamos treinar nosso olhar, nossa mente e nosso coração e enxergar o copo meio cheio. O que você tem é ótimo! É o que você precisa. Isso não quer dizer que não devemos lutar pelos nossos sonhos, mas que não devemos ser dominadas por eles. Quando temos ambição na medida certa, trabalhamos com vontade e determinação. Quando ela cresce demais, partimos para a agressividade, passamos por cima dos outros e caímos em armadilhas, como fazer coisas ilegais. O equilíbrio é um dos segredos da felicidade.
Então, o meu segredo da felicidade é: lute pelo que você quer, mas aceite o que não pode mudar. Parece simples, e é, mas é preciso de esforço no começo. Para ajudar, quero compartilhar a oração da serenidade, que ajuda a trazer esse olhar novo para o mundo a nossa volta.
Segredo da felicidade – oração da serenidade
“Deus,
Conceda-me a serenidade
Para aceitar aquilo que não posso mudar,
A coragem para mudar o que me for possível
E a sabedoria para saber discernir entre as duas.
Vivendo um dia de cada vez,
Apreciando um momento de cada vez,
Recebendo as dificuldades como um caminho para a paz,
Aceitando este mundo cheio de pecados como ele é, assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;
Confiando que o Senhor fará tudo dar certo
Se eu me entregar à Sua vontade;
Pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida
E supremamente feliz ao Seu lado na outra. Amém.”
Leia também:
- Realize seus sonhos e seja mais feliz!
- Você sabia que sorrir faz bem pra alma?
- Como saber se meu namoro tem futuro?