A pedra da ágata verde é uma variante do cristal de ágata e também está relacionada ao equilíbrio e à sorte. Já a coloração verde desta pedra traz características específicas, como a promoção da saúde e fertilidade.
Neste artigo, você vai descobrir todo o significado da ágata verde, seus benefícios e propriedades. Vai aprender a usá-la em seu dia a dia para melhorar diversos aspectos da sua vida.
Significado da ágata verde
O significado de ágata verde se refere a uma apreciação de milhares de anos atrás. Já no antigo Egito, as joias e vasos eram feitos de ágata.
Sobre o surgimento do nome, não há conhecimento seguro. Acredita-se que o local da primeira descoberta de uma ágata foi no rio Achates (agora Dirillo), no sudoeste da Sicília.
Sua importância como joia e pedra curativa foi reconhecida cedo, e fatias da pedra foram usadas tanto pelos gregos como pelos egípcios como um amuleto da sorte.
Acreditava-se que a ágata tornava seu dono invisível e, portanto, protegido de raios e trovões.
Formação da ágata
A ágata se forma em cavidades de rochas. Ela também é encontrada em fósseis, como árvores petrificadas.
Provavelmente, o pré-requisito para sua formação é a existência de finas fissuras na rocha circundante, que repetidamente se encheram de água, que então se transformou em quartzo em um longo processo de maturação.
As listras características que fazem a ágata parecer tão especial são o resultado de diferentes variantes do quartzo e depósitos estrangeiros formados, por exemplo, por cromo ou ferro e manganês.
A característica especial da ágata é sua aparência listrada, que a eleva a categoria de pedra preciosa.
Ela tem uma densidade de 2,6 a 2,8 e um brilho de gordura a vidro. Ao contrário de muitas outras pedras preciosas, ela é opaca ou apenas ligeiramente translúcida. Ela não é físsil.
O Brasil é o primeiro produtor mundial de ágata e seus depósitos, os mais importantes da Terra, estão principalmente no Rio Grande do Sul.
Os primeiros depósitos brasileiros foram descobertos em 1827 por imigrantes de Idar-Oberstein, Alemanha, ao sul do Brasil, já que os depósitos de seu país de origem se esgotaram desde o início do século XIX.
A ágata tem a desvantagem de poder ser quebrada durante rápidas mudanças de temperatura. As pedras coloridas deste tipo podem ficar manchadas quando expostas ao calor. Isso pode acontecer durante o processamento de joias – especialmente na brasagem.
Ágata verde para o esoterismo
Segundo o esoterismo, a ágata verde ajuda a aumenta a autoconfiança, a autoestima e é uma forte aliada para o sistema digestivo
Entre as propriedades da ágata verde está a capacidade de restaurar a força interior dos indivíduos, trazendo equilíbrio emocional, persuasão e reconhecimento do Ego.
É uma pedra que aproxima você do seu Eu Interior, trazendo autoconhecimento, expansão e crescimento pessoal.
Aqueles que estão estagnados, desencorajados e não vêem como sair dessa situação, podem e devem fazer uso desta pedra como uma ferramenta.
O poder da cor verde e a natureza mineral da pedra traz o equilíbrio e senso de ordem necessários para a transformação, força e coragem necessárias para a mudança.
Há ainda esotéricos que a consideram, junto com a ágata roxa, uma pedra da amizade e justiça.
Ágata verde – benefícios para a saúde
Entre as propriedades da ágata verde, como muitas outras pedras, está o efeito curativo. Como uma pedra da saúde, a ágata verde ajuda no processo de cura e no tratamento de várias doenças, pois estimula o sistema imunológico.
Ao usar esta pedra, a defesa do seu corpo torna-se mais ativa, forte e eficaz, combatendo qualquer doença mais rapidamente.
Ela ajuda na cura de diversas doenças, como problemas de estômago ou febre, distúrbios oculares e alcoolismo.
É especialmente indicada para o tratamento da saúde ocular e digestiva. Favorece a ativação intestinal, evitando problemas como constipação e hemorroidas, por exemplo.
Essa pedra também ajuda as mulheres a terem uma gravidez saudável. O efeito da ágata também influencia o estado emocional das pessoas. Por exemplo, para aliviar o luto nas separações.
Outro uso da ágata verde é em distúrbios do sono, para atrair bons sonhos e para proteger contra os perigos.
Suas aplicações atuais até se referem ao setor de beleza, porque ele representa uma pele melhor e mais limpa.
Além disso, a pedra ágata verde é adequada para o tratamento da inflamação das articulações e dores nos ossos. Tem um efeito anti-hemorrágico e por isso é indicada para quem vai fazer a cirurgia.
Essa pedra também é um incentivo para criatividade e produtividade e, portanto, um aliado em nosso sistema nervoso. Traz equilíbrio, como toda pedra de ágata, especialmente o equilíbrio entre razão e coração, sendo muito adequada para combater doenças psicossomáticas.
Como usar a ágata verde para cura?
Para a cura física, ela deve ser posicionada sobre a área afetada e deve agir por pelo menos 20 minutos.
Na meditação, ela pode ser posicionada no chakra sacral ou no terceiro olho para equilibrar esses centros de energia e atrair seus benefícios.
Se você quiser usar seus efeitos terapêuticos, posicione o cristal no centro do peito e visualize um verde claro saindo dela e cobrindo todo o seu corpo.
Para fortalecer a saúde, rejuvenescer o corpo, purificar sua energia e aumentar sua vitalidade física, use as joias de ágata verde em seu dia a dia.
A ágata verde e a prosperidade
A ágata verde é frequentemente associada à prosperidade, mas deve ser explicado que a riqueza atraída por esta pedra não está necessariamente na forma de dinheiro.
A prosperidade existe em nossas vidas de muitas maneiras, não apenas aumentando os números de nossas contas bancárias.
A prosperidade trazida por esta pedra é a harmonia e o equilíbrio de todos os setores da vida, de modo que nada falta: nem amor, nem saúde, nem alegria, nem dinheiro, nem amigos, etc.
Amor e relacionamentos
Sua vida amorosa será afetada por esta pedra. O poder da ágata verde pode te ajudar a ganhar confiança e restaurar a paixão do relacionamento. Dê uma ágata verde de presente para o seu parceiro.
Significado da ágata verde no zodíaco
A ágata verde é a pedra dos signos de Gêmeos e Virgem.
Tem grande poder de cura, atuando principalmente no chakra umbilical. Ela tonifica e revigora o corpo.
Em crianças, ela deve ser usada para proteção.
Como usar em casa
Em casa, pode ser posicionada para atrair seus benefícios para os moradores. No centro da casa, atrai equilíbrio e saúde.
No lado leste da casa, ajuda a proteger as crianças. No lado sudeste, aumenta a fertilidade dos moradores. No lado oeste, incentiva a mudança.
Para os outros benefícios da ágata verde, basta carregá-la com você, como um amuleto ou acessórios.
Como energizar a ágata verde?
Para limpar toda a sua energia, lave-a em água corrente com um pouco de sal marinho ou sal grosso por cerca de 3 minutos.
Para recarregar suas energias, deixe-a à luz do sol por cerca de 4 horas.
Para equilibrar sua força espiritual, deixe-a ao luar por cerca de 6 horas.
Não a limpe mais que 2 vezes por mês.
Conheça o poder dos cristais
Aprenda mais sobre o significado da ágata verde e sobre os poderes de outros cristais fazendo o curso “Pedras e Cristais: Equilíbrio, Magia e Rituais”.
Durante o curso, você irá aprender como funcionam os cristais, os métodos de uso e de limpeza, como consagrá-los e utilizá-los em seus rituais.
Você não precisará ficar pesquisando na internet para descobrir qual cristal irá atender melhor às suas necessidades do momento e como usá-los.
Você saberá exatamente do que precisa e os rituais que deve fazer para tornar a sua vida mais harmoniosa, equilibrada e leve.