A tabela menstrual, a famosa “tabelinha”, é um jeito simples de monitorar seu ciclo menstrual, prever a chegada da próxima menstruação e saber se você está ou não no período fértil. É um conhecimento importante tanto para quem quer engravidar quanto para quem procura um método contraceptivo não hormonal. Neste post, vamos esclarecer como funciona a tabelinha, como calcular o ciclo menstrual, e por que você deve começar a usar uma calculadora menstrual já! Continue lendo para descobrir.
Entenda porque vale a pena usar a tabela menstrual
Você sabe quando é sua próxima menstruação? Sabe quanto tempo dura o seu ciclo?
Se você é daquelas que sempre marcou na agenda o dia em que o período menstrual começa, essa pergunta pode até parecer banal. Mas se sua resposta para essa pergunta é “não tenho ideia”, não se preocupe, nós temos a solução para você!
Na correria do dia-a-dia, acabamos nos esquecendo mesmo de prestar atenção ao nosso próprio corpo. Mas, usar a tabelinha para controle do seu ciclo menstrual tem muitas vantagens:
- Autoconhecimento (maior conexão com seu próprio corpo e maior autoconfiança);
- Entendimento de que você está na TPM (gerando maior empatia e menos cobranças consigo mesma);
- Possibilidade de programar viagens, eventos ou uma noite romântica sem ser pega de surpresa pela menstruação;
- Identificação do período fértil.
Gostou da ideia de calcular seu ciclo menstrual? Então agora vamos lhe mostrar como fazer isso.
Entendendo melhor o corpo da mulher
Antes de entender como funciona o método da tabelinha, é importante lembrarmos de uma verdade básica da natureza. Cada mulher é única, e cada corpo é um corpo. Por isso, a tabelinha funciona de maneira diferente para cada mulher. Veja como:
Cada caso é um caso
O período menstrual pode durar de 2 a 7 dias, assim como o ciclo menstrual normal (tempo entre uma menstruação e a seguinte) pode levar de 21 a 35 dias. O mais comum é que ele dure 28 dias (assim como o ciclo da lua), mas isso não é uma regra absoluta. Da mesma forma, nem toda mulher tem ciclos menstruais regulares.
Assim, o período fértil em um ciclo regular de 28 dias dura entre 6 e 7 dias. Mas, a duração do período fértil também vai variar conforme a extensão do ciclo menstrual.
Importante lembrar
Se o seu período menstrual dura mais de sete dias, ou se seu ciclo é muito irregular, procure um profissional de saúde.
Calculando o ciclo menstrual
Para começar a usar a tabelinha, você precisa responder às seguintes perguntas:
- Quando começou sua última menstruação?
- Quantos dias durou?
- Qual a duração do seu ciclo menstrual?
Se você ainda não tem esses dados, vai precisar registrar as datas de início e fim de cada menstruação por pelo menos seis meses. Após esse período, já é possível começar sua tabela de controle do ciclo menstrual.
Como funciona a tabela menstrual
Funciona assim: o primeiro dia da tabela corresponde ao dia em que a menstruação começa. Se seu ciclo tem 32 dias, sua tabela vai ter 32 dias também. Se seu ciclo menstrual não é totalmente regular, você vai calcular a média dos últimos seis meses. A próxima menstruação deve vir no dia 1º do próximo ciclo.
A cada mês, você vai marcar na tabela:
- Primeiro dia da menstruação;
- Duração do período menstrual;
- Período fértil;
- Provável dia da ovulação;
- Dia da menstruação seguinte (duração do ciclo menstrual).
Importante lembrar
Repare que os dias na tabela não correspondem aos dias do mês, e sim aos dias do ciclo menstrual.
Identificando seu período fértil
Para calcular o período fértil, você deve fazer o seguinte:
- Pegue o seu ciclo mais curto nos últimos 6 meses e subtraia “18” – por exemplo, 25-18=7; isso significa que seu período fértil começa no dia 7 da tabela
- Pegue o seu ciclo mais longo nos últimos 6 meses e subtraia “11” – por exemplo, 32-11=21; isso significa que seu período fértil termina no dia 21 da tabela
Será que a tabelinha funciona mesmo?
Agora que você já sabe como funciona o método da tabelinha, deve estar se perguntando: mas e aí, a tabela menstrual é confiável?
Em primeiro lugar, a tabelinha funciona melhor se seu ciclo é regular e se você registra os dados com disciplina.
Além disso, o objetivo importa. Se você quer identificar seu período fértil para ter maiores chances de ficar grávida, pode se sentir otimista, porque a tabelinha para engravidar funciona muito bem.
Mas, se sua intenção é usar a tabela menstrual para não engravidar, ou seja, como método contraceptivo, não dá para relaxar muito, porque o cálculo do período fértil não é 100% exato.
Use uma calculadora menstrual para facilitar sua vida
A tabela menstrual é muito útil no nosso cotidiano e também muito eficaz. Mas pode parecer muito complicado fazer todos esses cálculos e ter que ficar anotando datas em um calendário.
Por sorte, hoje temos a opção de usar uma calculadora menstrual online como essa aqui. Além disso, existem vários aplicativos de tabela menstrual para o celular.
E aí, quem ficou animada para testar a tabela menstrual logo? Nós queremos saber! E se você já usa, compartilhe conosco também!
Aproveite que agora você conhece a tabela menstrual, e confira também:
- 15 dicas para engravidar – Indicações rápidas e eficazes
- Desvende qual a melhor Lua para engravidar em 2018
- Simpatia para engravidar rápido