Quando você sente dor de estômago vai ao gastro, mas se as dores forem nas costas, irá ao ortopedista. Cada médico é habilitado para curar da “parte doente” do paciente e essa especialização é muito importante. Mas você sabia que existe algumas complementariedades para acelerar os processos de melhoras como, por exemplo, a terapia holística?
Falando um pouco sobre terapias alternativas, nós, do Astrocentro, resolvemos trazer para você um pouco de conhecimento dessa prática tão procurada que auxilia na cura do corpo humano. Confira já:
O que terapia holística?
Tratamento para o corpo, a mente, o espírito e as emoções, tudo ao mesmo tempo. A terapia holística possui uma abordagem capaz de tratar a pessoa como um todo e não os sintomas de maneiras individuais.
É uma medicina complementar, ou seja, não dispensa a necessidade de ir ao médico, fazer os exames e tomar as medicações corretas, mas ajuda na melhora do paciente.
Por que a terapia holística é efetiva?
Justamente por não ser direcionada somente ao local da dor ou do sintoma, esse tipo de tratamento ajuda a trabalhar as causas considerando os aspectos físicos, mas também a mente, as emoções, as questões sociais e os elementos espirituais.
Esse tipo de abordagem enxerga o indivíduo como um todo e não como diversas pequenas partes que compõem esse todo. Afinal de contas, é impossível viver feliz e saudável se um dos elementos não estiver bem, se parte da nossa saúde estiver comprometida, seja ela emocional, social, espiritual ou mental.
Desse modo, é fundamental olhar para todos os elementos simultaneamente, e a terapia holística dá suporte para:
- Saúde física: questões relacionadas ao corpo, dores crônicas, doenças, tensões e cansaços.
- Saúde emocional: sensações de raiva, triste e preocupações.
- Saúde mental: crenças limitantes, depressão, ansiedade e estresse.
- Saúde espiritual: sentir empatia, lidar com perdas, sensação de incompletude, desconexão e fragmentação.
Tipos de tratamentos de terapia holística
A terapia holística envolve uma multiplicidade de disciplinas que podem ser utilizadas em uma grande variedade de tratamentos e técnicas que podem ajudar os pacientes. Muitos terapeutas se especializam em um tipo de terapia holística, porém, alguns são capazes de aplicar mais de uma especialidade.
Reflexologia: aplicar pressão e massagear certas áreas dos pés, mãos e orelhas. Tem como objetivo estimular a cura e aliviar o estresse e a tensão.
Massagem terapêutica: usando movimentos manuais e manuais e manipulação dos tecidos moles e músculos do corpo, para promover a cura e melhorar o bem-estar geral de uma pessoa.
Acupuntura: ter agulhas muito finas inseridas em vários pontos do corpo para estimular os nervos da pele e dos músculos, produzindo diferentes efeitos.
Para saber mais sobre os diferentes tratamentos dos quais você pode se beneficiar, consulte nossa lista de terapias holísticas.
Na terapia holística, muito foco é colocado no indivíduo que assume a responsabilidade por seu próprio bem-estar. Nesse sentido, os terapeutas holísticos tendem a se concentrar em educar os clientes sobre as mudanças no estilo de vida e práticas de autocuidado que eles podem empreender para promover o equilíbrio.
Como a terapia holística complementa outros tratamentos?
É importante lembrar que a terapia holística não nega ou desconsidera a medicina ocidental; a terapia pode funcionar ao lado da medicina convencional de maneira complementar. Por esta razão, o termo terapia holística é frequentemente usado de forma intercambiável com “terapia complementar”.
Por exemplo, embora a medicação possa fazer parte do tratamento de uma pessoa, uma abordagem holística pode incluir outros tratamentos, como acupuntura ou reflexologia para resolver questões não resolvidas e gatilhos, técnicas de relaxamento, massagem e muito mais.
Você pode querer visitar um terapeuta holístico como um complemento para buscar aconselhamento médico ocidental tradicional. Você também pode marcar algumas consultas com um terapeuta holístico se estiver procurando conselhos sobre como fazer pequenas mudanças em suas rotinas diárias que podem promover um estilo de vida melhor ou mais saudável e restaurar um senso de equilíbrio em sua vida.
A terapia holística é um tratamento totalmente natural e não invasivo, adequado para todas as idades. Dependendo do tratamento holístico que você escolher, a terapia pode ajudá-lo a relaxar, aliviar o estresse, bem como aliviar uma ampla gama de sintomas físicos ou emocionais.
Como a terapia restaura o equilíbrio?
Esse tipo de tratamento está sendo usado cada vez mais por indivíduos que desejam encontrar mais equilíbrio e harmonia dentro de si. Um terapeuta pode ajudar a restaurar o equilíbrio natural do corpo, levando a uma qualidade de vida mais sustentável e recompensadora.
As terapias ganharam popularidade, especialmente entre aqueles que procuram controlar o estresse crônico. Estudos mostram que “tirar um tempo” para o tratamento de terapia holística pode ajudar os indivíduos a controlar o estresse; auxiliando no relaxamento e melhorando a longevidade.
Ela é eficaz no tratamento de inúmeras outras preocupações físicas e psicológicas, desde dores musculares e desequilíbrios hormonais, até melhora do sono e clareza mental. Além de serem profundamente relaxantes e aliviarem as tensões do dia a dia, os tratamentos de terapia holística também podem ser um deleite para as pessoas que gostam de mimar-se.
Se interessa por mais tipos de terapias alternativas? Então conheça já o curso do Astrocentro de Aromaterapia!
Feito para você que deseja aprender tudo sobre a forma como os aromas influenciam em toda a energia ao nosso redor. Quer saber mais? Confira abaixo:
Lembrando que esse tipo de tratamento não devem anular a sua ida ao médico. São apenas terapias alternativas que auxiliam você em um processo de cura.
Agora que você já sabe tudo sobre terapia holística, confira também:
- Conheça mais a fundo o que é terapia holística
- Saiba já os principais tipos de terapia holística
- Confira os tipos de acupuntura existentes