Existem várias espécies dessa pedra, entre elas a preta, verde, azul e vermelha. Outras pedras como a Olhos de Gato pertencem também à família da Turmalina. Ela é encontrada em países como Brasil, União Soviética e México. De forma geral, essa pedra é reconhecida por retirar as energias negativas do portador, dissipando-as. Que tal conhecer todas as propriedades dela?
Significado da pedra Turmalina
Sendo um mineral bastante complexo em sua composição, a Turmalina pode ser encontrada em diferentes cores. Cada cor possui peculiaridades em termos de propriedades místicas e efeitos no ser humano.
O nome dessa pedra pode ser associado à palavra cingalês “turmali”, que significa “pedra que atrai cinza”. Quando aquecida ou resfriada, a Turmalina gera energia elétrica por curtos períodos de tempo, o que combina com o significado do seu nome.
Talvez seja por isso que essa pedra tenha a capacidade de dissipar energias negativas presentes no portador, resolvendo problemas específicos. O caráter elétrico também está associado aos seus efeitos nas conexões cerebrais, ajudando na concentração e raciocínio.
Poder da Turmalina
Tem o poder de resolver problemas específicos do portador, ao remover as energias negativas. Mas pode ser utilizada com a finalidade de purificação geral, quando aplicada ao ambiente, por exemplo.
No plano espiritual, essa pedra tem o poder de ajudar no esclarecimento. Ela não fornece as respostas, mas ajuda em sua busca.
Signo e profissões de Turmalina
É a pedra dos signos de Libra, Escorpião e Capricórnio. Nas profissões, seus efeitos são melhor aproveitados por eletricistas, pessoas que trabalham em minas e telefonistas.
Propriedades da pedra Turmalina
Uma das características comuns a todas as espécies de Turmalina (em suas variadas cores) é a propriedade de purificação. Essa pedra pode promover a limpeza do corpo e da alma.
Como já mencionamos, sua principal propriedade está relacionada ao seu poder de absorção e dissipação das energias negativas. Ao afastar esses elementos nocivos, ela contribui para impedir o surgimento de doenças físicas e mentais.
O efeito piroelétrico obtido pelo aquecimento desta pedra está associado à sua propriedade de conceder maior raciocínio e concentração ao portador. Ela atua nas conexões do cérebro, promovendo alterações a nível físico.
Tipos de Turmalina
Turmalina azul – Intensifica o caráter espiritual do portador, ajudando no processo de negociação e conversação.
Turmalina negra – Tem o poder de repelir energias negativas, sendo uma pedra de proteção.
Turmalina verde – Considerada a Turmalina de cura, também ajuda na criatividade. Sua energia pode trazer vitalidade e rejuvenescimento.
Turmalina vermelha – Por se tratar de uma variedade muito rara, não se conhece ao certo os seus efeitos e propriedades.
Uso típico da Turmalina
Possui aplicação científica, estética e espiritual. O material é aplicado em manómetros e também na composição de alguns microfones. Na confecção de joias é comum que seja utilizada a Turmalina azul. Essa é a mais cara entre as espécies dessa pedra, mesmo não sendo a mais rara.
Uso na meditação
Ajuda a proporcionar mais tranquilidade, paz e também a despertar a criatividade. Traz, dessa forma, equilíbrio durante a prática meditativa.
Efeitos Terapêuticos
- Chakras: Quinto Laríngeo
- Saúde: Visão
- Indicação: Problemas na Tireoide
Características Técnicas
- Ocorrência: raro
- Dureza: 7 – 7,5
- Composição Química: Borossilicato complexo de alumínio de composição variável.
- Procedência: Estados Unidos, Brasil, México e União Soviética.
Como limpar e energizar a sua pedra
Para limpar a Turmalina azul ou qualquer outra versão dessa pedra é possível utilizar alguns métodos, dos mais simples aos mais sofisticados. No primeiro grupo, está a limpeza com água corrente ou a imersão da pedra em água salgada por algumas horas.
Para uma limpeza mais sofisticada, aconselha-se utilizar a água de riachos ou mesmo a utilização de incensos. Agora, para garantir que a sua pedra conserve todas as suas propriedades é interessante energizá-la.
As pedras vão perdendo sua força ao longo do tempo, principalmente em razão do contato com o usuário. Perdem, dessa forma, suas propriedades. A boa notícia é que a perda não é definitiva. Pense na sua pedra como uma bateria recarregável.
O processo de energização pode ser feito através da luz do sol, da luz solar, do contato com a natureza ou mesmo enterrando a pedra.
Gostou de conhecer tudo sobre a Turmalina e suas variações? Saber o uso, propriedades e características de uma pedra é fundamental para conseguir aproveitar todos os seus benefícios. Se sim, confira também:
Conheça todas as características da pedra da estrela
Ágata de fogo – Aprenda agora tudo sobre essa poderosa pedra
Aprenda tudo sobre a pedra Ametista