O período da pandemia tem deixado as pessoas preocupadas em diversos aspectos, porém, também tem despertado desejos de autoconhecimento, de cuidados com o corpo e de despertar espiritualmente. Fazer yoga na quarentena pode ser uma boa saída para você atingir todos esses aspectos.
O que é Yoga?
A Yoga (ou ioga) é uma prática para a mente e o corpo. Vários estilos de yoga combinam posturas físicas, técnicas de respiração e meditação ou relaxamento. É uma prática antiga que se originou na Índia e envolve técnicas de movimento, meditação e respiração para promover o bem-estar físico e mental.
A primeira menção da palavra “yoga” aparece no Rig Veda, uma coleção de textos antigos. Yoga vem da palavra sânscrita “yuj”, que significa “união” ou “juntar”. A prática da Yoga pode ser rastreada até o norte da Índia há mais de 5.000 anos.
Monges indianos espalharam seus conhecimentos sobre yoga no Ocidente durante o final da década de 1890. Os ensinamentos da prática moderna tornaram-se amplamente populares nos países ocidentais na década de 1970.
Entendendo a filosofia do Yoga
A filosofia geral da prática trata de conectar a mente, o corpo e o espírito. Existem seis ramos da yoga e cada um representa um foco diferente e um conjunto de características.
- Hatha: é o ramo físico e mental que visa preparar o corpo e a mente.
- Raja: este ramo envolve meditação e adesão estrita a uma série de etapas disciplinares conhecidas como os oito membros da yoga.
- Karma: este é um caminho de serviço que visa criar um futuro livre de negatividade e egoísmo.
- Bhakti: visa estabelecer o caminho da devoção, uma forma positiva de canalizar as emoções e cultivar a aceitação e a tolerância.
- Jnana: este ramo da yoga trata da sabedoria, o caminho do estudioso e do desenvolvimento do intelecto por meio do estudo.
- Tantra: é o caminho do ritual, da cerimônia ou da consumação de um relacionamento.
Chakras
A palavra “chakra” significa “roda giratória”. A yoga afirma que os chakras são pontos centrais da energia, pensamentos, sentimentos e do corpo físico. De acordo com os professores, os chakras determinam como as pessoas experimentam a realidade por meio de reações emocionais, desejos ou aversões, níveis de confiança ou medo e até mesmo sintomas e efeitos físicos.
Quando a energia fica bloqueada em um chakra, isso desencadeia desequilíbrios físicos, mentais ou emocionais que se manifestam em sintomas como ansiedade, letargia ou má digestão.
Asanas são as muitas posturas físicas do Hatha Yoga. Pessoas que praticam yoga usam asanas para liberar energia e estimular um chakra desequilibrado.
Existem sete chakras principais, cada um com seu próprio foco:
- Sahasrara: O chacra coronário, que fica no topo da cabeça, simboliza a conexão espiritual.
- Ajna: localizado entre as sobrancelhas, o chakra do terceiro olho está relacionado à intuição.
- Vishuddha: O chakra da garganta corresponde à imunidade e à comunicação verbal.
- Anahata: O chakra do coração, que fica no centro do peito, influencia os relacionamentos profissionais e pessoais. Qualquer desequilíbrio neste chakra afetará o oxigênio, os hormônios, os tecidos e o controle dos órgãos.
- Manipura: o chakra do plexo solar fica na região do estômago. Corresponde à autoconfiança, sabedoria e autodisciplina.
- Svadhishthana: O chakra sacral, que fica abaixo do umbigo, conecta prazer, bem-estar e vitalidade.
- Muladhara: O chacra raiz, que fica na base da espinha, conecta a mente e o corpo à terra para manter a pessoa com os pés no chão. Ele controla os nervos ciáticos e o sistema nervoso parassimpático.
Benefícios do yoga na quarentena
A prática tem muitos benefícios físicos e mentais, como:
- Construção de força muscular
- Aumento da flexibilidade
- Melhora da respiração
- Equilibra a saúde do coração
- Ajuda no tratamento para o vício
- Reduz o estresse, ansiedade, depressão e dor crônica
- Melhor o sono
- Melhora o bem-estar geral e a qualidade de vida
É aconselhável consultar um profissional médico, se possível, antes de iniciar a prática. No campo da saúde, as técnicas de yoga estão sendo aplicadas em programas de promoção da saúde, programas de tratamento de abuso de substâncias e como tratamento complementar para doenças como transtornos de ansiedade, depressão, doença cardíaca coronária, câncer e HIV / AIDS.
A prática representa a união dos sistemas de órgãos do corpo com a consciência da mente. Filosoficamente, a prática produz uma união de corpo, mente e energia (ou alma ou espírito) para gerar um estado de equanimidade (calma). Progredindo para um estado ainda mais avançado, mesclando ciência e filosofia, a pessoa experimenta uma união de corpo, mente, energia interna e a energia cósmica que tudo permeia, resultando em melhor saúde física, controle mental e, em última análise, autorrealização.
Agora que você já conhece os benefícios de fazer Yoga na quarentena, confira também:
- Exercícios de Yoga para dor nas costas
- Posições de Yoga de iniciantes para fazer em casa
- Conheça tudo sobre o Yoga