Mesmo sendo um dos oráculos mais conhecidos, algumas pessoas não conhecem muito sobre a origem do Baralho Cigano.
Inclusive, é comum confundir as cartas ciganas com o Tarot de Marselha, que, apesar de ter um sistema parecido, possui muitas diferenças em relação ao Baralho Cigano.
Então, para tirar algumas dúvidas e esclarecer as coisas sobre esse oráculo, hoje vamos falar da origem do Baralho Cigano e como ele surgiu.
Nesse texto você vai ver:
- De onde veio o Baralho Cigano: ele ficou famoso nas mãos de Madame Lenormand, uma famosa cartomante francesa;
- Quando o Baralho Cigano foi criado: não se sabe ao certo o ano de sua criação, porém o baralho começou a ganhar espaço por volta do ano de 1.800.
- O que é o Baralho Cigano: trata-se de um oráculo muito usado para resolver problemas no amor, família, trabalho, para compreender situações e para trabalhar o autoconhecimento.
- Como ele funciona: são 36 cartas que podem ser sorteadas, existem diferentes maneiras de fazer a leitura, onde a posição de cada carta está relacionada a um aspecto da sua questão.
- Diferenças entre Tarot e Baralho Cigano: o tarot possui 78 cartas com imagens mais relacionadas à espiritualidade. Já o Baralho Cigano possui 36 cartas e suas imagens estão mais relacionadas com a vida cotidiana.
Origem do Baralho Cigano: Qual a origem das cartas do baralho?
Hoje em dia o Baralho Cigano é um dos oráculos mais procurados pelas pessoas, e quando entramos no mundo das cartas, uma das perguntas mais comuns é:
Em que ano foi criado o Baralho Cigano?
Apesar de sabermos seu local de origem, o ano de criação do Baralho Cigano ainda é incerto. Ele ficou famoso na Europa, por volta do ano de 1.800, nas mãos de uma famosa cartomante da época, Madame Lenormand.
Ela ficou conhecida principalmente por suas previsões assertivas na alta sociedade, incluindo para pessoas poderosas como Napoleão Bonaparte.
Assim sendo, por causa dela, o Baralho Cigano também ficou conhecido como baralho Lenormand, ou Pettit Lenormand.
Contudo, existem algumas histórias diferentes sobre como surgiu o Baralho Cigano. Alguns dizem que ele foi criado pela própria Madame Lenormand, e outros dizem que ele foi entregue por um anjo como Tarot, o que colaborou com o surgimento do termo Tarot Cigano.
Ficou curiosa com o poder deste oráculo? Pois se acredita que há revelações ocultas sobre a sua vida, experimente falar com um de nossos cartomantes, com certeza eles irão te ajudar!
As cartas divinas
Apesar de as cartas ciganas carregarem o nome de Madame Lenormand, existe uma história mais espiritual envolvendo a origem do Baralho Cigano.
Conta-se que muitos anos antes, o anjo Metatron, o mediador entre Deus e os homens, inspirou alguns sacerdotes a colocar todo o conhecimento que eles tinham em lâminas pequenas de metal, que pareciam cartas.
Porém, somente as maiores mentes conseguiriam acessar esse conhecimento através de seus símbolos. Sendo assim, como os ciganos eram grandes conhecedores de magia, eles conseguiram desvendar essas mensagens, surgindo assim o Baralho Cigano.
Ademais, eles começaram a usar esse ‘poder’ para ajudar as pessoas a esclarecer aspectos de suas vidas.
Mas você deve estar se perguntando, o que é Baralho Cigano, afinal?
É isso que nós vamos ver!
O que é Baralho Cigano?
O Baralho Cigano é um oráculo muito conhecido que usa a interpretação de cartas para as suas previsões.
Embora existam alguns decks de baralho com cartas adicionais, o Baralho Cigano Lenormand possui 36 cartas, e cada uma delas tem uma imagem que pode se ligar com o nosso cotidiano.
Assim, por causa de suas imagens, as consultas com as cartas ciganas podem ser um pouco mais claras. Suas leituras podem ajudar a:
- entender e se livrar de traumas do passado;
- encontrar caminhos para certas situações;
- resolver problemas amorosos;
- trabalhar no nosso autoconhecimento;
- ajudar em decisões importantes.
Além disso, a leitura do Baralho Cigano pode ser feita de diferentes maneiras, desde a leitura de uma carta só até a mesa real, que usa todas as cartas do baralho.
Mas se tratando de previsões, saiba que a cartomancia se alinha com as inclinações dos signos, dito isso aproveite para deixar o seu mapa astral em dia com nossos consultores em astrologia aqui no blog.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Baralho Cigano, que tal aprender como usá-lo?
Origem do Baralho Cigano: Como ler as cartas ciganas
Como vimos anteriormente você pode usar o Baralho Cigano de várias maneiras, porém, antes de aprender a usar as cartas, você precisa saber os significados de cada uma.
Sendo assim, se você for iniciante, ter um livro guia das cartas pode te ajudar muito a fazer sua interpretação. Da mesma forma, busque os baralhos mais clássicos, pois suas imagens são mais claras e eles possuem identificação em cada uma das cartas.
Então, com o guia em mãos você pode finalmente fazer a leitura das cartas. São várias formas diferentes de leitura, mas hoje veremos as mais comuns: De 1 e 3 cartas.
Independente da leitura que vai ser feita, primeiramente você precisa se conectar com o seu baralho. Vá para um lugar calmo, sem risco de interrupções e limpe sua mente, pense somente naquilo que você quer perguntar ao Tarot Cigano.
Então, vamos para a leitura.
O jogo de uma carta normalmente é feito para te dar um panorama sobre um curto período de tempo, como por exemplo saber sobre o seu dia ou a sua semana.
Assim, pense na sua questão enquanto embaralha as cartas, e depois tire uma delas e faça a sua interpretação.
Já no jogo de três cartas o processo é parecido e a leitura é mais abrangente, você tira três cartas, e as interpreta na ordem de retirada do baralho.
- a primeira representa o passado ligado à questão;
- a segunda representa o presente;
- a terceira te dá um panorama do futuro para que você possa se guiar.
Contudo, apesar de algumas semelhanças, a leitura do Baralho Cigano ainda é diferente da do Tarot. Portanto, vamos ver agora qual é a diferença entre o Tarot e o Baralho Cigano.
A diferença entre os baralhos
Apesar de ambos serem muito usados e terem uma formas parecidas, existem diferenças entre o Tarot de Marselha e o Baralho Cigano que são basicamente:
- Origem: Ambos são europeus, mas enquanto o Baralho Cigano ficou famoso na França de 1.800, o Tarot já estava sendo usado para previsões desde o Renascimento italiano, no século XV.
- Quantidade de cartas: O Tarot possui 78 cartas em sua totalidade, já o Baralho Cigano possui apenas 36.
- Imagens: As imagens do Tarot são um pouco mais complexas e suas interpretações estão mais ligadas ao lado espiritual. Enquanto isso, o Baralho Cigano possui imagens mais simples e ligadas à vida cotidiana.
- Interpretação: Por causa de suas conexões, o Baralho Cigano pode oferecer uma leitura mais clara e objetiva, já o Tarot oferece uma visão mais espiritualizada e geral da situação.
Apesar das diferenças, os dois oráculos são os mais procurados pelos consulentes. Assim também, algumas pessoas gostam de se consultar com os dois para tirar todas as suas dúvidas.
Sendo assim, aproveitando que estamos na cartomancia e já falamos sobre a origem do baralho cigano, que tal consultar também os arcanos? Fale com um profissional consultor em tarot, e veja na prática o que mais há a sua volta.
Esperamos que você esteja sempre bem e que o caminho das cartas revele a boa ventura!
Nos vemos na próxima até mais!