Quando começamos a ler as cartas ciganas a primeira coisa que queremos fazer é comprar o deck mais bonito, porém ele pode não ajudar muito se você não conhecer a simbologia do Baralho Cigano.
Logo, para te ajudar a fazer a melhor leitura possível, hoje vamos conhecer a simbologia do Baralho Cigano.
Nesse texto você verá:
- De onde veio o Baralho cigano: ele surgiu na Europa e ficou conhecido por causa da cartomante Madame Lenormand;
- Significado das cartas: Cada uma das 36 cartas tem seu significado único, porém elas também são divididas em 4 grupos, onde cada naipe representa um elemento da natureza e um tipo de carta: emoções, vida material, pensamentos e conquistas.
Simbologia do Baralho Cigano: Como funciona o Tarot Cigano
O Baralho Cigano surgiu na Europa por volta do ano 1.800, e ficou famoso nas mãos de Madame Lenormand, que ficou famosa por suas previsões extremamente assertivas, incluindo a da ascensão de Napoleão Bonaparte.
Depois disso, o uso do Baralho Cigano foi crescendo, até que ele se tornou um dos oráculos mais procurados da atualidade, juntamente com o Tarot de Marselha e as Runas.
Contudo, o que mais chamou a atenção em relação às cartas ciganas é que, diferente do Tarot, a simbologia das cartas está mais ligada aos acontecimentos cotidianos.
Com isso, apesar das leituras ainda estarem ligadas à intuição, as previsões desse oráculo são um pouco mais claras e objetivas. Mas não é para saber a história que você está aqui, então, vamos conhecer a simbologia do Baralho Cigano.
O Tarot Cigano e a divisão das cartas
O Baralho Cigano possui 36 cartas, e cada uma com o seu próprio significado. Porém, as pessoas também dividem as cartas ciganas em 4 grupos, que são referente aos naipes do baralho:
- Ouro;
- Espada;
- Copas;
- Paus.
Mas essa divisão influencia na leitura?
Sim, pois cada naipe representa um elemento da natureza, e com isso, carregam a essência de cada um deles.
Então, vamos conhecer o significado dos elementos e das cartas. Você também pode conhecer a influência que os elementos exercem na sua vida por meio do Mapa Astral. Nossos consultores podem te ajudar!
Simbologia do Baralho Cigano: Elemento água
Representando o elemento água nós temos o naipe de Copas. Assim como na astrologia, aqui o elemento água está relacionado com os sentimentos.
Ou seja, as cartas desse grupo normalmente estão relacionadas com as emoções. São elas:
- A Árvore: a carta da árvore pode representar tanto fartura, quanto a mudança e resistência (sair da zona de conforto).
- A Casa: a casa é a base familiar, sendo assim, na simbologia do Baralho Cigano essa carta está relacionada com a família.
- A Cegonha: símbolo daquela que traz os bebês em algumas lendas, essa carta representa a chegada de coisas novas, sejam elas, novidades ou oportunidades.
- A Estrela: a estrela representa a proteção e auxílio espiritual.
- A Lua: a lua é a energia feminina do universo e está ligada à intuição, então, preste atenção aos sinais que te rodeiam, principalmente os negativos.
- O Cachorro: o melhor amigo do homem, na simbologia do Baralho Cigano não poderia representar outra coisa. Essa carta está ligada à amizade, lealdade e pessoas queridas.
- O Cavaleiro: aqui temos um cavaleiro em sua montaria, representando o movimento e a ação.
- O Coração: com grandes chances de amenizar a negatividade, da mesma forma, o coração pode estar relacionado ao amor verdadeiro.
- O Homem: o homem ou, o cigano, representa a figura masculina do baralho, da mesma forma, está ligado ao amadurecimento e a atenção às próprias emoções.
E se acaso você está com dificuldade em lidar com seus sentimentos, o Baralho Cigano é uma ótima maneira de conseguir uma direção melhor para o autoconhecimento.
O Tarot Cigano e o naipe de ouro
Ligado ao elemento terra, ou à ‘Mãe Terra’, temos o naipe de Ouro. As cartas desse grupo tendem a se ligar com as coisas do mundo material, com a família e por consequência, com o lar e o dinheiro. São elas:
- A Chave: Na simbologia do Baralho Ciagno a chave representa abertura e fechamento de ciclos, e à atitude e perseverança.
- A Foice: a foice representa desapego.
- O Caixão: o caixão pode representar perdas ou grandes transformações. Da mesma maneira ele está ligado ao encerramento de ciclos.
- O Peixe:o peixe está ligado às conquistas materiais e à fartura.
- O Sol: o sol está ligado à vida e à energia masculina. Nas leituras das cartas ciganas ele também representa ação e recompensa.
- O Trevo: assim como na sabedoria popular, aqui o trevo está ligado à sorte. Porém, ele pode representar pequenos contratempos, mas nada difícil de lidar.
- Os Caminhos: os caminhos aqui representam as escolhas, suas ações para chegar ao destino que deseja.
- Os Livros: a carta dos livros representa o conhecimento, de qualquer forma que ele possa aparecer. Entretanto, pode ser um alerta para que você busque por ele.
- O Navio: o navio, ou o mar, representa mudanças gradativas e oportunidades.
- Os Pássaros: essa carta representa as coisas rápidas da vida, sejam pequenas alegrias ou tristeza. Além disso, ela pode ser interpretada como a carta da comunicação.
As cartas ciganas e o naipe de Espadas
Esse naipe representa o elemento Ar, e está ligado com os assuntos do intelecto, ou seja, com o pensamento, as idéias e a criatividade. Suas cartas são:
- A Âncora: na simbologia do Baralho Cigano essa carta representa estabilidade.
- A Criança: assim como uma criança, essa carta representa a pureza de espírito, alegria e alma verdadeira.
- A Mulher: a mulher, ou cigana, é a figura feminina do baralho e representa cautela, fofocas e intrigas, ou seja, cuidado com as falsas amizades.
- A Torre: essa é a carta da espiritualidade, da essência da alma.
- O Buquê: essa carta pode estar relacionada com a dependência ou com a autoafirmação (ame a si mesma primeiro).
- O Jardim: essa carta está ligada a multidões, ou seja, reuniões e festas.
- Os Lírios: essa carta está relacionada à alegria e à fragilidade.
Simbologia do Baralho Cigano: O naipe de Paus
Finalmente, temos o naipe de Paus, representando o elemento fogo. Esse grupo está relacionado às conquistas, à motivação, e às forças transformadoras do Universo. Suas cartas são:
- A Carta: essa carta está relacionada a papéis, podem ser convites, cartas ou contratos.
- A Cruz: essa é uma carta de vitória. Da mesma forma, a cruz está ligada ao renascimento e superações do passado.
- A Montanha: essa carta representa situações mais difíceis e grandes obstáculos.
- A Raposa: essa carta é um alerta para que você tenha cautela com as armadilhas. Fique atenta, e se for necessário, não há problema em recuar um pouco.
- A Serpente: assim como na sabedoria popular, a serpente representa traição e perigo. Contudo também pode te mostrar a sabedoria necessária para o momento.
- As Nuvens: as nuvens trazem a mensagem de turbulências e novos horizontes.
- O Anel: assim como a aliança, essa carta representa união e fé, contudo também pode estar ligada à sociedade.
- O Chicote: essa pode ser uma carta de alerta, cuidado com o excesso de autoritarismo, da mesma maneira ela mostra que a flexibilidade pode ser necessária.
- O Urso: essa carta pode mostrar garra e determinação, mas, da mesma forma pode mostrar a inveja e o orgulho, então fique alerta.
- Os Ratos: essa carta pode ser um sinal de roubo ou perda de dinheiro, então, tome decisões financeiras sábias.
Enfim, agora que você conhece a simbologia do Baralho Cigano, pode começar a praticar sua leitura. Lembrando que, a interpretação das cartas está ligada à intuição, então confie no seu coração. E se você tiver dificuldades nessa conexão, pode abrir os caminhos energéticos com um banho de ervas.
Até a próxima!