A bandeira LGBT é um dos símbolos mais conhecidos no mundo todo. Suas cores são cheias de vida e também de significado. Se você quer saber o que significam as cores da bandeira LGBT, está no lugar certo. Vamos falar sobre cada uma delas e também sobre o movimento em prol da diversidade sexual e igualdade de gênero.
História do movimento LGBT
O movimento LGBT tem ganhado cada vez mais destaque no mundo. As pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes da necessidade de reconhecer e aceitar a diversidade. A sigla representa as lésbicas, os gays, os bissexuais, os transexuais, transgêneros e travestis.
Recentemente, a sigla sofreu uma expansão, passando a comportar também os que se consideram como queer, assexuais e simpatizantes. A sigla mais utilizada por ativistas contemporâneos é LGBTQIA+. Outro grande símbolo desse movimento, além da sigla, é a bandeira LGBT, com suas várias cores.
Muitos se perguntam o que significam as cores da bandeira LGBT e qual a sua relação com a luta pela diversidade. A verdade é que cada uma das oito cores que já fizeram parte da bandeira possuem um simbolismo próprio. Vale a pena entender o significado de cada cor, pois elas representam uma cultura e os interesses dos membros da comunidade LGBT.
Criação da bandeira LGBT
A criação da bandeira é creditada ao artista plástico Gilbert Baker, que desenhou o modelo ainda utilizado no ano de 1997. Ele teve ajuda do ativista Cleve Jones. As cores estão divididas em listras horizontais, o que faz com que a bandeira seja muito parecida com o arco-íris. Inicialmente eram oito cores, das quais apenas seis permanecem em uso na bandeira.
O significado das cores da bandeira LGBT está muito relacionado aos interesses e ideais compartilhados pelas pessoas que compõem essa comunidade. Valores como liberdade e força estão presentes na bandeira. As seis cores atualmente utilizadas são: roxo azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Rosa e turquesa já fizeram parte do desenho, totalizando oito cores. Tais cores foram removidas por uma questão comercial, em razão dos custos para produção da bandeira em tecido. A versão atualmente utilizada é mais “comercial”, para contornar a disponibilidade de tecido.
Significado das cores da bandeira LGBT
Agora você deve estar se perguntando o que significam as cores da bandeira LGBT de forma específica. A verdade é que cada uma das cores pode ter mais de um significado. São, em sua maioria, valores e interesses comuns partilhados pelos membros da comunidade LGBT. Vejamos quais são eles!
Cores da bandeira LGBT atuais
Roxo – Significa o espírito, o desejo de vontade e a força;
Azul – Significa as artes e o amor pelo artístico;
Verde – Simboliza a natureza e o amor pela mesma;
Amarelo – Simboliza o sol, a luz e a claridade da vida;
Laranja – Simboliza a cura e o poder;
Vermelho – Significa o fogo, a vivacidade.
Cores da bandeira LGBT antigas
Rosa – Simboliza o sexo e o prazer carnal;
Turquesa – Simboliza a harmonia e a pacificação.
Como você pode ver, cada cor é dotada de grande simbolismo, fazendo referência aos ideias, princípios e interesses das pessoas abarcadas por essa comunidade. O significado das cores da bandeira LGBT mostra o quão importante esse símbolo é na luta pela diversidade e liberdade das pessoas para seguirem suas próprias convicções, opções sexuais e de gênero.
A bandeira LGBT se tornou um marco na luta contra o preconceito e o desrespeito, sendo utilizada em todo o mundo. Ela está sempre presente em representações culturais, eventos, campanhas publicitárias de grandes marcas. Dessa forma, consegue atrair visibilidade para a causa, que merece ser incentivada e apoiada por todos.
A força LGBT no mundo moderno
Apesar de estarem conquistando cada vez mais espaço, as pessoas que fazem parte da comunidade LGBT ainda sofrem na pele o preconceito e discriminação. Elementos como a bandeira e a própria sigla ajudam a conferir visibilidade ao movimento. A luta é pela liberdade e igualdade entre as pessoas, independente da orientação sexual.
Vale a pena ter em mente o que significam as cores da bandeira LGBT, para lembrar que essa causa é justa. O mundo moderno está cada vez mais plural, com espaço para o desenvolvimento de todas as formas de individualidade. Todos devem ser tratados com igual respeito e consideração.
Agora que você já sabe o que significam as cores da bandeira LGBT, confira também:
- Banquete de Platão e a sua teoria sobre o verdadeiro amor
- Poderosa oração dos namorados – Encontre o “felizes para sempre”!
- Rubi – Aprenda tudo sobre essa pedra do amor