Apesar do avanço experimentado no mundo atual com relação à sexualidade, a discriminação permanece muito forte. No Brasil, por exemplo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo já é reconhecido pelo judiciário. No entanto, aos olhos da sociedade, essa ainda é uma prática errada. Esse tipo de postura pode causar muito sofrimento àqueles que recebem olhares de julgamento e reprovação. Aprenda como superar a discriminação sexual para levar uma vida melhor.
O que é discriminação sexual
Antes de aprender como superar a discriminação sexual, é importante compreender o que vem a ser esse preconceito. No mundo como um todo, prevalece o conceito de que a única orientação sexual correta é a heterossexual. Ou seja, que homens devem gostar de mulheres e as mulheres devem gostar de homens.
Qualquer comportamento que destoe desse padrão heteronormativo tende a sofrer com a discriminação. Trata-se da negação de formas alternativas de orientação sexual. O preconceito é uma das manifestações dessa discriminação, que pode evoluir para a violência psicológica e até mesmo física.
Por isso é importante saber como superar a discriminação sexual. Existem algumas dicas que podem lhe ajudar a ter uma vida mais feliz, sem sofrer tanto os efeitos negativos do preconceito social. A mudança deve ser interna e externa.
No âmbito interno, é preciso rever alguns conceitos e incorporar algumas práticas. Externamente, é fundamental estar sempre em luta pela igualdade. Apenas assim é possível superar de vez a discriminação e construir um mundo mais justo e agradável para todas as pessoas, independente da orientação sexual.
Dicas de como combater a discriminação sexual
Uma dica de como superar a discriminação sexual é atuando de forma ativa na sociedade. Converse com as pessoas sobre a importância do respeito às diferenças. Busque explicar conceitos como homofobia, preconceito e intolerância, pois muitas pessoas nem sabem o que esses termos significam.
Valorize as pessoas que lhe respeitam – Mesmo o mundo estando repleto de pessoas preconceituosas, que não respeitam a comunidade LGBT, existem milhares de pessoas que não só aceitam, como lutam para defender a diversidade. Procure estar sempre rodeado por pessoas que partilhem dos mesmos pensamentos que você, pessoas que possam lhe compreender e lhe apoiar.
Lute pelos seus ideais – As pessoas com orientação sexual diversa da heterossexual acabam deixando de lutar pelas minorias. O preconceito é tanto que às vezes a luta parece sem sentido, mas é preciso persistir. As mudanças acontecem de forma gradativa e os resultados tendem a ser melhores quando mais pessoas se unem pela causa.
Permita-se amar – Se você quer saber como superar a discriminação sexual, o segredo pode estar no amor. Isso mesmo, no ato de se permitir amar outra pessoa, criando laços verdadeiros e profundos. Não importa a sua orientação sexual, existem pessoas que você pode conhecer, que vão lhe ajudar na caminhada. Pessoas que, assim como você, querem amar de verdade, sem medo.
Lute pelo fim da discriminação sexual – Para superar a discriminação sexual de uma vez por todas, é importante que você esteja sempre engajado na luta contra o preconceito, a homofobia e a intolerância de forma geral. Existem milhares de ativistas pelo mundo levantando bandeiras em defesa da vida, da liberdade, do amor, da individualidade. Eles usam da sua voz, de espaços online como blogs, jornais e similares para defender a liberdade individual.
A importância da luta contra a discriminação sexual
Ao lutar ao lado dessas pessoas você estará contribuindo para que a discriminação sexual deixe de ser uma realidade. Historicamente, os direitos e garantias das minorias só foram conquistados através da luta, dos protestos e das revoluções. A mudança de paradigma só vai acontecer se as pessoas se unirem em prol de um mundo mais igualitário.
Lembre-se de que todos somos autores do projeto de sociedade que desejamos para o futuro. A realidade será tão boa quanto a nossa força de vontade e engajamento no sentido de transformar a sociedade. Na sua própria família, procure estabelecer contatos reais, sinceros. O trabalho de conscientização e reeducação deve estar sempre presente.
Sabemos que as mudanças acontecem aos poucos e que o preconceito irá continuar existindo. Mas a cada passo dado em direção ao progresso, é preciso comemorar. As próximas gerações encontrarão um planeta muito mais aberto, plural e respeitador das diferenças, graças à luta das gerações anteriores.
Agora que você sabe como combater a discriminação sexual, confira também:
- Conheça o significado das cores da bandeira LGBT
- Veja como lidar com a homossexualidade na adolescência
- Saiba mais sobre os principais tipos de orientações sexuais