Existem vários tipos de orientação sexual, cada uma delas repleta de particularidades. Apesar da grande variedade, a maioria permanece desconhecida pela população em geral, que está muito presa ao heteronormativismo. Vale a pena conhecer melhor cada um desses tipos de orientação para respeitar e aceitar com mais naturalidade a opção das pessoas. Quer entender melhor sobre isso? Confira!
O debate é grande sobre o período da vida em que se constitui a orientação sexual de cada pessoa. Alguns afirmam que é na adolescência, entre os 12 e 16 anos, que os sentimentos e atrações interpessoais se tornam mais evidentes. Seria nessa fase da vida que a orientação sexual se constitui. No entanto, existem divergências sobre a questão.
Fato é que a maioria das pessoas do planeta se identificam como heterossexuais. No entanto, existem outros tipos de orientação sexual, muitas delas construídas também a partir de aspectos culturais e sociais. Existem pessoas que sentem interesse pelo mesmo sexo, outras por ambos os sexos e algumas não sentem interesse algum.
Cada um desses tipos de orientação sexual marca a personalidade e individualidade dos sujeitos, devendo ser respeitados. Afinal de contas, são manifestações da sexualidade, liberdade e senso de autodeterminação de cada um de nós, enquanto seres humanos. Além dos exemplos que serão abordados, existem outros, que merecem igual valor e consideração.
A heterossexualidade é a orientação sexual tida como a mais expressiva em termos de pessoas que a manifestam. A atração sexual e emocional se dá por pessoas do sexo oposto, ou seja, sexo feminino e o sexo masculino.
Na luta pelo reconhecimento dos demais tipos de orientação sexual, esse é um dos mais usados como referência de liberdade sentimental. Afinal, as pessoas que se consideram héteros, não passam por constrangimentos como vergonha e medo, apenas por mostrar o seu afeto.
Isso ocorre por conta da concepção de que a única forma correta de sexualidade é a heterossexual. E nesse novo século já sabemos que esse ponto de vista está errado e não encontra bases (e nem espaço) em um mundo cada vez mais plural e aberto às diferenças. Além da heterossexualidade, modelo mais conhecido no mundo, existem diversos outras formas de manifestação da sexualidade.
Homossexualidade – Caracteriza-se pela atração sexual e afetiva por pessoas do mesmo sexo. Homens e mulheres podem ser homossexuais. No linguajar comum, os homens homossexuais são chamados de gays, ao passo que as mulheres são chamadas de lésbicas. Esses termos, apesar de poderem ser utilizados de forma pejorativa, são aceitos pela comunidade LGBT.
Bissexualidade – A bissexualidade é um dos tipos de orientação sexual mais conhecidos. Pessoas que possuem essa orientação podem se sentir atraídas tanto por outras de mesmo sexo, quanto do sexo oposto. Normalmente, existe confusão entre a bissexualidade e a homossexualidade. A diferença fundamental é que bissexuais conseguem sentir atração, na mesma intensidade, por dois sexos.
Pansexualidade – Sendo uma orientação sexual bastante plural, a pansexualidade é caracterizada pelo interesse e atração sexual por pessoas, independentemente do seu sexo. Um pansexual pode se sentir atraído por homens, mulheres ou qualquer pessoa, independentemente de sua orientação.
A transexualidade é uma das identidades de gênero que mais causam dúvida entre as pessoas, pois, muitas vezes é confundida com orientação sexual. Sem falar que é um dos que mais sofrem com o preconceito e desrespeito no meio social. Uma pessoa transexual não se identifica com o seu gênero biológico (homem ou mulher), tendo uma noção psicológica diferenciada.
Em nada se confunde com a homossexualidade. Uma mulher homossexual não se sente como homem, mas sim como mulher, com interesse em outras mulheres. Quando a pessoa passa a se sentir, psicologicamente, como o sexo oposto, temos a transexualidade.
Como o desejo pela mudança no corpo é grande, muitas pessoas optam pela cirurgia de mudança de sexo, que pode ser feita tanto por pessoas que não se sentem identificação com o corpo biológico masculino ou com o corpo biológico feminino.
Um dos tipos de orientação sexual mais peculiares é a assexualidade. Pode ser descrita como a falta, por completo, de desejo sexual, por qualquer dos sexos. Não existe atração física ou sexual para os assexuais. É comum que essas pessoas passem pela vida sem manter laços afetivos, como namoro e casamento. Também não conservam relações sexuais, justamente pela falta de desejo.
Como você pode ver, existem vários tipos de orientação sexual, cada um deles com características próprias. No mundo moderno, a diversidade é sempre bem-vinda, devendo ser respeitada. Movimentos como o LGBT buscam promover a inclusão e aceitação desses variados grupos de pessoas no meio social.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de orientação sexual, confira também:
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…
Segurança, Conexão e Mudança: Um Mergulho em Nossas Verdades e Raízes Amado(a) Leitor(a) a semana…
Temos uma projeção promissora para Virgem em 2025. Você encontrará diversas oportunidades para crescer tanto…
O Portal Energético 11/11 é conhecido espiritualmente porque nos traz uma energia de transformação e…
O aniversário da Astrocentro de 12 anos está se aproximando, e não podemos deixar de…