As 7 Leis Herméticas são um conjunto de convicções atribuídas ao personagem místico Hermes Trismegistus, que originou a filosofia Hermética. O hermetismo remonta aos séculos I e II d.C. Dessa forma, pode ser considerado como um dos mais antigos sistemas de crença não-cristã que ainda é praticado hoje.
A base filosófica do Hermetismo foi preservada, mas muita coisa acabou sendo perdida com o tempo devido a dificuldade de passar esse conhecimento. Os preceitos herméticos até foram encontrados em coleções bizantinas de escritos e cartas, que formam o famoso Corpus Hermeticum.
Mas devido a sua complexidade, muita coisa ainda não foi completamente explicada, a não ser os princípios fundamentais dessa visão de mundo.
A sua longevidade se dá, além dos pequenos grupos de estudos espalhados pelo mundo, pela forma como lida com a interconectividade do universo com o homem e como isso impacta nossa vida.
As 7 Leis Herméticas e o Caibalion
O Caibalion é um livro que foi publicado por um misterioso indivíduo estudioso, William Walker Atkinson, que assinou com o pseudônimo de “Os Três Iniciados”. Caibalion se refere aos três planos de existência:
- Físico
- Mental
- Espiritual
De acordo com essa publicação, as 7 leis herméticas devem guiar nosso entendimento do universo. Cada capítulo do livro é dedicado a explicar e ilustrar um dos sete princípios.
Para olhos despreparados, pode parecer uma série de frases ilógicas e fantasiosas. Mas se prestar um pouquinho de atenção, consegue perceber a sua atemporalidade e aplicabilidade em nosso cotidiano.
Qual a ligação com a Lei da Atração?
Podemos dizer que o hermetismo tem uma abordagem holística, já que fala da existência física, mental e espiritual. Ou seja, nossos pensamentos (que estão no plano mental) podem impactar diretamente o mundo ao nosso redor (o plano físico) e o nosso espírito.
O nosso plano físico está intimamente ligado com o espiritual e com o universo como um todo. Quando você utiliza qualquer uma das leis herméticas, está tirando do plano físico e jogando para o mental e espiritual.
Sendo assim, ele reverbera pelo cosmos e volta em forma de vida plena e satisfatória. Portanto, é uma forma da Lei de Atração.
Agora, vamos conhecer as 7 leis do hermetismo?
1. O princípio do Mentalismo: o todo é mente; o universo é mental
O princípio do mentalismo afirma que o universo é semelhante a uma projeção mental. É como uma manifestação pensada para moldar sua realidade.
Para que qualquer coisa aconteça, ela precisa passar pelo estado mental, em forma pensamento. Através deste princípio, acredita-se que Deus é consciência, ou pensamento, e o universo é uma manifestação da mente de Deus.
Ou seja, podemos usar essa lei hermética para alterar o nosso destino.
2. O princípio da correspondência: como acima, assim abaixo; como abaixo, assim acima
Essa lei está intimamente relacionada com o primeiro princípio do mentalismo e afirma que o que mantemos em nossos pensamentos e mente se tornará nossa realidade. Explica os muitos planos de existência, incluindo os de frequências vibracionais mais baixas e mais altas e como eles estão conectados. Inclusive, você já deve ter notado que quando estamos em uma má fase, parece que tudo dá errado, não é mesmo?
É exatamente isso que o mentalismo e a correspondência chamam a atenção: tudo que está acima (mente e espírito) também está embaixo (físico). Por isso, quando estiver com pouca energia ou se sentindo triste, mentalize coisas boas para acelerar o seu processo de cura.
3. O princípio da vibração: nada descansa; tudo se move; tudo vibra
O princípio da vibração afirma que todas as coisas, sejam elas mentais, físicas ou espirituais, mantêm uma certa vibração. Já ouviu alguém dizer “estou mandando boas vibrações para você”?
É disso que se trata, sobre como canalizamos nossa energia física, psíquica e espiritual. Desejar o bem, ficar feliz pelo outro e sentir conforto quando alguém nos ajuda, é emanar vibrações altas.
E não se trata de algo mental ou espiritual, estamos falando também do nosso corpo. Nosso coração acelera, nossa pele arrepia e nós vibramos, literalmente.
4. O princípio da polaridade: tudo é dual; tudo tem pólos; tudo tem seu par de opostos; igual e diferente são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se encontram; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados
Esse parece complexo, mas não é. E se eu disser que amor e ódio são a mesma coisa, mas estão em pólos diferentes? Podemos dizer que o ódio é a ausência de amor e ambos são sentimentos.
Quer outro exemplo? Frio e calor. Ambos são temperaturas e o frio é a ausência de calor. A escuridão é a ausência de luz e por aí vai.
Tudo é a mesma coisa, mas em direções opostas. Sendo assim, enxergar a vida dessa forma faz com que você combata seus problemas utilizando eles mesmos como armas.
5. O princípio do ritmo: tudo flui, para fora e para dentro; tudo tem suas marés; todas as coisas sobem e descem; o balanço do pêndulo se manifesta em tudo; a medida do balanço para a direita é a medida do balanço para a esquerda; o ritmo compensa
Parece com o princípio da polaridade, mas não é. Ambos estão intimamente conectados e se complementam. O princípio do ritmo acredita que tudo tem um ciclo: respiração, menstruação, lunações, marés, estações do ano…
Tudo segue um ritmo harmônico até que algo externo interfira. Portanto, sabendo desse ciclo e desse ritmo, use isso ao seu favor. Não desperdice esse potencial tão grande.
Intimamente relacionado ao princípio da polaridade, o quinto princípio afirma que entre os pólos opostos existe um ritmo inerente. As marés se movem para dentro e para fora. Nós inspiramos e expiramos. Tudo está em movimento. A natureza tem suas estações e nós também. Compreender esse princípio nos permite reconhecer os ritmos naturais de nossa vida — e do universo — para que possamos realmente trabalhar com eles em vez de tê-los trabalhando contra nós.
6. O princípio de causa e efeito: toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; o acaso é apenas um nome para a lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, mas nada escapa à lei
Tudo está conectado através do princípio de causa e efeito, pois cada causa de uma coisa é apenas o efeito de outra coisa, voltando ao início. Não só ao início, mas o restabelecimento do ritmo.
Comece a perceber o que está à sua volta. São relações de causa ou efeito? Você é o produto de que? O que você fala e faz causa o que no outro?
7. O princípio do gênero: o gênero está em tudo; tudo tem seus princípios masculinos e femininos; o gênero se manifesta em todos os planos
Por fim, a 7ª lei hermética fala do gênero. Mas vamos pensar fora da caixa e não restringir ao feminino e ao masculino. Estamos falando em duas situações diferentes , mas que se completam.
É como o cérebro que tem dois lados, e cada um tem uma responsabilidade e habilidade diferente, que age em consonância com o outro.
Sim, as 7 leis herméticas são muito profundas e complexas. Por isso, se esse é um assunto que te interessa, recomendamos que leia O Caibalion. O livro é fininho, mas com um conteúdo gigante.
Aproveite para continuar lendo nosso Blog do Astrocentro. Um grande abraço e até a próxima! ✨