Quando falamos sobre os elementos da natureza, já pensamos nos quatro básicos: água, ar, terra e fogo. Porém temos também o éter, o elemento do universo.
Aliás, os 5 elementos da natureza têm sido discutidos e analisados não só cientificamente, mas podemos ver também grande parte deles na Astrologia.
Certamente, cada um desses elementos tem um significado e uma representação no nosso corpo e mente, e são eles que veremos hoje. E se você quer saber mais sobre a forma como eles influenciam a nossa vida, confira a seguir:
Os elementos da natureza
A discussão sobre os elementos da natureza já vem nos acompanhando desde a Grécia antiga. Alguns pensadores atribuíam os elementos a divindades, e não só aos fenômenos físicos que observavam, ou não, como no caso do éter.
Os elementos da natureza também podem ser associados a várias partes do ser humano, seja no seu corpo físico ou na sua personalidade (influência desses elementos no mapa astral).
Conheça agora quais são os 5 elementos da natureza.
Água – os elementos da natureza
A água é o elemento que representa nossas emoções, intuição e fluidez. O elemento da água é visto também como a vida, já que nossa formação física é iniciada em uma bolsa de água, e 70% do nosso corpo é constituído por ela.
Na natureza, a água pode ser encontrada nos rios, lagos, mares e cachoeiras. E no nosso corpo, a água está em nosso sangue, suor e lágrimas.
Portanto, água é também um elemento poderoso, pois vai se moldando de acordo com o recipiente em que está, e encontra diversos caminhos para contornar seus obstáculos.
Na astrologia a água é representada pelos signos Câncer, Escorpião e Peixes, e essas são suas principais características:
- criatividade;
- emoção;
- empatia;
- fluidez;
- intuição;
- paciência;
- proteção;
- purificação;
- sensibilidade;
- tranquilidade.
Quando temos esse elemento em excesso podemos ficar extremamente emotivos, sensíveis, e às vezes melancólicos. Já a falta desse elemento pode nos deixar menos empáticos, frios e até insensíveis.
Para alcançar o equilíbrio com esse elemento você pode fazer algumas atividades como, nadar, tomar banho de chuva, andar na beira de um lago, e por mais simples que pareça, beber mais líquidos.
Ar – os elementos da natureza
O ar é o elemento que representa o intelecto, o movimento e a liberdade. Dizem que o ar é o sopro da vida, já que sem ele não sobrevivemos por muito tempo.
Enquanto que na natureza, o elemento ar é encontrado no vento, na brisa e, é claro, no oxigênio que respiramos, afinal, o ar está em nossa respiração.
O ar é também um elemento de leveza, graça e da comunicação. Ele preenche o vazio, não importa qual seja o espaço.
Na astrologia, o elemento ar é representado pelos signos Gêmeos, Libra e Aquário, e as suas características são:
- concentração;
- criatividade;
- curiosidade;
- equilíbrio;
- idealismo;
- imprevisibilidade;
- inteligência;
- lógica;
- percepção;
- proatividade;
- versatilidade.
O excesso do elemento ar pode deixar a pessoa um tanto aérea, presa em sua mente e acaba não percebendo o mundo ao seu redor. Já a falta desse elemento pode deixar a pessoa analítica demais, acaba falando sem pensar nas consequências e não tem muita criatividade.
Para alcançar o equilíbrio com esse elemento da natureza você pode fazer exercícios respiratórios, cantar, dançar, ler e sentir a brisa, meditar. Nada mais calmante do que simplesmente fechar os seus olhos e meditar sentindo a brisa em seu rosto.
Ei, antes de continuar o que acha de saber quais são as influência no seu Mapa Astral? Aqui no Astrocentro você só precisa responder 3 informações e ele já te dá tudo o que você precisa saber. Compre já o seu mapa!
Terra – os elementos da natureza
O terceiro dos nossos elementos da natureza é a terra, que representa a fertilidade, a firmeza e a força. É da terra que tiramos o nosso alimento, e a partir dele a energia que precisamos para seguir nossos caminhos.
O elemento da terra abrange tudo aquilo que é palpável, as árvores, flores e o que nos dá estrutura e base para viver. Pois no nosso corpo a terra também está relacionada com a estrutura, está nos nossos ossos, tendões e músculos.
Contudo, terra é um elemento que também representa a proteção e a praticidade. Ela é a base de tudo aquilo que cresce. E ninguém melhor para exemplificar essas características do que a própria Mãe Terra.
Os signos que representam a terra na astrologia são Touro, Virgem e Capricórnio, e suas características são:
- calma;
- cura;
- empatia;
- estabilidade;
- persistência;
- praticidade;
- prestatividade;
- prosperidade;
- responsabilidade;
- segurança.
O excesso do elemento terra em nossas vidas pode nos deixar muito rígidos, teimosos e materialistas. Entretanto, a falta dele, pode nos deixar desestruturados, sem foco e instáveis.
Para conseguir alcançar o equilíbrio com a terra, você pode fazer caminhadas ao ar livre, andar descalço, fazer trabalhos manuais, plantar ou cozinhar.
Uma maneira de interpretar melhor essas nuances do mapa astral, é fazendo o curso de interpretando o seu mapeamento astrológico, e nós temos ele disponível para você.
Fogo – os elementos da natureza
O fogo nos elementos da natureza, é o que representa luz, energia e mudança. É com o fogo que vemos a transformação dos nossos alimentos, e se não controlado, é com ele que vemos destruição.
Na natureza o elemento fogo pode ser encontrado em fogueiras, vulcões, lava, e na nossa maior fonte de calor, o sol. No nosso corpo o fogo é representado no calor do nosso corpo, a eletricidade do nosso sistema nervoso e na energia gerada pelos nossos batimentos cardíacos.
O fogo também é um elemento que representa poder e evolução. Foi a partir da descoberta do fogo que o homem conseguiu evoluir cada vez mais.
Os signos do elemento fogo na astrologia são Áries, Leão e Sagitário, e suas características são:
- confiança;
- paixão;
- vitalidade;
- coragem;
- expansão
- dinamismo;
- objetividade;
- sinceridade;
- inovação;
- independência.
Quem tem excesso do elemento fogo pode se tornar agressivo, impulsivo e agitado. No caso da falta do elemento fogo, a pessoa pode ser desanimada, ter medo de arriscar e até falta de autoconfiança.
Para manter o equilíbrio com o fogo você pode fazer tarefas como cozinhar, passear em dias de sol, fazer atividades físicas, ou até acender uma vela de vez em quando.
Éter como um dos 5 elementos da natureza
E chegamos ao último, e menos conhecido elemento da natureza: O éter.
Éter não tem uma representação física, ele é o elemento oculto, o cosmos, a energia do universo. Dos elementos da natureza, éter é o que mais pode causar dúvidas para algumas pessoas. Já que ele não pode ser visto e muitos têm interpretações diferentes.
Esse elemento é a combinação dos quatro anteriores. Ele está presente em todos os seres vivos, e pode até ser visto como o elemento do espírito, e da energia.
Ele é também um elemento de transformação, de comunicação, consciência, espiritualidade e equilíbrio.
Para entrar em contato com esse elemento precisamos entender o significado do seu equilíbrio e trazê-lo para nós. É possível fazer isso com meditações, trabalhando nossa mente e a nossa percepção do mundo, entrando em contato com o Divino, e respeitando todos os outros elementos.
Como você sabe um pouco mais sobre quais são os elementos da natureza e sua relação com o cosmos, saiba que esta é apenas a ponta do iceberg.
Uma maneira de entender melhor os elementos da natureza, assim como todos os cosmos, é fazendo uma consulta esotérica. E nós temos vários especialistas prontos para te atender aqui no Astrocentro, com certeza esses profissionais irão te mostrar o caminho dos elementais e do Mapa Astral.
Até a próxima!