Lendas Infantis e seus misticismos: Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente e outros

1.691 Views

A infância é o momento onde estamos começando a aprender o que é real e o que é lúdico no mundo, a inocência faz parte da nossa vida como um todo.

Muitas brincadeiras, amigos e, é claro, muitas lendas infantis. Algumas delas você provavelmente já ouviu falar e com certeza acreditava quando era criança, mas sera que já parou para refletir sobre?

Essas lendas infantis foram muito presentes na infância dos adultos de hoje em dia. A partir delas que eram incentivados a fazer coisas ou ter determinados comportamentos.

Por exemplo, se comportar durante o ano para receber presente do papai noel durante o natal ou colocar o dente de leite embaixo do travesseiro para ganhar uma moeda da Fada do Dente.

Pensando nisso, viemos contar um pouquinho sobre o que é uma lenda infantil e falar das mais amadas. Veja:

Você sabe o que são lendas infantis?

Uma viagem para um um lugar mágico, onde existem fadas, sereias, castelos, poderes entre outras coisas místicas. Assim é composto o mundo das lendas infantis.

Lendas infantis são histórias escritas ou faladas que podem ter seus detalhes modificados ao longo do tempo pela cultura popular.

Ser criança é acreditar nessas lendas infantis, se encantar ou se assustar com todas essas histórias. Quando crescemos perdemos essa inocência.

Por isso, é importante deixar viva essas histórias presentes nas vidas das crianças e deixar a vida delas o mais encantada possível.

Lendas infantis e seus significados

Coelhinho da Páscoa

“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? um ovo, dois ovos, três ovos assim”

A lenda infantil foi criada na Alemanha, levada pelos imigrantes aos Estados Unidos e depois chegou ao Brasil. Enquanto simbolo de uma data religiosa, o coelhinho da pascoa possui significado no cristianismo e no paganismo.

Para a cultura pagã, o coelho representa fertilidade porque se reproduz em grande quantidade. Alem disso, o animal simboliza uma deusa germânica conhecida como Ostara.

A lenda de Ostara diz que a deusa quis transformar um pássaro em coelho. O animal não gostou da mudança e pediu para a deusa que retornasse a sua forma inicial. A deusa assim fez e de presente, ganhou ovos coloridos do pássaro. Os irmãos Grimm associam esse simbolo a essa lenda.

Ja para o cristianismo, a lenda conta que o menino Jesus tinha um ninho de passarinho ao lado de sua casa. Uma vez, o ninho de passarinho estava cheio de ovos e uma raposa roubou-os.

O menino, triste e com dó do passarinho, foi em busca da raposa. Saiu pedindo ajuda aos outros animais, até que um coelho vendo a situação decidiu ajudá-lo. a

Porém, quando chegaram até a raposa ela já tinha comido todos os ovos. Então, o coelho teve a ideia de sair pedindo um ovo de cada animal para levar para o passarinho e assim fez.

Jesus feliz e orgulhoso da sua atitude deixou o coelhinho encarregado de todas as páscoas. Sua tarefa era levar ovos para crianças. Dessa forma, nasceu a tradição de dizer que o responsável por nos trazer os ovos de páscoa é o coelhinho da páscoa.

Fada dos dentes

A lenda infantil da fada dos dentes veio para tranquilizar as crianças em um momento tão delicado para elas, que é a perda dos dentinhos.

Conta-se que quando o dente de uma criança cai, é preciso colocá-lo debaixo do travesseiro para que ela deixe uma moedinha ou um pequeno presente como recompensa para a criança.

As historias sobre a fada do dente surgiram na França, início do século XX. O folclore europeu ocidental diz que os dentes de leite não poderiam cair em mãos de bruxas. De acordo, eles poderiam ser amaldiçoado. Hoje em dia, sabemos que bruxas não necessariamente maldosas – muito pelo contrario.

Porem, outros pesquisadores acreditam que a lenda infantil esta relacionada ao conto francês O Bom Ratinho. Na historia, uma fada se transforma em rato para se esconder de um rei embaixo travesseiro. Tudo isso para ajudar a rainha a fugir da crueldade do rei. Assim, o rato morde o sei fazendo com que seus dentes caiam.

Papai noel

A história do papai noel é uma das mais clássicas de todas e, provavelmente, a mais famosa das lendas infantis.

Papai Noel é um velhinho simpático vestido de vermelho que diz a lenda que presenteia crianças que se comportaram durante todo o ano.

Na lenda infantil dizem que o papai noel entrava nas casa através da chaminé das casa para levar moedas para as famílias que precisavam de ajuda.

Ao longo dos anos, a história se popularizou. Hoje, as famílias deixam biscoitos e um copo de leite para o Papai Noel se alimentar antes de deixar os presentes no natal.

No natal, muitas crianças fazem cartas para ele pedindo seus respectivos presentes de natal e contando que se comportaram durante o ano.

A lenda infantil diz que o Papai Noel tem diversos duendes assistentes. Eles fabricam os presentes que vão ser entregas as crianças em um trenó puxado por 9 renas.

Bicho Papão

Lenda infantil do bicho papão diz que ele é um monstro de aparência feia e de olhos vermelhos.

Ele fica embaixo da cama ou dentro do armário do quarto de crianças que não se comportam. A lenda ainda diz que o bicho papão come as crianças teimosas e por isso seu nome é bicho papão.

Oráculos, Esoterismo e Lenda

Para os amantes do esoterismo esse pode ter sido o primeiro contato com um mundo mistico. Tanto para um quanto para outro, é necessário ter uma crença muito grande.

O Tarot, por exemplo, não é algo provado cientificamente. Estamos falando de uma ferramenta que pode ser usada na busca por autoconhecimento e/ou direcionamento na sua jornada de vida. Porem, para que as cartas funcionem dessa maneira em nossa vida precisamos entender como elas funcionam – assim como com qualquer outro oraculo.

O primeiro passo é entender que nenhum oraculo detém uma verdade absoluta. Eles nos ajudam a encontrar respostas diante das nossas questões pessoas. Porém, para que alguém se sinta confortável em realizar uma consulta esotérica é necessário acreditar nesses oráculos.

Como dito inicialmente, as lendas infantis podem ter sido a porta de entrada de alguns para o mundo mistico. O filme “A lenda dos guardiões” nele conta não só a história de Jack, mas também outras lendas infantis.

E aí, voce faz parte desse seleto grupo? qual dessas lendas infantis mais marcaram sua vida? Conta pra gente aqui nos comentários.

Lendas infantis são importantes para manter a essência das crianças vivas, por isso, sempre que puder conta uma lenda infantil pra alguma e deixe-a viajar na história.

Recent Posts

Dia Mundial da Umbanda: Celebração de Caridade e Espiritualidade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…

6 dias ago

Dia Mundial da Gentileza: Celebrando a Energia da Bondade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…

6 dias ago

Horóscopo Semanal Astrocentro 11/11 a 17/11, por Emylian Kali

Segurança, Conexão e Mudança: Um Mergulho em Nossas Verdades e Raízes Amado(a) Leitor(a) a semana…

6 dias ago

Previsão para Virgem em 2025, por Nina D´Oyá Igbalé

Temos uma projeção promissora para Virgem em 2025. Você encontrará diversas oportunidades para crescer tanto…

1 semana ago

Portal Energético 11/11: A força da transformação, por Sunna Taróloga

O Portal Energético 11/11 é conhecido espiritualmente porque nos traz uma energia de transformação e…

1 semana ago

Aniversário Astrocentro: 12 anos de história e o poder do número 12

O aniversário da Astrocentro de 12 anos está se aproximando, e não podemos deixar de…

2 semanas ago